Instalando Linux em um notebook antigo Sony Vaio

Boa tarde pessoal, será que alguém pode me ajudar?

Estou tentando instalar Linux (distro Manjaro Plasma) em um notebook com 10 ou 12 anos, um Sony Vaio VGN-FE45G, processador Core 2 Duo T5600 de 1.83Ghz e 2Gb de memória (não aceita mais que isso).
Para dar uma melhorada, coloquei um HD SSD de 480Gb e, hoje, está com Windows 7 rodando bem.

Não existe mais site de suporte da Sony.
A BIOS dele não tem opção EFI ou Secure Boot… nada!! É simples até demais!
Vc escolhe que o boot é por pendrive e pronto!

Acontece que, o pendrive é reconhecido mas o boot não acionado com o pendrive quando está formatado com a instalação do Linux. Já tentei várias distros, inclusive, com 32 bits. Nada funciona!

O curioso é que se eu gero um pendrive com a instalação do Windows 7, o boot entra na opção.

Já pensei em reinstalar a BIOS mas como o site de suporte da Sony Vaio não existe, não tenho onde buscar o arquivo.
Estou utilizando o Rufus para gerar o pendrive de instalação das distros.

Alguma dica?

Tenta usar o Etcher 90% das vezes funciona

Infelizmente não deu certo.

Eu encontrei a bios dessa série em um fórum de modificações de bios, mas, não preciso nem te dizer que isso é perigoso:

Problema que não tem opção para atualizar a BIOS. A própria BIOS não tem.
A Sony Vaio não tem um arquivo de FLASH BIOS pra atualizacao.
Eles usam a Phoenix NoteBIOS v4.0 Release 6.1

Será que precisaria criar um pendrive bootável com DOS e colocar o arquivo executável da Phoenix com o Firmware do link que vc passou acima?

Talvez seja necessário sim já a Sony Vaio usava essas soluções proprietárias personalizadas. Uma pergunta: em seu modelo existe essa tecla de assistência que é mencionada em vários vídeos e que diz dar acesso a ordem de boot? No lugar da bios, o que tem como equivalente para a comunicação entre hardware e software?

Não tem o botão de Assistencia.
A ordem do boot é feita diretamente na BIOS usando F2 para acessar.
Mas a BIOS é beeem simples. Não tem opcao EFI, UEFI ou Legacy.

O que tem na tela? Se puder postar uma imagem para termos uma noção. Eu li aqui nas pesquisas que alguns modelos tem um componente que é próprio da Sony que precisa ser desabilitado. Tens o manual ainda? Outra coisa que pode atrapalhar é o modo de recuperação nativo dessa linha pelo que pude apurar.

Acessa o vídeo pelo link.
https://we.tl/t-dN9jbe3Wtj

1 curtida

Não tenho mais o manual. Minha esposa trouxe da Austrália há uns 12 anos. Eu coloquei um SSD pra instalar o Windows pro meu filho, deu certo!
Porem, sou programador, to na onda do Linux e queria começar a iniciar meu filho no Linux tbém.

1 curtida

Bom, tentando ajudar… como ele é antigo e na BIOS não tem opção EFI/Secure Boot, imagina-se que ele seja formatado em MBR. A primeira coisa a se tentar é formatar o pendrive com a ISO em FAT32 e em MBR e não GPT (há essas opções no Rufus). E na BIOS, coloca o pendrive no topo da lista de boot… aí veja se carrega o live-USB. Ah, sim, uma sugestão: não comece pelo Manjaro e sim por um Debian-based, como Mint ou Ubuntu… e com uma interface gráfica mais leve, por conta da antiguidade da placa de vídeo onboard e da pouca memória RAM. Sugiro Xubuntu, Lubuntu ou Linux Mint XFCE…
Agora, se tiver que mexer na BIOS, como os colegas aí falaram, não tenho como ajudar, está além do meu conhecimento…

2 curtidas

Por isso todas as menções que achei do modelo ou foram da Austrália ou da Ásia…

De fato a bios é bem simples, deu para notar que é de um tipo muito específico (que eu nunca lidei) chamada Phoenix, pesquisando aqui achei algumas coisas:

https://www.hardware.com.br/comunidade/bios-reconhece/1369140/

Pelo que li ainda, em alguns casos através de ferramenta de atualização da própria Sony, a bios era atualizada e adquiria mais funções.

Seriam o VAIO Recovery Utility e VAIO Update 3.0

1 curtida

Infelizmente não tem referência pro meu modelo. VGN-FE45G

@TiagoCardoso eu testei em outro notebook Vaio, ainda mais antigo que eu tbém trouxe na época, um VGN-C15GP que ainda tem o Windows XP. A BIOS tbém é Phoenix 4.0 Release 6.1

E o mesmo pendrive, com Linux, deu boot por ele!!!

Ou seja, o problema do VGN-FE45G é mesmo a BIOS !! Se pelo menos eu tivesse a BIOS original e uma forma de re-instalar, acho q daria certo.

O legal é que, mesmo sendo antigos, esses 2 notebooks tem placa de vídeo dedicada NVidia.

1 curtida

Legal um Sony com placa de vídeo dedicada é qualidade garantida. Deixe-me te perguntar, esse modelo que não está dando boot, tem drive óptico funcional ainda?

Sim. Os 2 modelos ainda possuem cd-rom.

1 curtida

CD ou DVD?

Ops… corrigindo! São DVD-ROMs

Aí a opção é queimar um DVD com a ISO e ver se dá boot por ele… lembra que ainda tem que alterar a ordem do boot pela BIOS

2 curtidas

Se o problema for de bios travada não vai resolver, mas, existe a chance mínima (mas real) que o boot funcione pelo DVD. Queime um DVD de 32 bits e dê boot (não se esqueça de mudar a ordem de prioridade de boot antes). Depois dê o feedback aqui.

1 curtida