Instalar drivers de uma distro em outra?

Seguinte gente, estou tentando converter meu pai pro mundo linux, quero instalar em um computador aqui da sala pra ele ficar usando e testando, e se gostar, instalar em seu note pessoal. Este computador tem uma placa de rede integrada, e a distribuição Linux Lite a reconheceu perfeitamente! Porém eu particularmente não gostei muito e usa-la, então fui instalar o Mint XFCE, e simplesmente não reconhece a placa de rede. Ai pensei “Bom deve ser este chato do Linux Mint”, tentei Xubuntu e nada também… Alguém me helpa please ;-;

@Vnp

Antes de tudo, a gente precisa saber qual é o modelo da laca de rede. Placas broadcom são conhecidas por serem mal-suportadas pelo linux. No terminal, faça um lspci e envie aqui (Ou edite o headpost do tópico) o resultado.

1 curtida

Sugeriria iniciar o Linux Lite, fazer lspci -k e enviar a saída no terminal para internet (por exemplo, para um site como o termbin.com ou pastebin.com) e comparar com o lspci -k no Linux Mint, que vai dar os nomes exatos dos drivers. Daí é possível estudar se há equivalente no Linux Mint.

3 curtidas

pior q é dessa marca mesmo ;-;

A gente ainda precisa saber qualé o modelo do chipset pra te indicar o driver correto. Como sugerido pelo @Capezotte , faça um lspci -k e cole-o no termbin, pastebin, ou 0x0.st.
-Boa sorte.

1 curtida

pode deixar, to bootando um linux lite novamente, em 15 min tenho isso pronto

Não acho que precise ser com o lite, não. - Mas vai ser mais fácil, já que a gente vai saber qual driver vai ser carregado.

1 curtida

Antes de mais nada: saiba que tanto o Linux Mint quanto o Linux Lite são basicamente o *ubuntu LTS com algumas configurações diferentes, apesar do Linux Mint ter uma versão baseada no Debian que é a LMDE. Portanto, quando falo do *ubuntu, automaticamente falo das versões do Linux Mint que a maioria usa

Também tive problemas para que o *ubuntu reconhecesse o sinal WiFi, mas consegui instalar o driver através do celular. Como assim? Conectei meu celular ao computador via conexão USB e fiz a ancoragem da conexão com a internet. Assim que a conexão com a internet foi estabelecida, abri o gerenciador de drivers do *ubuntu (que também deve estar presente no Linux Lite e Linux Mint) e selecionei o driver para baixar.

Se o driver está disponível para Linux Lite, é quase certo que está disponível para *ubuntu, o problema é que no caso do *ubuntu, o driver está apenas nos repositórios, não vem por padrão na mídia de instalação.

O que você não gostou exatamente no Linux Lite? Pergunto isso porque ambas as distribuições – Linux Lite e Linux Mint – são baseadas na última versão LTS do *ubuntu. Eu estava achando que era por conta do ambiente gráfico, porque antigamente o Linux Lite vinha com o LXDE por default, mas fui conferir agora e ele já vem com Xfce.

Se o problema é a configuração do Xfce, não seria mais fácil você mesmo configurar esse ambiente gráfico para deixá-lo do seu jeito?

2 curtidas

Opa, @xnd1 !

por enquanto não tenho nada para falar além do que ja falaram.
Mas como o @rasolar disse, é esquisito drivers não funcionarem em distros da “mesma” base.
Mas por enquanto faça o que falaram, digite lspci -k e mostre a saida. recomendo o pastebin.

1 curtida

lspci:

lspci -k:

desculpe a demora, tive uns problemas pra bootar o pendrive.

@brejela
@Capezotte

1 curtida

Então, meu pai tem um certo entendimento de tecnologia, mais pra parte de hardware do que software, mas tem um entendimento. Eu disse isso a ele, q achei estranho pq eram distros q se baseiam no ubuntu, ou como você descreveu tem a “mesma” base.

1 curtida

Estou no ultimos dias com um problema com o computador do meu pai tambem, ele trabalha com informatica (windows) a mais de 10 anos e agora quer usar linux de me ver usando.
Mas o computador simplesmente roda gnome e plasma, so que ele quer xfce , mas xfce trava.

1 curtida

Obrigado pela resposta! Nem precisaria usar o celular, tenho outra antena Wi-Fi que o Mint reconheceu, mas uso pra outro pc. Posso usar ela para fazer o download dos drivers e depois remove-la.

2 curtidas

WTF huashsuahsuahsuahsau

1 curtida

Sim, são base ubuntu.
Eu ja ouvi falar de erros de driver quando muda a base inteira, ex: fedora/debian fedora/arch

1 curtida

Claramente o driver não está sendo carregado. É por isso que não está funcionando:

01:00.0 Network controller: Broadcom Inc. and subsidiaries BCM4311 802.11b/g WLAN (rev 01)
	Subsystem: Hewlett-Packard Company BCM4311 802.11b/g Wireless LAN Controller
	Kernel modules: ssb, wl
01:00.0 Network controller: Broadcom Inc. and subsidiaries BCM4311 802.11b/g WLAN (rev 01)
	Kernel driver in use: b43-pci-bridge
	Kernel modules: ssb

Como podemos ver, o Linux Mint não está carregando o kernel driver b43-pci-bridge.
SE o driver estiver instalado, mas não estiver sendo carregado na hora do boot, você pode fazer isso com modprobe b43-pci-bridge.
É claro: O nome do módulo pode ser outro (ou pode não estar instalado). Mas é bom que já sabemos o que está acontecendo. Você pode instalar esse pacote de várias formas.

3 curtidas
    -Linux Mint:
00:00.0 Host bridge: Intel Corporation 82945G/GZ/P/PL Memory Controller Hub (rev 02)
	Subsystem: Intel Corporation 82945G/GZ/P/PL Memory Controller Hub
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation 82945G/GZ Integrated Graphics Controller (rev 02)
	Subsystem: Intel Corporation 82945G/GZ Integrated Graphics Controller
	Kernel driver in use: i915
	Kernel modules: i915, intelfb
00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation NM10/ICH7 Family PCI Express Port 1 (rev 01)
	Kernel driver in use: pcieport
00:1c.1 PCI bridge: Intel Corporation NM10/ICH7 Family PCI Express Port 2 (rev 01)
	Kernel driver in use: pcieport
00:1d.0 USB controller: Intel Corporation NM10/ICH7 Family USB UHCI Controller #1 (rev 01)
	Subsystem: Intel Corporation NM10/ICH7 Family USB UHCI Controller
	Kernel driver in use: uhci_hcd
00:1d.1 USB controller: Intel Corporation NM10/ICH7 Family USB UHCI Controller #2 (rev 01)
00:1d.2 USB controller: Intel Corporation NM10/ICH7 Family USB UHCI Controller #3 (rev 01)
00:1d.3 USB controller: Intel Corporation NM10/ICH7 Family USB UHCI Controller #4 (rev 01)
00:1d.7 USB controller: Intel Corporation NM10/ICH7 Family USB2 EHCI Controller (rev 01)
	Subsystem: Intel Corporation NM10/ICH7 Family USB2 EHCI Controller
	Kernel driver in use: ehci-pci
00:1e.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801 PCI Bridge (rev e1)
00:1e.2 Multimedia audio controller: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) AC'97 Audio Controller (rev 01)
	Kernel driver in use: snd_intel8x0
	Kernel modules: snd_intel8x0
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation 82801GB/GR (ICH7 Family) LPC Interface Bridge (rev 01)
	Subsystem: Intel Corporation 82801GB/GR (ICH7 Family) LPC Interface Bridge
	Kernel driver in use: lpc_ich
	Kernel modules: intel_rng, lpc_ich, leds_ss4200
00:1f.1 IDE interface: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) IDE Controller (rev 01)
	Subsystem: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) IDE Controller
	Kernel driver in use: ata_piix
	Kernel modules: pata_acpi
00:1f.2 IDE interface: Intel Corporation NM10/ICH7 Family SATA Controller [IDE mode] (rev 01)
	Subsystem: Intel Corporation NM10/ICH7 Family SATA Controller [IDE mode]
	Kernel driver in use: ata_piix
	Kernel modules: pata_acpi
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation NM10/ICH7 Family SMBus Controller (rev 01)
	Subsystem: Intel Corporation NM10/ICH7 Family SMBus Controller
	Kernel driver in use: i801_smbus
	Kernel modules: i2c_i801
	Kernel modules: ssb, wl
02:00.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL810xE PCI Express Fast Ethernet controller (rev 01)
	Subsystem: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL810xE PCI Express Fast Ethernet controller
	Kernel driver in use: r8169
	Kernel modules: r8169

Isso me parece correto.
Faça o seguinte, Dê boot no sistema que não carrega a internet e digite no terminal:

rfkill unblock wifi
1 curtida

Não parece, não. O driver module não está sendo carregado. Leia minha resposta anterior (:

2 curtidas

Não prestei atenção.

1 curtida

O driver é o mesmo e funciona em todas as distros. A diferença é que enquanto o Linux Lite já traz o driver na sua mídia de instalação (a instalação é feita localmente, offline), o driver não vem na mídia de instalação do *ubuntu e Linux Mint, de forma que você terá que baixar os drivers dos repositórios no caso dessas duas últimas distros (instalação online, você necessitará de uma conexão com a internet para instalá-lo).

Sim, é chato você ter que baixar um driver que fornece conexão com a internet :clown_face:

Por que a diferença? Não sei. Questão de espaço? Questão de direitos de distribuição de software que distros grandes como *ubuntu e Linux Mint precisam se preocupar, mas que distros pequenas como Linux Lite não estão nem aí? Não sei.

2 curtidas