INSTALAR DRIVERS AMD NO Sistema ubuntuu

BOM dia a todos!.Sou usuário iniciante do sistema Ubuntu, instalei recentemente e quero instalar meu Driver AMD para o processador ryzen 5 5500u , porém não consigo.No windwos era mais simples baixar e instalar , agora parece que tem que usar terminal… alguém me ajuda!

Segue

FUI no site para baixar aparecer apenas esses arquivos ,e não consigo extrair nada deles

1 curtida

Olha, normalmente o driver já vem instalado. Como o seu processador tem na verdade uma placa de vídeo integrada. Se você digitar no terminal inxi -G ele vai mostrar as informações da placa gráfica. Você gostaria de instalar o driver proprietário para desempenho ou só por instalar ?

1 curtida

Não é necessário trocar o driver padrão, pois ele já atende 99% dos casos de uso, como jogos por exemplo. O do site se faz necessário quando queremos obter o ROCm para executar aplicações de computação gráfica, como modelos de IA localmente.

1 curtida

Gostaria de acessar as configs da placa de video integrada onde regulo qualidade de tela de exibição e modo desempenho. E porque estou acostumado com windwos onde tem que instalar os drivers manualmente ( mais seguro).

Conseguir instalar o drivers,agora quero acessa-los

Então, se eu te contar que no linux o driver de vídeo não funciona assim. Ele não vai ter um gerenciador próprio da amd para mudar configurações de exibição e desempenho. Porque como o outro colega disse acima, no linux vai funcionar tudo da placa sem precisar de firulas a mais ( a minha é uma placa dedicada amd rx 570 então sei bem :sweat_smile: ). O único que vi até o momento é o gpumgr, mas no seu caso como você é novo no linux, recomendo não mexer pois vai usar terminal. O seu uso seria para jogos ou programa em específico ? E, no caso de tela, você quer mudar a resolução ou algo a mais ?

1 curtida

Já procurou AMDGPU ou algo parecido nos programas instalados?

Eu não uso AMD, então não sei se ele instala algo parecido ao Radeon.