Instalando Linux em um notebook antigo Sony Vaio

Pelo DVD-ROM deu certo! A BIOS deve estar com problemas!

Quero uma distro Linux pra me adaptar mais facilmente pois venho do Windows.
Gostei muuuito do Linux Mint Cinnamon, uso na minha máquina de trabalho.

Pergunto: Nessa máquina com Core 2 Duo 1.83Ghz, 2Gb memória, HD 480Gb SSD e NVIDIA GeForce Go 7600 (256Mb), qual distro recomendam?

Queria usar/experimentar a Manjaro com o Plasma.
O que vcs acham?

1 curtida

Olha que eu quase não mencione o DVD, mas, como mídia óptica já “me salvou a vida várias vezes” resolvi sugerir.
Uma distro boa de 32 (amigável) é Linux Mint.

Manjaro também é excelente.

Sobre o Plasma ele é provavelmente o D.E. mais completo e customizável só se atente para os pré-requisitos.

1 curtida

Mas meu processador é 64 bits, mesmo assim recomenda instalar uma distro 32 ?

Não, é que como você colocou 2GB pensei que era x86. Instale 64 mesmo é melhor.

2 curtidas

Foi o que disse, com essa pouca RAM, KDE e Cinnamon vão dar umas travadas… tenta LXQT (Lubuntu) ou XFCE (Xubuntu e Mint XFCE - até tem Manjaro XFCE, mas começar pelo Manjaro é complicado, tem bem mais documentação das distros baseadas em Debian que as derivadas do Arch. Primeiro usar apt-get pra depois aprender a usar o pacman…). Ah, sim, tem que ser em 32 bits, o @TiagoCardoso lembrou bem… no caso, Mint 19.3 ainda tem em 32 bits - Download Linux Mint 21.1 - Linux Mint - acredito que até o MATE vai dar uns probleminhas, mesmo com placa gráfica dedicada;
A outra opção são as flavors do Ubuntu
Download « Xubuntu
Get Lubuntu – lubuntu
As ISO 32 sempre terminam com -i386.iso
As de 64 com -amd64.iso
Aqui as flavors mais recentes do Ubuntu (o 20.04) - Ubuntu flavours | Ubuntu

2 curtidas

Muito obrigado pessoal. @TiagoCardoso, @Rodrigo_Chile, @Natanael.755

2 curtidas

Dando tudo certo, marca o post como resolvido lá pra galera ver! :wink:

2 curtidas

Testa algumas distros amigáveis para ver qual se encaixa melhor no seu hardware e perfil.

2 curtidas

Ah, sim: posta aqui um print do sistema instalado e lá no tópico de mostre seu linux - (Apresente o seu desktop e mostre o quanto o Linux é bonito - #3749 by swatquest)

2 curtidas

Acho que pra começar, o Mint é super de boa… mas eu gostei muito quando migrei pro Ubuntu… acho que se ele começar pelo Mint, vai se acostumar e dps pode explorar outras distros (mas cuidado pra não virar um SDA! Hehehehehe)

1 curtida

Eu também acho o Mint uma boa opção para o caso dele.

1 curtida

Na minha máquina de trabalho, antes de me decidir, testei várias distros e, realmente, a Mint foi a que mais me agradou (fiquei com ela), mas como tenho espaço queria conhecer melhor o Manjaro Plasma, foi indicado por um amigo.
Tenho um SSD de 480Gb com dual boot (Win 10 e Mint Cinnamon), tbém queria colocar o Manjaro Plasma. Meu HOME fica em outro HD, até iria compartilhar a pasta.

Enfim… nesse note mais modesto, do meu filho, vou tentar o Mint XFCE 32bits conforme indicado por vcs. Acho q vai ficar bacana!

Vou ver se consigo deixar com a cara mais ou menos do Mac, meu moleque adora aquele menu (rs).

2 curtidas

Dei uma fuçada aqui, não achei como deixar o XFCE com a cara do MacOS, mas tenta aí, tem pacotes de ícones e temas que devem te ajudar…

Se precisar de ajuda pra instalar temas e ícones, dá uma busca no fórum e, caso não ache, abra um novo tópico!

1 curtida

Tem esses casos aqui:

https://sempreupdate.com.br/macbuntu-esta-disponivel-para-ubuntu-18-04-e-linux-mint-19/
https://www.edivaldobrito.com.br/tema-macos-sierra-no-linux/

2 curtidas