Instalador do Ubuntu congelando no Nitro 5

Oi gente, tudo bem?
Bem, começando pelo começo ksks Tenho um Notebook Nitro 5 e já tinha feito a instalação do Arch, Manjaro 17 e Ubuntu 18.04 nele, só que sem o Dual Boot.
E foi tudo tranquilo, depois de um tempo precisei voltar para o Windows 10, mas hoje bateu saudade do Linux, então resolvi fazer um Dual Boot. E agora com o Ubuntu 19, Manjaro 18, eles congelam na instalação…
Já tentei com drivers nonfree e free no Manjaro, safe graphics com o Ubuntu, mas nada…
Só não tentei o Arch pois não estou com paciência… Se alguém tiver uma possível solução, agradeço muito!

Nitro 5?! Com AMD Ryzen 7 e NVIDIA Geforce 1660 TI?! Igual ao meu novo super computador. Sortudo!

Mas queimaste o ISO do Ubuntu com Etcher no pen drive? Porque Etcher mudou de MSDOS para GPT. Utilizar a Live USB com MSDOS causa lentidão no computador mais novo.

Mas chega a iniciar o Live CD ou Live USB? Ou simplesmente trava antes de chegar no desktop?

1 Curtida

Inicia de boa.
Vamos la:
No modo normal do Ubuntu, aquele try ubuntu e tals.
Ele trava depois de 5 segundos que inicia o ubuntu.
Já no safe graphics, nonfree e free, ele inicia, consigo fazer todos os passos da istalação, mas quando vai redmencionar as partições, ele trava completamente o instalador.
Mas continua funcionando o SO no live. Consegui abrir e pesquisar coisas no Firefox, só o instalador que trava.

Nop, men… Queria ter pego esse, mas o meu é com Intel Graphics 630, NVIDIA 1050ti.

Sim, queimei com o Etcher, foi tudo normal, como disse ai em cima, é só na hora de particionar.
Bem na barra de progresso, tipo “Redimensionando partições…”

Parece que o instalador está instável. O instalador das versões 16.04 e 18.04 também estão assim?

Faz uns 3 meses que testei, mas a instalação da 18.04 foi normal.
Talvez amanhã eu tente instalar a 18.04 e faça a atualização para a 19.

Plano inteligente, @Tur1st4!

1 Curtida

Eu tenho o Nitro 5 também, esse notebook é absurdamente chato de instalar linux nele! primeiro vamos lá:

• Baixe a ISO do Ubuntu normalmente (ou outra distro)
  • Baixe Rufus (portable ou não) https://rufus.ie/
  • Inicie o Rufus, selecione o pendrive e a ISO baixada e altere o formato de partição pra GPT e clique em “start” ou “iniciar” (não mexa em nada além do citado)
  • Reinicie na BIOS (desliga ele, aperta e segura F2 e o botão de ligar)
  • Creio que você precisará colocar senha na BIOS pra fazer alguns procedimentos*
  • Vá nas opções avançadas e desative o TPM (Trusted Platform Module)
  • Vá em boot e desative o “Security Boot” (UEFI pode permanecer)
  • Salva e reinicia e novamente aperta F2 na inicialização pra abrir novamente a BIOS
  • Altere a ordem de boot com F5 e F6, seu pendrive tem que fica lá no topo
  • Salva e reinicia e deixa ele iniciar o pendrive

Algumas observações:

• Touchpad parou de funcionar? BIOS > Touchpad > basic
  • Instalações tem que ser feita com “nouveau.modeset=0” no grub (só pesquisar no google tem várias formas de adicionar o parametro no grub, a mais famosa é apertar a tecla “e” e procurar o começo escrito “linux-” no final dessa linha adicione o escrito entre parentese)
  • Caso você for instalar o Ubuntu 19.04 (que já tem com Nvidia Prime instalado) é só selecionar “install ubuntu (safe graphics)” que ele para de congelar

Basicamente a “congelada” que ele da nas distros é referente ao conflito entre Intel HD e GeForce GTX que ele possui, o driver “noveau” não identifica corretamente qual placa vai ser utilizada.

3 Curtidas

O problema desses modelos híbridos é a forma com que o boot gerenciado as duas placas aparentemente, tente este tutorial: https://www.diolinux.com.br/2018/11/veja-como-instalar-o-ubuntu-e-o-mint-em.html

Versões mais recentes pretendem ajustar esse detalhe, mas tente isso.

Abraços!

1 Curtida

Provavelmente irá funcionar, esqueci do parâmetro nouveau.modset=0…
Achei que funcionasse só depois da instalação, já tive que usar ele, quando o gerenciador de login não subiu depois da instalação do Arch e o Ubuntu.

Realmente @Dio, peguei essa dica no seu canal na minha primeira instalação no meu Notebook.
Só mosquei nessas partes…
Mas agora já foi, instalei o Pop_OS, zerando tudo claro :v e foi normal.

Talvez daqui um tempo pense na possibilidade de um DualBoot…

2 Curtidas