Uso o Arch há 5 anos, mas para evitar esse BTW costumo frisar que minha primeira instalação foi pelo Revenge Installer (atual Zen Installer) – e só depois de me familiarizar com ele durante uns 2 anos, é que finalmente experimentei a “instalação BTW” (Bios-MBR). – Uns 4 meses depois de montar o PC atual, voltei a fazer uma “instalação BTW” (UEFI-GPT).
Esses 3 relatos (links acima) são meio confusos, porque procurei registrar minha experiência, inicialmente “zero”, o aprendizado gradativo, anotações em papel, tentativas de “importar” os comandos já prontos – e vários tropeços que cometi – mas talvez lhe dê uma ideia de como foi minha experiência de “usuário comum” ao longo daqueles anos.
Acho que foi exatamente isso que consegui. Só instalei as coisas que eu realmente queria – enquanto em outras distros, tenho muitas coisas que não uso, mas que vieram por padrão dos respectivos instaladores.
É a distro que menos me dá trabalho. Não consigo lembrar de nenhum problema ao longo desses 5 anos. – Carrego o Arch na noite de Domingo (após atualizar todas as minhas distros) e muitas vezes deixo ligado até o Domingo seguinte pela manhã (se não precisar verificar alguma coisa em outra distro). – Simplesmente, nem lembro que estou usando “o Arch”. Só “percebo” que estou usando “o PC”.
Mas isto é “meu caso particular” – pois não tenho jogos, nem placa de vídeo (nada de NVidia), CPU Intel em motherboard Asus, nada de Bluetooth, Wifi só o do provedor (modem), uso pouquíssimos pacotes do AUR, nenhum Flatpak, Snap etc. – Esse conjunto de parâmetros tem dado certo para mim desde 2009.
Os pacotes não-oficiais:
# pamac list --foreign
gimp-plugin-resynthesizer 2.0.3-2 128.2 kB
google-chrome 103.0.5060.53-1 280.4 MB
google-earth-pro 7.3.4.8642-2 247.7 MB
inxi 3.3.19.1-1 1.2 MB
kim4 0.9.8-2 95.5 kB
libglade 2.6.4-8 337.9 kB
libkipi 22.04.0-1 296.9 kB
libkipi-debug 22.04.0-1 4.8 MB
libpamac-aur 11.3.1-0 4.1 MB
pamac-aur 10.4.1-0 952.5 kB
pcurses 5-5 617.3 kB
pygtk 2.24.0-12 5.3 MB
python2-cairo 1.18.2-4 266.1 kB
python2-gimp 2.10.30-1 827.4 kB
python2-gobject2 2.28.7-7 1.9 MB
yay-git 11.2.0.r2.g0fdfe79-1 7.4 MB
Afora esses, tenho o corona-cli
, que instalei pelo npm
– acho que vem de algum Git da vida.
Se seu caso for diferente, convém ouvir o que outros colegas têm a dizer.
Atualizo aos Domingos – exceto quando preciso instalar alguma coisa nova, pois neste caso é fundamental atualizar tudo, antes. – Se o Youtube inventa algum novo obstáculo ao yt-dlp
, isso também pode ser motivo para eu fazer uma atualização no meio da semana.
Para mim, sim! – mas como disse, dentro do “meu caso particular”.