Instalação de drivers Intel HD Graphics no Linux

Estou tentando instalar os drivers da Intel HD Graphics no meu computador Linux Pop OS, para ver se melhora meu desempenho e eu consiga jogar alguns jogos, como LoL. Sou iniciante no linux e encontrei esse vídeo - YouTube. O cara do vídeo mostra como ele fez, mas o foco não é o vídeo, e sim um comentário com o comando final para instalar os drivers e outras coisas. Queria saber se esse comando é seguro para ser usado, se não vai travar meu PC ou algo assim. As especificações do meu computador são essas:
8 GB de ram;
Processador: Intel® Core™ i5-2410M CPU @ 2.30GHz × 4;
Gráficos: Intel® HD Graphics 3000 (SNB GT2);
64 bits.
E o comando é esse:
sudo apt-get update -y && sudo apt-get install -y xserver-xorg-core && sudo dpkg --add-architecture amd64 && sudo add-apt-repository ppa:oibaf/graphics-drivers -y && sudo apt update && sudo apt dist-upgrade -y && sudo apt install libegl1-mesa libgl1-mesa-dri libgl1-mesa-dri:amd64 libgl1-mesa-glx libgl1-mesa-glx:amd64 libglapi-mesa libglapi-mesa:amd64 libgles2-mesa mesa-utils libassimp4 beignet-opencl-icd xserver-xorg-video-intel -y && sudo mkdir /etc/X11/xorg.conf.d/ && echo -e ‘Section “Device”\n Identifier “Intel Graphics”\n Driver “Intel”\n Option “AccelMethod” “sna”\n Option “TearFree” “true”\nEndSection’ | sudo tee /etc/X11/xorg.conf.d/20-intel.conf

Se postei na categoria errada sry, é minha primeira vez aqui.

1 curtida

Só essa parte do comando que é necessário:

sudo mkdir /etc/X11/xorg.conf.d/ && echo -e 'Section "Device"\n Identifier "Intel Graphics"\n Driver "Intel"\n Option "AccelMethod" "sna"\n Option "TearFree" "true"\nEndSection' | sudo tee /etc/X11/xorg.conf.d/20-intel.conf

Só é preciso criar esse arquivo 20-intel.conf que esta no comando com a configuração que esta no comando.

1 curtida

@Marcosffn tudo bem? Espero sim =D. Os drivers para Intel NÃO precisam ser instalados no Linux, pois os mesmos são inclusos no kernel do mesmo. Sobre jogar no Linux com o seu Hardware (e ate no Windows 10) creio que não vá ser possível. Provavelmente por causa da geração do seu processador e da da GPU, que já são “velhinhas” e não teria suporte as versões mais novas do DirectX, openGL e ao Vulkan, visto que jogos hj em dia exigem GPUs no minimo da Intel® HD Graphics 4000 pra cima. O que pode “”“melhorar”" a fluidez no seu computador, é por uma distro mais leve, como o ZorinOS LITE 15.2 , mas ai vc teria que abrir mão de jogar e tdo mais.

Da para jogar na dele sim pó
Um Dota 2 vai rodar.
Dont Starve together vai rodar.
Creative Destruction vai rodar.
Brawlhalla vai rodar.
Se nem sabe que jogo ele quer rodar.
Se nem leu que ele so quer acabar com os riscos da tela né o tal do.
Tearing.

Realmente, eu sei das limitações. Não sou muito de ficar jogando, mas por exemplo o LoL quando eu usava o windows funcionava perfeitamente e agora não quer abrir no linux, aí pensei que fosse relacionado aos drivers.

Jà rodo o comando que foi passado.
Só porque um driver esta instalado não significa que ele foi carregado.
O comando do video que na verdade foi tirado do blog Diolinux e que ele adiciono um monte de porcaria inútil no comando faz configuração no Xorg para que o driver da Intel seja usado no lugar do vesa driver.

Tem que rodar um comando, pra definitivamente usar o driver da Intel ?
Ps: Sou novo também nesse mundo linux rsrs

1 curtida

Você vai olhar se o driver Intel foi carregado se sim precisa fazer nada.

Não não, não li, to respondendo de alegre campeão. Presta atenção no PC dele e verás que terá limitação SIM, principalmente pra jogos não nativos, que não é caso do Dota 2. Creative Destruction PODE ATE rodar, mas não é garantido. Don’t Starve Together tem nativo e não precisa do DXVK e o Brawlhalla não tem versão nativa mas não precisa de DX pra funcionar, então o openGL pode dar conta. Sempre é bom conferir o que vai passar pra galera :wink:

Não man, não precisa, visto que os drivers da Intel já vem no Kernel.

E a Riot não ta nem um pouco afim de compatibilizar os seus games pra Linux. Mas foi como eu falei antes, pelo seu hardware, uma hora nem no Linux vai funcionar direito, visto que ele ta ficando ““velhinho”” e as tecnologias nele empregada não vão ficar mais compatíveis com os programas e jogos atuais.

Já tentou desativar o DXVK e o Esync no Lutris? Comigo funciona se eu desativá-los

1 curtida

Obrigado a todas as respostas, agora fui tentar fazer o que vocês tinham dito e funcionou. Desativei as coisas que o Herege falou e também rodei só a parte do comando que o Aguamole disse e funcionou o LoL com mais de 60 FPS (pelo menos no modo treino rs), o que já está ótimo para jogar.