Instalação do Microsoft Office e fontes do Windows no Linux

@almijr, a pasta .wine só é criada quando o Wine é usado pela primeira vez. A instalação do Wine em si não é o suficiente para criar essa pasta.

Para usar o Wine pela primeira vez, há duas maneiras fáceis.

1 - Tente acessar a janela de configurações do Wine pelo comando winecfg no terminal. Pode demorar um pouquinho para que essa janela apareça, não sei por que isso acontece.

2 - Ou execute qualquer executável do Windows que estiver de fácil acesso.

1 curtida

Sei que o assunto aqui é o MS Office, mas será que isso também se aplica a programas da Adobe? Alguém sabe dizer se seguindo esse método também consigo instalar o Photoshop, por exemplo? Quais versões funcionam melhor via Wine?

@almijr, alguma versão do Photoshop em específico? Talvez esta página do link abaixo lhe seja útil.

https://appdb.winehq.org/objectManager.php?sClass=application&iId=17
Procure prestar atenção às dicas que eles dão nos comentários, mesmo para os que estão marcados como “Garbage”, pode haver solução como este aqui que inclusive tem um comentário em português

De qualquer forma, creio que o Microsoft Office tenha essa presepada porque, por ele ser um produto da própria Microsoft, tenha uma relação mais profunda com o sistema operacional Windows, o que acaba gerando alguma incompatibilidade com o prefixo 64 bit do Wine, mesmo este suportando programas 32 bit.

2 curtidas

Cara, sensacional o tutorial!

Mas assim, será que poderia explicar como instalar só o Microsoft OneNote usando o instalador oficial que eles disponibilizam? É totalmente gratuito e não precisa pagar pela suíte office. Eu sempre recebi um erro em alguma parte da instalação.

Falo desse aqui: Download OneNote

Otimo tutorial, mas é tanto erro que acontece as vezes do nada que me dá uma preguiça kkk. Criei uma maquina virtual com win10 e uso office e as ferramenta adobe.

Vou disponibilizar aqui como ele está no office 365.

Eu estou tentando instalar o MS Office 2013 e quando rodo o comando do tutorial recebo esse erro:

$ wine32 wine setup.exe
0009:err:module:__wine_process_init failed to load L"Z:\home\almijr\Downloads\Office 2013 32 bits pt-BR\setup.exe", error c0000020

Sabe o que pode ser?

É normal aparecer essas mensagenzinhas de erro pra qualquer coisa, o problema é o instalador não funcionar. A única coisa que posso lhe sugerir é verificar pra ver se com certeza o prefixo que você criou é 32bit.

Se, ainda assim, o arquivo não está executando, tente tirar esses espaços da pasta Office 2013 32 bits pt-BR, ou seja, renomeie Office 2013 32 bits pt-BR para Office201332bitspt-BR ou qualquer outro nome que não apresente espaços em branco ou caracteres especiais.

Não posso fazer o teste com o Office 365, mas farei o teste com o Office 2013. Já favoritei essa postagem sua para usar como referência depois. Como eu havia dito, refarei o teste deste tópico.

1 curtida

Como faço para o meu prefixo wine se comportar como o Windows XP?

Sobre o erro anterior, consegui resolver. Parece que era o instalador mesmo, tentei outro e instalou.

Edit: Já encontrei, amigo. Estava na minha cara o tempo todo hahaha Desculpe. Consegui rodar o Toolkit normalmente, mas ao ir na aba de ativação do MS Office a tela não carrega e aparece uma mensagem dizendo “Estamos com alguns problemas temporários no servidor”. Vou continuar tentando, mas parece ser a parte que não vou conseguir ultrapassar.

Abra a janela de Configuração do Wine com o comando winecfg pelo terminal. Ele costuma demorar um bocadinho pra abrir, pelo menos é assim no meu computador…

Vá para a aba Aplicativos (na verdade a janela já abre nessa aba, mas é bom dizer onde é), embaixo tem a versão do Windows para você escolher.

1 curtida

Segundos antes de você responder eu vim aqui dizer que havia encontrado kkkk Estava na minha cara o tempo todo hahaha Desculpe. Consegui rodar o Toolkit normalmente, mas ao ir na aba de ativação do MS Office a tela não carrega e aparece uma mensagem dizendo “Estamos com alguns problemas temporários no servidor”. Vou continuar tentando, mas parece ser a parte que não vou conseguir ultrapassar.

Também tive problemas com isso e não acertei resolver. :pensive:

A princípio achei que esse era um problema com as novas versões 4.x e 5.x do Wine, mas numa nova instalação do *ubuntu 18.04 com o Wine que vem nos repositórios oficiais da distribuição, a versão 3.0, tive o mesmo problema, o que é muito estranho, pois eu havia conseguido rodar o Microsoft Toolkit sem problemas nesse mesmo sistema operacional com essa mesma versão do Wine.

Como eu já terminei a universidade e não preciso mais lidar (pelo menos por enquanto… rsrsrs) com documentos do Microsoft Office, eu não me liguei mais nisso. Mas, de qualquer forma, quando quero testar algo, instalo o Microsoft Office 2013 numa instalação 32 bit do Windows 7 numa máquina virtual. 32 bit porque é para consumir menos recursos do meu computador, que já não é essas coisas.

Procurando por aí encontrei esse tutorial no Ask Ubuntu em que o cara recomenda instalar um pacote chamado Wine Gecko, que segundo ele é o que permite que seja acessado conteúdo online via Wine (como a janela de ativação do MS Office).

Pesquisando mais cheguei na página do Wine Gecko, na wiki do Wine e lá tem o pacote para download, porque pelo visto não está no repositório do Ubuntu. Pelo visto precisa ser compilado manualmente, o que não sei fazer. :confused: Aparentemente, eles ensinam como fazer no final desse README, dizendo que é só rodar o comando:

$ wine/make_package

Eu realmente não faço a menor ideia do que é isso, se roda isso do jeito que está aí no terminal ou se altera alguma coisa, se eu preciso rodar isso de dentro da pasta do pacote do Gecko baixado na wiki do Wine… Enfim, se isso te indicar alguma coisa, me diga aí que eu tento aqui haha aproveitar enquanto estou com tempo.

Já usei um MS Office sem ativar por muito tempo numa VM e nunca deu nada, nunca parou de funcionar. Será que desse jeito vai ser a mesma coisa? Em todo caso estou com uma mensagem aqui dizendo que preciso ativar até segunda-feira 11 de maio haha

Rapaz, quando o prefixo do Wine é criado pela primeira vez, normalmente o próprio programa Wine se encarregava de baixar e instalar o Gecko (substituto do Internet Explorer) e o Mono (substituto do .NET Framework). É, realmente, parece que essa nova versão que vem com o *ubuntu 20.04 não fez isso. Que gozado.

Bom, dê uma lida nessa tópico aqui: Como instalar Wine Mono e Wine Gecko? [RESOLVIDO] [Wine / Wine X / Cedega]

A propósito, @almijr , é bom que você leia o FAQ do Wine, vai sanar muitas das suas dúvidas: https://wiki.winehq.org/FAQ

1 curtida

Instalei o Office 2007 via Wine para um parente. O Word e o Excel iniciavam de boas depois de instalar, mas o PowerPoint não. Lendo no WineHQ, a solução foi:

Nessa etapa, além do riched20, adicione gdiplus e inkobj.

Adicionalmente: site com backups de fontes do Windows: https://www.w7df.com/ (pegue o zip e, com o gerenciador de arquivos no modo administrador, crie uma pasta em /usr/share/fonts para jogar o conteúdo dele).

3 curtidas

Muito obrigado, @Capezotte, essa é uma grande contribuição para o tópico! :heart_eyes:

se seu wine já estiver instalado e funcionando, veja esse topico para o photoshop

1 curtida

Muito obrigado, meu caro! Vou olhar com certeza!

Olá, @Pablo8
Também sou professor de Matemática e utilizo o LibreOffice para elaborar minhas provas. Se tiver algum desses arquivos docx que você possa compartilhar para eu dar uma olhada, talvez possamos obter alguma solução juntos.

1 curtida

Que bom. Eu já utilizei o libre para digitar minhas provas (Ele é muito bom). O problema é quando tenho que conferir e acertar uma prova de outro professor (um prova que iremos disponibilizar junto para varias turmas) e depois, ainda enviar para a secretaria que também modifica a formatação para adequar a um padrão. Resumindo…

O documento vai passar e ser modificado por vários professores que utilizam os software da Microsoft. Eu sou o único que não utilizo.

Então ele chega em mim com esses problemas e possivelmente vai para o próximo com outros problemas que eu irei criar ao introduzir minhas mudanças.

Mas se ainda assim quiser algum exemplo de documento, me informe um meio para eu enviar até você.

1 curtida