Instalação do LInux Ubuntu não deu certo

É, como o Diogo disse, é possível que tua BIOS esteja impedindo o pendrive de dar boot… só vendo nela pra saber. Coloca aí o modelo do teu note ou desktop (se for este último, o modelo da placa-mãe)

1 curtida

Meu notebook é um Acer Aspire F5-573

O que encontrei foi isso:

Ou seja, nada do que vc já não tenha feito… quando ele dá boot, reconhece o pendrive no menu de escolha de boot?

1 curtida

Sim, reconhece o pendrive, e vai pra área de instalção padrão do Ubuntu, faço todo o passo a passo que tem no viedo do Diolinux, porém no final que pede pra reiniciar e tirar a mídia pra finalmente fazer o boot, o boot que da é o do windows, quando eu reinicio apertando F12 pra escolher por onde quero o boot, o boot do linux não aparece

Então, deve ser algo como o Diogo disse, ou foi um erro seu (baseado numa informação que acho que está errada no vídeo do Dio - ele diz ali pra colocar o bootloader na mesma partição da raiz, e em sistemas UEFI o bootloader deve estar no disco; ou seja, sda e e não sdaX)

Mais acima, eu disse pra você testar o particionamento manual - aí, vc colocaria o gerenciador de inicialização (ou seja, o bootloader, é a mesma coisa) em sda, ok?

Ou pode ser o que o Diogo disse, que por alguma proteção da BIOS, tem que colocar o .efi como confiável. Isso seria nas opções avançadas da BIOS

1 curtida

É na aba security opção “select an UEFI file as trusted”, quando entrar ali tu consegue adicionar o arquivo de boot (que é shimx64 acho) e colocar um nome pra ele.
Depois disso salva as configurações, reinicia, entra na bios de novo e la nas opções de boot vai aparecer o nome que tu configurou, ai na ordem de boot tu poe ele como primeira opção.
Se a opção “select an UEFI file as trusted” não for ‘acessável’ , tu tem que colocar uma senha na BIOS e ativar o secure boot, aí ela habilita.
Depois de adicionar o arquivo aconselho desativar o secure boot e tirar a senha.

2 curtidas

Meus nobres boa tarde, consegui fazer dar boot;

O pendrive bootável foi feito no RUFUS, usando as seguinte configurações, tendo em conta que meu windows foi instalado em UEFI, no modo de partição GPT:

Configurações p/ criação do pendrive bootável
• Esquema de partição - GPT
• Sistema de destino - UEFI (não CSM)
• Sistema de Arquivos - NFTS

O processo de instalação foi como no vídeo acima, quando deu boot pelo windows, executei o cmd como administrador, e inseri o seguinte comando:

bcdedit /set {bootmgr} path \EFI\ubuntu\grubx64.efi

Ao reiniciar novamente, apareceu a tela do grub, me dando as opções do Ubuntu e do Windows;

A título de informação, na BIOS, como o Diogo bem disse, foi necessário criar uma senha (isso no noteboook da Acer Aspire F5-573, provavelmente deva ser feito para outros dispositivos deles) pra poder desabilitar o Secure Boot e fazer a instalação do Linux.

2 curtidas

Desligou o Secure Boot?

(Vi agora que ja foi solucionado.)