Oie,
Tudo bem gente?
Seguinte, trabalho em uma empresa, não na área da TI (mesmo já tendo estudado isso), e estamos pensando em migrar algumas máquinas pro Linux por conta do EOL do Windows. Algumas das nossas máquinas são compatíveis, a maioria não é. A questão maior é sei que terá resistência de alguns setores para se adaptar ao novo Workflow e não sei quais seriam as distros mais apropriadas, pensei em Kubuntu, Zorin e BigLinux. Poderiam opinar? sugerir algo?
Muito obrigada desde já
Dá uma conversada com a turma do TigerOS. @Daigo
Com o TigerOS, que é focado em empresas, vc tem diversas aulas ensinando o uso básico do sistema, no site oficial. Isso te alivia o incomodo de dar treinamento, visto que vc pode recomendar a equipe, que baixe e teste em casa, para ir conhecendo.
Inclusive começamos uma campanha, contagem regressiva para o dia 14/10, que inclusive será impulsionada.
https://www.instagram.com/p/DIaif08gjix/
Então, eu pesquisei e não encontrei nenhum de requisito minimo e recomendado. Saberia me dizer qual seria?
Boas…
Jovem, já passei exatamente por isso a alguns anos. Na época, migrei todos os desktops para o Ubuntu e os “servidores” da empresa usamos o Zentyal e o CentOS 7. É incrível a capacidade de problemas que isto gera, e não é com a infraestrutura, é com os usuários. Users querem sentar em frente ao PC e conseguirem usar sua planilha XLS ou XLSX ou um documento enviado de um fornecedor e tem que funcionar. Simplesmente eles não querem reaprender a usar o Libreoffice, e isso vai estourar no colo do “cara” que fez a migração de sistema. MS Office é o calcanhar de aquiles de qualquer migração. Solução? Play on Linux… E dá trabalho… Fato é que o sistema em si não tem problema, desde que o usuário ache seus arquivos, consiga descompactar, ler e editar PDFs, navegar na internet, ver videos do Youtube, Impressoras, scanners, etc… Agora se precisar de aplicativos específicos, tipo Autocad, Matlab, Photoshop, Outlook e outros… a briga será grande, e se mesmo assim vocês topar a parada, só proceda a migração depois de muitos testes e de validar que a solução que vocês irão propor será :
1° - funcional:
2° - atenderá as demandas dos usuários:
3° - que a mudança será escalonada, aos poucos, para que a produção da empresa não seja prejudicada;
Senão, amigo, com certeza o patrão ou os chefes da empresa vão entregar a sua cabeça em uma bandeja.
Não estou tentando te desencorajar, pelo contrário. Uso Linux desde 1990 e conheço bem como funcionam as coisas neste País de 3° mundo.
Seja esperto, mostre ao seu patrão responsabilidade, planeje, faça muitos testes, e só faça a migração quando vocês tiverem 110% de certeza que vai dar certo.
E use um sistema fácil, estável e conhecido: Linux Mint.
Um abraço e boa sorte jovem.
Servidor recomendo centos.
Para usuários o kde pode ser mais apropriado por causa da aparência, mas o gnome acho que terá maior fluidez
Quando servi no exército em 2022, trabalhei na Seção de TI da OM e precisamos migrar mais de metade dos computadores para o Linux por conta de alguns contratos e para resolver os problemas intermináveis que o Windows tinha com impressoras.
A distro que escolhemos e que houve mais adaptação com o pessoal foi o Linux Mint. Fizemos um guia para explicar como fazer coisas essenciais nele, por exemplo, como usar o LibreOffice, abrir e assinar PDFs, já deixamos o Chrome instalado em todos os PCs, e mais importante, instalamos o Wine para usar alguns aplicativos exclusivos do Windows.
Acredito que o Mint seja a melhor distro por conta da UI inspirada no Windows, a quantidade enorme de apps disponíveis já que é baseado no Ubuntu e a leveza do sistema, o que também ajuda caso os computadores da sua empresa sejam mais antigos ou fracos.
Oie,
Primeiro, uso pronomes femininos. Dito isso, muito bons seus pontos. Temos uma vantagem que já é usado libreoffice no windows dentro da empresa. As unicas maquinas que usam softwares especificos localmente (tirando a minha) são todas possiveis de se usar Windows 11. Entao, acredito que como o chefe nao quis gastar no MOffice no passado ajude agora.
Muito obrigada pela ajuda❤️
No site oficial tem isso, só clicar AQUI
Ahhhhh … I’m so sorry…
Perdão, cara colega.. Não me atentei aos detalhes e cometi um erro…
Minhas sinceras desculpas!!!
A adaptação do pessoal sempre vai ser um desafio. A questão é que grande parte coloca dificuldade onde não tem. Geralmente o MS Office é o empecilho, pra eles. Linux Mint é extremanente confortável e fácil de usar.
O mais importante de tudo: recomendo você cair de cabeça nos estudos de problemas que podem ocorrer. As pessoas irão te chamar com problemas, saber resolve-los vai fortalecer o costumo com o s.o.
Só um alerta, @Galadriel_Glorfindel: não existe apenas o LibreOffice, tem várias outras opções. Eu elimino ou pelo menos reduzo muita rejeição e problemas de compatibilidade, ao optar pelo OnlyOffice, além de sugerir a versão online do MS Office. No segundo caso, ainda consigo um bônus: jogo a culpa de qualquer problema na Microsoft.
Hehe. Sim, mas o padrão já o LibreOffice, acho que sou a única pessoa que é vocal contra ele, acho uma interface feia e cheia de coisa. Pelo que percebi as máquinas que precisariam de Linux só usam o pacote Office localmente, o resto é tudo em RDP ou Browser. O que vai facilitar bastante essa mudança.
Mas, queria que essa mentalidade de não existir só o LireOffice se espalhasse aqui na empresa
Acho essa a melhor abordagem. No fim do dia, o workflow comum de uma empresa comum é: um Browser, uma suite Office e o ERP(afins). Se o ERP é ou pode ser usado via RDP, problema resolvido!
No TigerOS, o OnlyOffice é o padrão.
Exatamente
Eu gosto do Libreoffice, já usei também o SoftMaker Officer que é excelente e foi, na minha opinião, o mais compatível com o MS Office. Já sofri muito com a falta de pacotes office quando comecei a usar Linux, o primeiro melhorzinho, que era um pouquinho melhor, era o Star Office. Acho que por conta disso não tenho muita frescura, principalmente no que diz respeito a interface.
Ótima iniciativa. Parabéns!
Atualização, estamos bem inclinados a usar o Zorin pela ferramenta de compatibilidade nativa do sistema com as extensões .exe. Porem, algumas questões nos deixam com insegurança de fazer isso, teria como fazer algo semelhante acontecer em outro sistema? com o mesmo nível de funcionalidade no caso, sugerir a versão nativa ou naturalmente rodar no wine.
Muito obrigada pela ajuda tambem, tem sido muito útil os comentários que trazem num geral
Falando em wine, a experiencia que eu tenho não é das melhores com o Mint. Nesta nova versão simplesmente nem consigo instalar. Já no Ubuntu sempre consegui utilizar muito bem, inclusive nas versões Standart Support. Quando fizemos o update do OS, optamos pelo Ubuntu pelo suporte amplo, muito software disponível e vasta documentação, que ajudou muito.