INSTALAR DRIVERS AMD NO Sistema ubuntuu

BOM dia a todos!.Sou usuário iniciante do sistema Ubuntu, instalei recentemente e quero instalar meu Driver AMD para o processador ryzen 5 5500u , porém não consigo.No windwos era mais simples baixar e instalar , agora parece que tem que usar terminal… alguém me ajuda!

Segue

FUI no site para baixar aparecer apenas esses arquivos ,e não consigo extrair nada deles

1 curtida

Olha, normalmente o driver já vem instalado. Como o seu processador tem na verdade uma placa de vídeo integrada. Se você digitar no terminal inxi -G ele vai mostrar as informações da placa gráfica. Você gostaria de instalar o driver proprietário para desempenho ou só por instalar ?

1 curtida

Não é necessário trocar o driver padrão, pois ele já atende 99% dos casos de uso, como jogos por exemplo. O do site se faz necessário quando queremos obter o ROCm para executar aplicações de computação gráfica, como modelos de IA localmente.

1 curtida

Gostaria de acessar as configs da placa de video integrada onde regulo qualidade de tela de exibição e modo desempenho. E porque estou acostumado com windwos onde tem que instalar os drivers manualmente ( mais seguro).

Conseguir instalar o drivers,agora quero acessa-los

Então, se eu te contar que no linux o driver de vídeo não funciona assim. Ele não vai ter um gerenciador próprio da amd para mudar configurações de exibição e desempenho. Porque como o outro colega disse acima, no linux vai funcionar tudo da placa sem precisar de firulas a mais ( a minha é uma placa dedicada amd rx 570 então sei bem :sweat_smile: ). O único que vi até o momento é o gpumgr, mas no seu caso como você é novo no linux, recomendo não mexer pois vai usar terminal. O seu uso seria para jogos ou programa em específico ? E, no caso de tela, você quer mudar a resolução ou algo a mais ?

1 curtida

Já procurou AMDGPU ou algo parecido nos programas instalados?

Eu não uso AMD, então não sei se ele instala algo parecido ao Radeon.
Alguém que usa AMD pode responder isso melhor do que eu.

Não encontrei o software em programas instalados.

Olá!

Não encontrará.
Não há um cliente como o Adrenaline para Linux. A AMD não se propôs a fazer o port para o Linux ou nem criar uma versão básica para Linux.
Contudo os drivers para AMD são totalmente nativos entre Kernel e Mesa. Ao instalar o Ubuntu você já tem a APu 100% funcional. Instalar ROCM é somente para aplicações específicas como já descrito pelos colegas acima.
O controle de consumo de energia é automática para a GPU no caso quando no próprio sistema você altera o modo de ciclo de energia. Ou seja se colocar o sistema em modo economico a gpu integrada automaticamente segue a regra. Se alterar para performance, mesma coisa.
Agora, para usar controle avançados para alterar o padrão do hardware em si, ai tem que ser mais baixo nível como o corecontrol ou o lact. O que não é recomendado para quem está entrando agora nesse nível de otimização.
No mais para jogos e etc a performance virá mais pelo modo como lidar com as versões de pronton, wine, dxvk e etc. E apps nativos de Linux o próprio app oferece parâmetros de performance e otimização e quando não é porque no geral ele vem com um padrão de otimização do próprio desenvolvedor.

Numa perspectiva geral é importante saber que os equipamentos AMD e Intel tendem a trabalhar em harmonia com o Kernel e Mesa. Todos os aparatos de controle, painéis de configurações, drivers à parte e outros que normalmente existem no Windows são grandes facilitadores proprietários distribuídos pelos próprio fabricantes. E, tanto a AMD quanto a Intel, não fazem o mesmo para o Linux até esse momento para o usuário final de desktop Linux.

Agora os drivers e integração ao Kernel e Mesa para essas placas são por padrão o open source, e eles possuem tanta qualidade que a própria AMD resolveu adotar toda a pilha gráfica do Kernel e Mesa como elementos base mesmo quando vocẽ busca instalar o driver baixado pelo site dela. A diferença é que para o uso de gráfico mais profissional via rocm terão partes proprietárias que talvez nem encaixa em suas necessidades.

Isso é só um panorama, ok? Vale continuar pesquisando e entendo como é o modo de operação com sistema Linux.

2 curtidas

Tudo Certo então