Instalando o Pano no Gnome 46 e 47

Estava querendo fazer um tutorial de como instalar o Pano no Gnome 46 e 47, até que vi esse post aqui:

E como eu também já queria instalar o Pano, decidi fazer esse tópico.

Passo 1: Dependências do Pano

Primeiramente você tem que instalar dois pacotes para essa extensão funcionar: libgda e gsound. Para instalar essas dependências em cada família de Distro:

• Fedora
sudo dnf install libgda libgda-sqlite
  • Arch Linux
sudo pacman -S libgda6
  • Ubuntu/Debian
sudo apt install gir1.2-gda-5.0 gir1.2-gsound-1.0
  • openSUSE
sudo zypper install libgda-6_0-sqlite typelib-1_0-Gda-6_0 typelib-1_0-GSound-1_0

Com essas dependências instaladas, vamos para o segundo passo.

Passo 2: Baixando o Pano

Se você for no site do Gnome Extensions, verá que a extensão é incompatível.

Mas, tem duas soluções pra isso. E as duas envolvem instalar manualmente essa extensão. E nas duas soluções, vamos ter que ir no Github da extensão para baixar ela.

Solução 1: Versão estável da extensão (v22, funciona no Gnome 46)

O Pano tem uma versão estável que foi lançada em Novembro de 2023 (ou seja, suporta o Gnome 45). Para fazer essa extensão funcionar temos que modificar um arquivo para que o Gnome 46/47 possa suportar essa extensão.

"shell-version": [
    "45"
  • Para isso:
 "shell-version": [
    "45", "46", "47"
  • Salve o arquivo e feche o editor. Agora precisamos mover essa extensão para o lugar onde elas são instaladas. Nesse caso, pegue aquela pasta inteira que foi resultado da descompactação da extensão, e copie ela…

• e cole em ~/.local/share/gnome-shell/extensions

• Encerre a sessão e entre novamente no seu usuário, e voilá! Pano instalado.

Ao menos pelo que testei com essa extensão, ela funciona relativamente bem no Gnome 46. Mas no Gnome 47 ela dá erro.

Solução 2: Versão em desenvolvimento da extensão (v23)

E nesse caso, temos uma solução: A versão v23 dessa extensão que está em Alpha. E é compatível com o Gnome 45, 46 e 47. Nesse caso, a instalação é mais simples.

• No Github, baixe a versão mais recente da extensão, que nesse momento em que estou escrevendo esse post é a v23-alpha3. Independentemente da versão que seja a mais recente, você acessa a página da versão e lá embaixo em “Assets”, baixe o arquivo [email protected], assim como fizemos na versão v22.

• Depois de baixar a extensão, mova o arquivo zipado para ~/.local/share/gnome-shell/extensions

• … e dê dois cliques para descompactar o arquivo.

• Com isso, encerre a sessão e entre novamente para a extensão aparecer no Extensions.

• Voilà! A extensão está funcionando!

TL;DR

Em resumo, é melhor usar a segunda solução, que envolve o uso da versão v23 que ainda está em desenvolvimento. Ao menos ela é mais simples de instalar e funciona (ao menos no Gnome 47, que estou usando nesse momento).

2 curtidas

Excelente tutorial! Top!
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

1 curtida

Obrigado ^^

Eu já queria fazer esse Tutorial há um tempinho, mas como vi que alguém estava com dúvida, decidi fazer.

1 curtida

Mais oq q e pano?

O Pano é uma extensão para o Gnome que gerencia sua área de transferência.

1 curtida