Então galera eu queria saber se tem como “instalar programas em escopo” e como fazer isso?
Porque tudo que eu instalo seja via pacman, pamac, yay ou um tar.gz manual da net me pede permissão de administrador que eu acredito que seja porque esse programa deve ser instalado globalmente e compartilhado entre qualquer usuario que exista no os.
Porem na maioria das vezes eu só quero instalar no meu usuario e pronto, eu não quero nem ter que precisa usar um sudo, até porque se precisa de administrador pra instalar qualquer coisa eu acho que até perde um pouco do sentido, voce vai baixa um bloco de notas e precisa usar sudo? E nisso eu acredito que o programa poderia até realizar outras coisas no seu pc ja que no momento ele esta com privilégios.
Estranho o .tar.gz
pedir permissões de administrador, geralmente esses pacotes são “portáteis” (só extrair numa pasta e rodar o programa dentro).
Enfim, as duas principais formas de fazer o que você busca são AppImages (deixando o arquivo num lugar facilmente acessível, ou usando serviços tipo o AppImageLauncher para criar os atalhos no menu e etc. automaticamente) ou usando flatpak --user
no terminal.
Se o programa for um binariozinho/script de terminal, é bem prático instalá-lo em uma pasta pessoal.
Isso realmente é um problema em .tar.gz
aleatórios da internet que pedem root; sabe-se lá o que o sudo ./install.sh
deles, que geralmente é enorme, faz.
Agora, durante a instalação de um feito pacote para distribuição, o problema é menor: o que tem privilégios são os scripts que o pacote instrui o sistema a rodar depois da instalação, e não o programa em si.
Com o pacman
eu não me preocuparia com isso. São pacotes feitos pelo time de distribuição, e se for pra desconfiar dos pacotes que eles fazem, pra que usar a distribuição?
Sabendo o básico de shell script e compilação de pacotes, dá para analisar os PKGBUILDs que o Pamac e o yay baixam e ver se tem algo suspeito. Geralmente são pequenos e previsíveis.
2 curtidas
valeu!, acabei falando meio errado ali eu ja imaginava que quem teria o sudo seria só o pacman ou pamac eu tava na hora pensando em tar.gz´s com sudo.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.