Instalar o Ubuntu em um segundo SSD

Olá! recentemente comprei um segundo SSD, no primeiro SSD eu tenho o Windows 11 instalado, só que nesse segundo eu quero instalar o Ubuntu e gostaria de saber qual melhor procedimento a ser feito pra quando eu for ligar o PC, eu possa escolher qual sistema iniciar? tipo o Grub de inicialização? desde já agradeço.

1 curtida

Boas vindas ao fórum :wave:
Para instalar o Ubuntu (ou qualquer outra distro) no SSD secundário, basta selecionar tal disco e mandar instalar. O único problema que você talvez encontre é precisar desativar o secure boot quando for escolher o Ubuntu e, como foi instalado em um disco distinto, selecionar esse SSD em questão como o primeiro disco de boot na BIOS.

No caso eu tenho um pendrive bootável com o Ubuntu, então é só mudar a ordem de boot para instalar o Ubuntu no ssd? eu tenho que fazer algum particionamento durante a instalação? porque na parte da instalação, não aparece a opção de instalar ao lado Windows, mas em opções avançadas vejo os dois SSDs.

Você tem dois SSD’s, e quer instalar em um dos o Ubuntu, e no outro o Windows 11 já está instalado. Positivo?
Se for isso, basta selecionar durante a instalação o SSD que você quer instalar o Ubuntu e mandar instalar “Apagar disco e instalar o Ubuntu”. Não precisa complicar a vida :v

E o boot de inicialização, vai aparecer automaticamente então? Pra eu escolher qual sistema operacional iniciar quando ligar o sistema.

Não, não aparecerá pois são discos diferentes. Você precisará escolher o disco na Bios

Mas tem algum método pra aparecer as duas opções e eu escolher uma quando iniciar o sistema?

Instalando ao lado o Windows 11 seria o mais fácil… Mas de qualquer maneira, vai dar dor de cabeça devido ao secure boot. De verdade, não recomendo que reinvente a roda

Então qual melhor maneira pra eu poder escolher qual sistema usar quando iniciar o PC?

SIM amigo, comos dois SSDs ligados e vc fazendo a instalação do ubuntu no segundo SSD, na finalização da instalação, ao instalar o grub será detectado a instalação do windows ou qualquer outro sistema no seu primeiro SSD e o menu do grub será atualizado para mostrar a opção de iniciar o windows ou o Ubuntu.

Acabei de instalar, e funcionou perfeitamente! E sobre o horário no Windows, como resolver? Pra que a hora fique certa nos dois sistemas?

Segue a resolução:

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.