Como Instalar drivers AMDGPU no Ubuntu (e sistemas baseados)

Estes drivers instalam componentes novos, permitindo executar certas aplicações, porém em certos casos causando problemas em outros programas e componentes do sistema.

Então minha recomendação é instalar se assim for necessário, geralmente é para uso de openCL.
Situações que são relevantes para mim:

  • Utilizar NanoMiner para minerar criptomoedas.
  • Rodar certos shaders no Minecraft

Situação que seria util, porém nunca funciona:

  • Utilizar openCL no blender para GPU

Problemas que pode ocorrer

  • Interface gráfica não inciar (Xorg não inicializa)
  • Jogos via wine pela Steam não abrirem
  • Glitchs variados (tive isso com a loja da Epic que roda no Lutris)

Dependendo o caso, pode ser interessante ter uma segunda instalação somente com os drivers da AMD

Manual Oficial da AMD

https://amdgpu-install.readthedocs.io/en/latest/

- O que instala cada dependencia?image

Onde baixar

1- Procure sua placa de vídeo no site da AMD

2- Baixe o arquivo compactado para sua versão do Ubuntu

Primeiros passos para Instalação

1- Primeira coisa é extrair os arquivos
image

2- Abra a pasta extraida e repare nesses 2 arquivos amdgpu-install e amdgpu-pro-install, eles são os principais.
O amdgpu-install é o executavel pelo terminal que permite você instalar da forma que quiser (prefiro trabalhar direto com ele), enquanto o amdgpu-pro-install é um atalho p/ amdgpu-install.

3- Abra no terminal
image

4- Rode o comando ./amdgpu-install --help para verificar os parametros de instalação

Instalação minima com openCL

  • ./amdgpu-install --headless --opencl=legacy,rocr
    Por muito tempo para utilizar somente os drivers necessários para openCL, assim isso não conflitava com nada no meu sistema, porém recentemente o servidor gráfico (Xorg) não inicia ao ligar o PC.

Instalação quase completa

  • ./amdgpu-install --opencl=legacy,rocr
    É o que eu estou utilizando, está funcionando muito bem.
    As vezes o sistema atualiza, o driver gera problema, então eu só vou no site da AMD, baixo a nova versão, desinstalo a antiga e instalo a nova.

Instalação completa

  • ./amdgpu-install --pro --opencl=legacy,rocr
    Costuma a pegar alguns componentes mais complexos, porém algumas coisas podem para de pegar (como jogos na Steam no meu caso) e costuma ter problemas com glitchs variados.

Exemplo de algo que só funciona com os drivers completos.
Shader SEUS Renewed no Minecraft sem os drivers completos fica assim



Assim é sem shader

Desinstalação

Após instalado, para remover os drivers é só rodar o comando amdgpu-uninstall, que nem mágica.

PC não liga e como desinstalar

  • Entre no modo de recuperação e desinstale com o comando amdgpu-uninstall

  • Ao ligar tente clicar ctrl + alt + F5 (no lugar do F5 pode tentar qualquer coisa de F1 até F12) para iniciar modo texto (as vezes tem que esperar um tempo e tentar novamente) > faça login digitando seu usuário, depois senha > rode o comando amdgpu-uninstall
    (Mais fotos e passos futuramente)

Este tutorial será aos poucos editado, organizado e melhorado com o tempo.



Testes com difentes parametros

Especificação

Zorin 16 atualizado (baseado no Ubuntu 20.04)

RX 580 8GB

Ryzen 3 3100 x8

X11

Linux jumpc 5.11.0-27-generic #29~20.04.1-Ubuntu SMP Wed Aug 11 15:58:17 UTC 2021 x86_64 x86_64 x86_64 GNU/Linux

Versão dos drivers testada amdgpu-pro-21.30-1290604-ubuntu-20.04

Ajustes

O instalador não tem suporte ao Zorin, porém como tem ao Ubuntu e Mint, deverá pegar igual pelo Zorin ser baseado no Ubuntu.

Então somente mudo na linha 145 de ubuntu|linuxmint|debian) para ubuntu|linuxmint|debian|zorin)

Recomendação

Instale os drivers minimos necessários para o que precisa, quanto maior a adição dessas bibliotecas, maiores são as chances do sistema gerar problemas

Testes

Instalarei os drivers, reiniciarei o PC e verificarei o seguinte

Testarei se:

  1. Minecraft Bedrock launcher abrirá
  2. Shaders SEUS Renewed do Minecraft Java 1.16.5 funcionará
  3. Epic pelo Lutris inicializa sem glitchs
  4. VRChat pela Steam iniciará
  5. Minerador nanominer iniciará
  6. O PC inicializará corretamente

Sem drivers amdgpu

Teste

  1. sim
  2. NÃO
  3. sim
  4. sim
  5. NÃO
  6. sim

Drivers Completos

./amdgpu-install --pro --opencl=legacy,rocr

teste

  1. NÃO
  2. sim
  3. NÃO
  4. sim
  5. sim
  6. sim

Drivers minimos

./amdgpu-install --headless --opencl=legacy,rocr

  1. sim
  2. NÃO
  3. sim
  4. sim
  5. sim
  6. sim

6 curtidas

Parece que temos um problema especifico para os alguns pacotes Flatpak, onde o OpenGL apresenta incompatibilidade se utilizarmos parametro --pro.

Isso provavelmente se deve ao pacote flatpak org.freedesktop.Platform.GL.default puxar bibliotecas diferentes das que foram carregadas pelo kernel

Para Nvidia você teria pacotes como org.freedesktop.Platform.GL32.nvidia-470-63-01 que resolveriam o problema, podendo pesquisar os pacotes com comando flatpak remote-ls flathub --system | grep nvidia (que nem no link abaixo ensina). Porém para AMD não existe algo se pesquisarmos com flatpak remote-ls flathub --system | grep amd.

Achei no Reddit que fala um pouco sobre.


https://www.reddit.com/r/SolusProject/comments/5u73rk/flatpak_083_allows_the_use_of_outoftree_opengl/

Estou pensando em ir atrás de um solução no boot onde eu possa escolher:

  • iniciar com drivers proprietarios minimos
  • iniciar com drivers proprietarios completo

Isso seria mantendo toda a instalação da mesma forma, seria que nem escolher o kernel para iniciar. Maneiras de como fazer isso são bem vindas.

1 curtida