Instalar drivers de uma distro em outra?

eu dei patetada e não soube interpretar o colega, ou é o contrário?

Bingo. Acertou em cheio.
Existem três drivers distribuídos da Broadcom:

• Um aberto, mainline, da broadcom.
  • Um aberto, feito através de engenharia reversa, muito suor e lágrimas.
  • E um fechado, feito diretamente pela boadcom, com suporte a DKMS e todo o shebangabang. Mas, por conflito de licenças, esse não é distribuido originalmente em muitas (grande parte das) distribuições.
3 curtidas

Digitei isso no terminal, recebi: modprobe: FATAL: Module b43-pci-bridge not found in directory /lib/modules/5.4.0-88-generic

Você falou do xubuntu, qual versão?a lts? (não li tudo, todas as respostas)
O linux lite está com o 5.10, e os buntu-based 5.4, confirma galera dos buntu? (5.4 na lts)

1 curtida

Bom, basicamente o que precisa ser feito é a instalção de um módulo de driver para que o kernel consiga carregá-lo. Pedir à um usuário iniciante para que faça isso sem internet é um saco, mas eu acredito que, no pendrive do linux-lite, você pode encontrar o pacote de instalação e configuração. Aí é o outro saco: Encontrar o bendito.

Sim. É como eu imaginava: O módulo não está instalado, por isso não pode ser chamado. Agora é o trampo de instalar o vagabundo.

2 curtidas

no momento estou no mint, nem tenho mais o pendrive do xubuntu, mas sim era a lts

1 curtida

Então faça um xubuntu 21.04 e vê se da certo!

eu tenho internet amigo, estou o mint para escrever tudo isso, com uma antena de wi-fi de outro pc q funcionou nele.

AH!
Mas aí é fácil DEMAIS:

Aplicações > Drivers Adicionais > Procure o driver da sua placa de rede e inicie o processo de instalação. Não deve ser mais difícil que isso.

2 curtidas

eu já tinha feito isso, ele encontrou, apareceu inclusive a logo da broadcom, mas continuou sem funcionar. posso tentar novamente.

Verdade, teste o que o @brejela disse, se não crie um xubuntu 21.04 para a gente “vê” se dâ certo!

2 curtidas

Então faça o que eu e o @brejela sugerimos, veja se o driver está disponível no Gerenciador de Drivers.

2 curtidas

Bom. Aí eu já não sei. Esse é que é o problema dessas distros “facilitadas”, ele tenta configurar as coisas pra você. Aí fica difícil quando algo dá errado.

Envie, no pastebin, o resultado desses comandos depois de ter o driver instalado:
lsmod | grep bc
lspci -k

1 curtida

respondendo a pergunta:
os drives são módulos do kernel, então trocar o kernel tbm troca os drives
se quer instalar os drives de outra distro tem que instalar o kernel dela tbm.

2 curtidas

ele já n estava instalado? é só eu enviar a saída dos comandos, certo?

Então meu caro, tente mudar o kernel, teste o xubuntu 21.04…

Cuidado com essa asserção. Ela é um pouco simplificada demais.

Sim. Isso.

O kernel do xubuntu também não possui o driver da broadcom instalado, pela mesma razão que eu havia descrito antes:

1 curtida

não pode ser o mint 21.04? ;-;

Mão existe mint 21.04 :sweat_smile: eles usam outra forma de versionamento.

1 curtida