Estou bastante interessado em usar o Debian 12 com o GNOME, mas encontrei um problema durante o processo de instalação. Ao tentar instalar o sistema, não há uma opção para escolher apenas o necessário (sem jogos, sem LibreOffice, etc.). Eu sei que é possível remover esses pacotes após a instalação, mas ainda assim ficam resíduos, como arquivos no cache, e o sistema acaba não ficando “limpo” de forma nativa.
Diante disso, pesquisei um pouco e descobri que é possível instalar o Debian “puro”, ou seja, sem o ambiente de desktop, desmarcando as opções durante a instalação, como a opção de “Ambiente de Área de Trabalho” e a do “GNOME”, além dos “Utilitários de Sistema Padrão”. No entanto, não encontrei nenhum tutorial simplificado ou passo a passo que me guiasse sobre como instalar o GNOME de forma mais adequada ou recomendada. A impressão que tive é que esse processo exige um pouco mais de conhecimento avançado, o que me deixou um pouco confuso.
Além disso, percebi que seria necessário instalar pacotes como “gnome-core”, “gnome-session” e “gdm”, mas ainda estou em dúvida se esse é realmente o caminho certo para uma instalação correta. Uso o Ubuntu há dois anos, mas confesso que ainda não explorei esse tipo de configuração com mais profundidade.
Alguém que tenha mais experiência com o Debian e o GNOME poderia me ajudar com esse processo? Ficarei muito grato pela assistência!
Usa o instalador ISO “netinst” baixado do site.
Vai instalar tudo capado.
Vai precisar estar conectado a internet antes e após, ou seja puxe o cabo de rede.
fala meu caro, tudo bem?
a iso a que eu estou fazendo a instalação é a “netinst”! retirar o cabo de rede instala o debian capado, somente com o terminal! mas esse não é o objetivo! quero fazer a instalação do gnome com o “essêncial” como exemplifiquei do ubuntu 24!
Só dando um relato: sugiro que instale o padrão, mesmo com os jogos e tals e depois desinstale eles, dá um trabalhinho chato, mas eu já tenhei instalar ele enxuto e sempre dá pau em alguma config. No meu caso foi no networkmanager tive que tive e adotar essa solução do link:
Recomendo q instale o padrao mesmo, depois, remove os apps q nao quiser usando o comando sudo apt purge --autoremove “nome-do-pacote” ao insves de sudo apt remove “nome-do-pacote”, depois, pra deixar ainda mais limpo, instale o bleachbit com o comando sudo apt install bleachbit, abra em root, e marque todas as opqçoes q achar nessesario, pode demorar um pouco ou nao, depende do q vc marca. Desse modo, vc vai ter um sistema enchuto e limpo
Deve liberar bastante espaço. A config para root, só fica desabilitado armazenamento em disco e memória e os idiomas inglês e português do brasil, já a de usuário tá como a quarta e quinta imagem.
Valeu pelo comentário, mas como mencionei no tópico, não tenho interesse em fazer do jeito que você sugeriu (instalar normalmente e depois remover os pacotes). Sobre o gerenciamento de rede, também passei pelo mesmo problema. Fiz a instalação “limpa”, mas quando instalei o “gnome-core”, percebi que o app de rede estava com um erro. Consegui acessar a internet, mas o ícone da rede mostrava que não tinha conexão, uma confusão.
Quanto ao “beachbit”, até achei interessante, mas é mais um app no sistema, e isso vai contra o que estou tentando fazer, que é manter a instalação o mais mínima possível.