Instalação IRPF 2020

Olá um salve a todos. Sou novo aqui no fórum. Preciso de ajuda estou tendo dificuldade para instalar o programa IRPF2020.

Eu uso o ubuntu 20 LTS,

Já baixei o arquivo de instalação do site da receita federal (LINUX (BIN 64 BITS)) e tentei os procedimentos abaixo para instalação

o nome do arquivo que baixei é: IRPF2020Linux-x86_64v1.7.bin

cd /home/nome-de-seu-usuario
chmod +x IRPF2020Linux-x86_64v1.7.bin

./IRPF2020Linux-x86_64v1.7.bin

Aí aparece uma janela informando que será instalado o IRPF2020 e clicar no botão sim para continuar

E aí aparece nova janela com a informação:

Para a utilização do programa IRPF2020 é recomendada a instalação da versão 1.8 da Maquina Virtual Java (JVM) que não foi encontrada no seu computador.
Você será direcionado para o site www.java.com para efetuar o download da versão mais recente da JVM.
Versão mínima 1.8.0
Aí clico no botão OK e nada acontece.

obs
acredito que o java já está instalado.
Já fiz tantos procedimentos e nada resolve!!

1 curtida

Para saber se o JAVA está instalado vai no terminal e digita java -version e aí tem que aparecer a tela a seguir…

Se não estiver instalado siga os procedimentos do link a seguir

1 curtida
1 curtida

Olá MWeber
Já digitei o comando java -version, e exibiu a seguinte informação.

openjdk version “11.0.7” 2020-04-14
OpenJDK Runtime Environment (build 11.0.7+10-post-Ubuntu-3ubuntu1)
OpenJDK 64-Bit Server VM (build 11.0.7+10-post-Ubuntu-3ubuntu1, mixed mode, sharing)

Olá flv1
Já havia feito o passo-a-passo que vc indicou e o resultado foi o que postei pela primeira vez. De qualquer forma obrigado por sua resposta.

Eu não tinha feito o procedimentocom o arquivo “jar”.
Então, baixei o arquivo “jar” através do link que está la no artigo.

também já criei o arquivo “desktop”, e salvei na área de trabalho, como ensina no artigo.

Para executar o programa crie uma arquivo desktop

irpf2020.desktop

E adicione

[Desktop Entry]
Name=IRPF 2020
Exec=sh -c "java -jar /home/seu usuário/ProgramasRFB/IRPF2020/irpf.jar"
Comment=IRPF 2020   
Terminal=false
Icon=/home/seu usuário/ProgramasRFB/IRPF2020/RFB.png
Type=Application
Hidden=false
NoDisplay=false

Agora não sei como fazer a instalação. Eu comecei a usar o linux agora. Tem como vc me ensinar o passo a passo?

1 curtida

No link dos procedimentos q eu envie tem o procedimento para remoção completa do OpenJDK, ele precisa ser removi antes da instalação da JVM da Oracle.

sudo apt remove --purge openjdk*
sudo apt autoremove

Feito isso, se seguir os procedimentos do tutorial não vai precisar executar nenhum outro procedimento manual como edição de arquivos e etc.

veja o video desse post:

1 curtida

no peimeiro comando tem que digitar o * no final???

sudo apt remove --purge openjdk*

eu coloquei com asteristico e deu esse resultado:

udo apt remove --purge openjdk*
[sudo] senha para roberto:
Lendo listas de pacotes… Pronto
Construindo árvore de dependências
Lendo informação de estado… Pronto
E: Impossível encontrar o pacote openjdk*

Então tenta seguir o restante do tutorial do link, pq teoricamente o jdk não foi encontrado no seu sistema.
Eu estava sem o IRPF instalado no meu SO (POP_OS), e quando fui instalar notei q estava sem o java, segui os passos exatos q estão no link q eu enviei, e tudo funcionou normal.

Depois de instalar o java é só rodar o arquivo novamente como você já fez (./IRPF2020Linux-x86_64v1.7.bin) que instalação segue de boa.

olá MWeber, obrigado por sua ajuda e paciência. Mas, ainda não consegui. Já tentei de tudo. Já li diversos diversos post e apliquei as recomendações e ainda assim não consegui.

desculpe, sou novato tambem, mas consegui instalar o IRPF, depois de muita luda no Kubuntu 20.04.Baixei o multiplataforma no site da receita, instalei o Java. Após isso, extrai o arquivo do imposto, coloquei o arquivo Irpf.jar como executável cliquei duas vezes nele e funcionou. Quem sabe funcione no seu. Estou tentando aprender, por isto tentei outras formas que não funcionaram, esta pra mim funcionou.

1 curtida