Instalação de softwares no Void Linux

Estou encantado com o Void, mas me veio uma dúvida.

Apesar de seu repositório ser grande, há limitações, especialmente por ele não ser baseado em nenhuma outra distribuição, gostaria de saber se existe alguma alternativa para instalar programas não disponíveis em seus repositórios. Estou acostumado com a ampla disposição de softwares do Ubuntu e aparentemente o Void é limitado por seu repositório.

Posso estar enganado, mas me parece que é possível compilar através do código fonte de um pacote desejado, bastando encontrar a fonte do código deste. Caso seja isto, gostaria de saber como é este processo… se não, qual é a alternativa?

  1. Procurar alguém que fez um repositório custom para esse programa.
  2. AppImage do programa, feita pelo desenvolvedor, ou PKG2APPIMAGE
  3. Flatpak
  4. Método raça: abrir o .DEB/.RPM no extrator de arquivos e tentar rodar o programa, instalando o que ele reclama que falta.

Processo varia de programa para programa, dependendo de como o autor organizou o ambiente de desenvolvimento dele. É ir atrás no site/Github/Gitlab e ler o README (o AUR do Arch, como é só um monte de script para compilar programa do zero, também pode lhe servir de referência).

Métodos mais comuns
# Cara deixou um Makefile no repositório
make && sudo make install
# Cara deixou um configure / configure.sh
./configure.sh && make && sudo make install
# Cara deixou um CMakeLists.txt - precisa instalar o pacote do Cmake
mkdir build && cd build && cmake .. && make && sudo make install
# Cara deixou um Meson.build - precisa instalar os pacotes Ninja e Meson
mkdir build && meson build && ninja -C build && ninja -C build install
2 curtidas

Pode-se adicionar mais repositórios sim. Existem outros oficiais que não vem adicionados por padrão.

2 curtidas

Para auxiliar quem considera migrar ao Void, deixo-lhes esta imagem:
image

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.