Instalar drivers atualizados da NVIDIA no Deepin

Primeiramente, olá a todos.

Gostaria de me desculpar pelo tipo de pergunta, afinal sou totalmente novo e leigo no universo Linux e nesse fórum também.

Eu tava vendo uns reviews do Deepin 15.10 e resolvi trocar o SO do meu pc (Windows 10) por ele, porém, tenho uma 1050 TI e costumo jogar alguns jogos pesados na Steam. Ouvi dizer que vou ter muitos problemas com instalação de driver, pois, o driver de vídeo que vem no repositório que ele utiliza é desatualizado.

Ainda não instalei o sistema, porém, gostaria que alguém me guiasse no processo de instalação dos drivers de vídeo, pois pelo que eu entendi, não basta eu simplesmente ir no site da nvidia e baixar os drivers mais recentes.

Abraços.

1 Curtida

Ola @bitpickle seja bem vindo. Então, realmente o Deepin não é aconselhável para jogos e o processo para atualizar o driver da Nvidia é um tanto "“chato e complexo” para quem é novato no mundo Linux, pois o Deepin é base Debian. Recomendo você ir para uma distro mais amigável nesse sentido, como o Mint 19.1 ou o próprio Ubuntu (podendo ser o 18.04 ou o 19.04, e ai vc escolhe qual flavour escolher).

3 Curtidas

Boa notícia para você, é super simples.

Segue link de vídeo mostrando:

5 Curtidas

Olá, concordo em partes com o @CanalOCaraDoTI2, pois realmente, pra quem usa o Deepin hoje em dia, fica em falta com um driver atualizado.
Para instalar o driver no Deepin é super fácil, basta seguir o vídeo que o @thespation recomendou, porém, ele está usando o driver do repositório oficial.

Acrescentando, compilei o driver 418.56 da NVidia e criei um repositório NÃO OFICIAL para a instalação do mesmo.
Só uma ressalva: Se você usa um driver NVidia HIBRIDO, é recomendável usar o Ubuntu ou derivada dele, ou o Fedora. Pois o Debian usa o esquema do módulo Bunblebee, que é ruim pakas e o Deepin é um derivado do Debian.

Vai um link que pode te ajudar, somando com o vídeo do @thespation:

3 Curtidas

@CanalOCaraDoTI2
Pois é cara, me falaram pra usar o ubuntu, só que eu realmente me atraí pelo design e pela facilidade de uso do Deepin. Vou tentar seguir o procedimento do caras aí e volto pra dar um retorno.

Caso não dê pra rodar liso os jogos que eu quero eu migro pro Ubunto, to querendo mesmo é fugir de Windows.

2 Curtidas

No mais agradeço aos 3 pelas dicas e pelo vídeo. Fica a pergunta pro @elppans : o mais atualizado que vai ter pro Deepin então vai ser o 418.56 né?

1 Curtida

Entao, no Deepin ta com a versao 390 no repositorios, e é uma versao q nao tem suporte total ao Vulkan e de quebra vai “dificultar” vc usar o Proton e o DXVK. Vc pode tentar usar o script do amigo ali acima, mas como ele pontuou, é NAO OFICIAL. Mas, se vc quer facilidade, recomendo o Ubuntu mesmo (tem tutoriais no blog do Diolinux e no meu, ensinando a como atualizar os driver para as versoes mais recentes).

1 Curtida

O Deepin quer manter os pacotes o mais estável possível, por isto ele usa como base o Debian Stable, sem usar o repositório backports do Debian Stable, pois este repositório é como um repositório de teste, mais ou menos isto. Por esta razão o driver de maior versão no Deepin é o 390.XX, como o amigo @CanalOCaraDoTI2 mencionou.

@CanalOCaraDoTI2, o que eu criei não é Script, é repositório mesmo que configurei dentro do meu github, é como usar um ppa do Ubuntu. Quando eu compilei o driver usando o repositório stable-backports do Debian, tentei configurar o repositório do Launchpad, mas ficou dando um erro, então a forma de contornar isso foi usar o github mesmo. Visita lá a página do Github que tu vai entender.

Como eu decidi usar como base apenas o repositório backports, NÃO VOU COMPILAR o driver de lá do SID ou o teste, somente a versão que chegar no backports, assim que eu visitar o site e ver que o driver está numa versão maior, em um fim de semana vou compilar e adicionar lá.

1 Curtida

Vocês acham que esse tutorial aqui pode resolver a questão dos jogos ou ele já tá meio desatualizado? Porque no tutorial fala pra instalar o Kernel 4.12 e o do Deepin 15.10 o kernel ta na versão 4.15.

Tutorial: TUTORIAL MEU DEEPIN GAMER - Livre Software

1 Curtida

Vou apontar alguns pontos de que não gostei deste tutorial:

1. O repositório estável do Deepin se chama lion, e o repositório que manda usar no tutorial é o panda, que é um repositório instável. Se você instalou o Deepin por ser estável, não deveria usar este repositório, pois os pacotes são para testes.
    Outro ponto é que hoje em dia não precisa especificar repositório BR pois o próprio Deepin detecta qual o repositório mais rápido automaticamente pra você e o utiliza.

2. No tutorial manda usar um repositório oficial instável do Debian. Neste repositório existe uma versão maior do NVidia Driver, mas como o próprio nome já diz: instável, ou seja, passível de erros.

3. Com a soma do ítem 1 e 2, principalmente o 2, você está mesclando sua Distro, ou seja, você instalou o Deepin mas está usando um Debian mesclado. Já que é assim, porque não fazer o Download já logo de uma vez do Debian? Se fizer download do Debian Stable, pode usar o repositório do backports para instalar seu driver de vídeo mais atual e testado. Se instalar o Debian Teste, não precisa e nem existe repositório backport pra ele, pois não é necessário.

4. Na instalação do Driver NVidia, ele ensina como instalar o Driver baixado do site da NVidia, sendo assim, já que vai usar o driver baixado de lá, pra que fazer os ítens 1 a 3? Sem contar que dá um traballho de instalar o Driver desta forma e quando atualizar a Distro, se atualizar o kernel, deverá reinstalar o driver novamente manualmente para que o novo Kernel suporte.

5. falando sobre o Kernel, alí acaba tendo que instalar o kernel do Debian, sendo assim, porque não fazer o que sugeri no ítem 3, já que a Distro vai praticamente ser um Debian mesmo?

Se a questão for somente por causa da interface, existe o Manjaro versão com Deepin DE e o Fedora também (Fedora tem o DDE mais bonito e leve).

Se quiser testar o Fedora com a interface do Deepin, vai neste link e faça Download. Só que ele está hospedado em um repositório chinês, então vai demorar um bocado pra fazer Download.

1 Curtida

Beleza! Vou testar tudo que vocês me passaram e em ultimo caso eu fico com o Ubunto 19.04 mesmo.

Quanto ao tutorial vou deixar quieto, vou inclusive testar esse Fedora aí que você passou o link.

Agradeço a todos pela ajuda sz.

1 Curtida

oi, eu uso deepin e consegui os drivers 4.30 com minha 1050
faz com ess tuto https://sempreupdate.com.br/como-instalar-driver-nvidia-ultima-versao/

e pra min tá de boa

3 Curtidas

Ta conseguindo rodar as parada deboa?

1 Curtida

de boa

2 Curtidas

Legal o tuto, só que este tutorial é pra quem usa Debian e o esquema que ele faz para instalação do Driver é exatamente o mesmo que o tutorial que o @bitpickle achou, ou seja, via instalador do site NVidia.
Outro ponto é que, pra quem usa Debian Stable, basta habilitar o repositório backports, pois ele já tem o NVidia 418, veja aqui
Habilitando este repositório no Debian, depois basta instalar fazendo o comando apt install nvidia-driver (como super usuário) e pronto.
O repositório que indiquei está compilado usando as próprias bibliotecas do Deepin, então dá pra instalar sem acabar instalando pacotes Debian e mesclando a Distro.

sim, eu usei esse tbm, mas resolvi usar o ultimo pra teste e ficou d boa mesmo

1 Curtida

Eu conseguindo rodar liso meus jogos e manter a experiência (Interface, Design, etc.) do Deepin tô tranquilo. Vou tentar isso ai do @renatoalves mas pelo que eu entendi vai ser mais viável eu utilizar o repositório não oficial do @elppans. De qualquer forma, testar não ofende kkkk.

1 Curtida

É bom fuçar pra aprender mesmo, afinal só aprendemos mesmo botando a mão na massa né? hehehe :smile:
Independente do esquema usado, vai funcionar de boas, então vai da concepção de cada um. O que acontece é que a maioria dos usuários finais hoje em dia não quer fazer muito esforço. Muitos tem até pânico em ver/ouvir a palavra Terminal do linux, então quanto mais facilitar melhor para a maioria.
Mas se não tem problemas com estas coisas e gosta de aprender, bora lá pois o universo é muito extenso e cada dia que passa podemos aprender mais coisas :wink: :+1:
Aprender nunca é ruim, o ruim é ficar estagnado.

1 Curtida

isso, o bom e ir fazendo, fuçando, vendo tuto pegar pratica
o conhecimento que se adquire no final é o que vale :+1:

2 Curtidas