Instalação de fontes do Windows no Linux e de outras fontes também

Meses atrás eu criei um tópico ensinando a instalar o Microsoft Office no Wine junto às fontes do Windows (link), mas como tem muita gente querendo somente as fontes, decidi criar este tópico.

Este método é super seguro e beneficiará praticamente todos os programas do seu sistema operacional, não somente as suítes de escritório. E também serve para qualquer outra fonte, como aquelas legais que você viu na internet.

Tradicionalmente as pessoas sugerem que o usuário instale o pacote ttf-mscorefonts-installer, mas você não terá todas as fontes, o método que vou ensinar é mais eficiente porque não envolve instalação de pacotes e funciona para literalmente QUALQUER distribuição.

Pois bem, a ideia geral é a seguinte: Você procura ter acesso a um sistema operacional Windows com o Microsoft Office instalado, não importa se é esse sistema operacional instalado de fato num computador ou dentro de uma máquina virtual. Basicamente você copiará as fontes do Windows para o Linux. Logo a seguir está o passo-a-passo.

  1. No Windows, copie todas as fontes da pasta C:\WINDOWS\Fonts para um pendrive, HD externo, mídia de CD/DVD, nuvem ou o que for. E já deixe essas fontes guardadas para que você sempre as tenha disponíveis quando precisar novamente.

  2. De volta ao Linux, crie a pasta ~/.fonts caso ela já não exista
    Se você é novato no Linux, saiba que esse ~ significa o caminho para a sua pasta de usuário, se seu nome de usuário no Linux é carlos, sua pasta de usuário será em /home/carlos, portanto ~/.fonts significa /home/carlos/.fonts. Outra coisa, todo arquivo ou pasta com um ponto antes, o que é o caso de .fonts, é oculto, portanto não se esqueça de configurar seu gerenciador de arquivos para exibir arquivos e pastas ocultos se você achar isso necessário. Estamos entendidos?

  3. Cole as fontes na pasta ~/.fonts

  4. Abra o terminal e rode o comando fc-cache -f -v para atualizar o cache de fontes. Pode demorar um pouquinho, isso é normal

É só isso :slightly_smiling_face:. Se, por exemplo, o LibreOffice estiver aberto quando você fez esse processo, será necessário que você reinicie esta suíte de escritório para que a mesma detecte as novas fontes.

A única possível “desvantagem” desse método é que as fontes ficam disponíveis apenas para o usuário que as colocou em sua pasta pessoal, embora você possa tentar colocar essas fontes diretamente em /usr/share/fonts/ para que todos os usuários da distribuição tenham acesso a elas. Entretanto, geralmente os computadores pessoais só tem um único usuário e, de qualquer forma, não ocuparia tanto espaço assim criar uma pasta ~/.fonts para cada usuário (as fontes do Windows que peguei somam 379MB, um valor irrisório para o benefício que elas dão), mas você é quem sabe.

5 Curtidas

ou vc pode baixar tudo daqui e ser feliz
https://www.w7df.com/
se escolher baixar as fontes do Windows 10 vem até com as fontes de emoji deles, mas vai vir tudo descolorido :c

2 Curtidas