Instalar Linux Mint mantando dual boot com Windows

Meu sistema principal é windows (que uso só pra jogos as vezes), e como dual boot eu tenho deepin instalado, e quero excluir o disco rigido dele e por no lugar um linux mint, eu preciso ter o pendrive com a iso do windows pra reparo igual nas exclusões de dual boot, ou como vou manter o dual boot e só mudar o sistema eu não preciso disso, só preciso remover, criar o disco de novo, reiniciar, apertar f12 e dar procedimento na instalação do linux mint.

2 Curtidas

Basta instalar o Mint usando as partições que usa para o Deepin, no final da instalação ele vai atualizar o grub e identificar o Win.

2 Curtidas

nesse caso, faço igual quando reinstalei o deepin, abro e na hora de instalar seleciono um disco ja ocupado, ele formata sozinho e reconfigura?

1 Curtida

Isso mesmo, não muda o processo. O ideal é formatar mesmo, para não gerar arquivos duplicados, a não ser que queira manter a partição home, caso tenha.

2 Curtidas

muito obrigado pela ajuda imediata, vou tentar agora e jaja dou notícia.

2 Curtidas

to no linux mint pelo boot, qual das opções, da tela de tipo de instalação eu escolho?

1 Curtida

Devem aparecer as opções de: apagar o disco todo, instalar ao lado… você deve ir na personalizada, para que possa olhar as partições e selecionar onde está instalado o Deepin.

2 Curtidas

Para ter uma ideia maior, da uma olhada no vídeo abaixo:

2 Curtidas

quanto a memoria Swap, o deepin deve ter usado memoria ntfs, devo criar alguma swap?

1 Curtida

Essa partição NTFS /dev/sda6 provavelmente era para boot apenas, não era swap.
A criação é optativa, dependendo da quantidade de memória que seu micro tenha. Porem, mesmo tendo 16gb eu sempre deixo 2gb de swap e recomendo sim.

Caso queira usar hibernação é recomendável um pouco a mais da memória total, digamos que tenha 2gb de ram e queira hibernar, o ideal é que swap tenha 3gb.

2 Curtidas

Pelo que estou vendo no print que enviou, essa partição que você selecionou para colocar o Mint era provavelmente a swap, por ter 2gb.

Acredito que a partição que tenha que instalar é na sda5, com 41gb.

2 Curtidas

seria melhor eu dar boot no windows, ir no gerenciamento de disco, limpar o deepin e oq ele tiver extra e ai fazer uma partição vazia ntfs de uns 3gb ou mais, em seguida desligar, iniciar com f12 e prosseguir com a instalação igual a do video?

1 Curtida

Não é necessário, no seu caso as partições ja estão criadas, é até mais fácil.

Usa a sda7 como swap e a sda5 para “/” do Mint que vai.

1 Curtida

a sda7 não é do pendrive não? ela ta com nome do linux. achei esquisito ja que não não dei nome a nenhuma.

1 Curtida

Acredito que não, está mostrando que o sda é o seu HD de 1tb:

image

2 Curtidas

verdade, que estranho. ainda assim acho que tem algo errado, tem uma no mesmo tamanho que eu tava fazendo umas coisas, bom, criei uma de 3gb, to com medo de usar essa. essa de 3gb ta num tamanho bom? da pra fazer com ela ?

1 Curtida

ou seria recomendável uma maior.

1 Curtida

configuro só como swap ou marco algo diferente também?

1 Curtida

3gb está de bom tamanho sim. Marca só como swap mesmo, ele vai ativar quando mandar instalar.

2 Curtidas

Certo, vou prosseguir. E de novo, obrigado pela atenção, to aprendendo muito contigo.
Vo tentar instalar e jaja digo de novo como ta indo tudo.

2 Curtidas