Galera me ajudem, fui instalar o Ubuntu no meu pc e no final da instalação quando pede pra remover a mídia de instalação e clicar enter pra poder reiniciar da boot pelo windows, entrando no gerenciador de disco do windows vejo que a partição que antes estava como não alocada, está ocupada pelo Ubuntu, já tentei dar boot com Legacy ativado mas não vai, nem mesmo usando o F12 pra dizer por onde dar o boot o Ubuntu nào aparece como opção.
Bem vindo ao fórum!
Parece que o gestor de arranque não foi instalado corretamente… Acho que será melhor voltar a instalar a ver se resolve.
O que seria esse gestor de arranque? Já tentei instalar umas 6 vezes, Ubuntu, Linux Mint
E nada de dar certo. Fiz utilizando o vídeo do Diolinux que fala sobre Dual boot, segui tudo certinho, mas não vai :_(
Primeira coisa a saber é se o teu PC usa UEFI ou Legacy no BOOT (precisa olhar na BIOS). E se o Windows Boot Loader está nas entradas de boot (se estiver, deve ser UEFI). Faça 3 coisas e volta aqui nos informando:
- Entre na BIOS e veja se está em UEFI, Legacy ou CSM
- Com o live USB, abra o Gparted e mande um print aqui do(s) seu(s) disco(s) (sim, abra o Firefox, logue no fórum e manda pra gente!)
- Abra o terminal e mande a saída do comando
efibootmgr
Provavelmente ele instalou o Windows em Legacy e o Ubuntu em UEFI, ou vice-versa.
Reinstala o Ubuntu em UEFI, se seu Windows estiver em UEFI também.
Reinstala o Ubuntu em Legacy se seu Windows também estiver em Legacy.
Sim, é o mais provável… o instalador automático do Ubuntu deveria saber disso, mas acontece, especialmente se a BIOS estiver em CSM
Meu windows foi instalado em UEFI eu mesmo que instalei, modo de partição GPT, quando criei o pendrive do Linux coloquei as mesmas configs, Na BIOS o modo está em UEFI com o Secure Boot desabilitado
Então fazer o particionamento manual deve funcionar, colocando o bootloader em sda
, montando a partição FAT32 em boot/EFI sem formatar, colocando uma “/” de 40 a 50 GB, o resto do espaço vazio como sua “/home” e criando uma swap do mesmo tamanho da sua RAM
Sabe como fazer?
Bem vindo ao fórum!
Seguiu o passo a passo deste vídeo?
Com qual programa você criou o pendrive bootável?
Rufus, provavelmente.
Exatamente segui o tutorial e nn deu certo
Inicialmente usei o rufus, por causa do video, mas dps usei o LILi
Vai de Balena Etcher que costuma dar certo
Belena é outra distro?
É um criador de pendrive bootável
Vou tentar novamente aqui
Etcher é muito bom, ele fez eu largar o Windows de vez.
Se for notebook, especialmente Acer, tem alguns modelos que precisa entrar na bios, ir nas configurações de secure boot e adicionar o arquivo .efi do grub como confiável… Do contrário ele não inicia.
Atualização do que fiz depois da minha última mensagem
• Fiz o pendrive bootável usando o RUFUS, e colocando nas seguintes configurações
- Iso: Ubuntu 20.04
- Esquema de partição: GPT - Sistema de destino: UEFI (não CSM);
Não obtive sucesso no boot do sistema
• Depois refiz o pendrive, dessa vez usando o LiLi
Também não obtive sucesso no boot
• Por último utilizei o balenaEtcher e também não obtive êxito
Segue aí imagem de como está o particionamento do meu SSD, depois que eu fiz a formatação da partição que em teoria era pra estar o Linux, no caso aí a de 128gb, vou deixar assim até susrgir uma possivel solução aqui neste tópico.
Boa noite Diogo, como eu faço isso?