Olá a todos.
Galera estou precisando de uma ajuda com a instalação do Arch Linux. Atualmente uso o Fedora 30, mas gostaria de me aventurar pelo mundo Arch. Contudo me encontro com um problema recorrente e até um tanto quanto estranho. Vamos aos detalhes.
Eu já consegui instalar o Arch 100% na minha máquina a uns 10 dias. Por necessidade coloquei outra distro (Debian 10).
Segue o erro apresentado.
E ai vem a curiosidade.
Já usei sei la quantas iso’s do Arch e nada. Checando m5dsum e tudo.
Com boot via UEFI, via BIOS nada também.
Em outra máquina apresentou o mesmo erro.
Nesse fork (Anarchy) automatizado também apresentou o mesmo erro.
Sei que o Arch e “casca grossa”, mais tá muito estranho. Mais ainda por não ter nem 15 dias que eu instalei ele usualmente.
Segui o tutorial do Dio pra fazer a 1ª instalação e funcionou tranquilo. Agora uso o mesmo tutorial e não passa.
Como o Arch não tem digamos assim uma iso. Visto que tudo é atualizado no momento da instalação estou meio sem saber o que fazer.
Já tive um problema similar. Tenta fazer o seguinte:
Dê boot pelo usb novamente, acesse o sistema instalado com o arch-chroot. Desinstale o os-prober e atualize o grub com o “grub-mkconfig…”. Então reinicie e veja se o erro continua.
Pra mim isso resolvia o problema. Depois, se tiver dual boot, é só instalar o os-prober a partir do sistema no HD, e não via chroot. E atualizar o grub novamente.
Então execute sudo efibootmgr para checar as entradas. O retorno vai ser parecido com este:
BootCurrent: 0004
Timeout: 2 seconds
BootOrder: 2001,0003,0005,0006,0000
Boot0000* Lenovo Recovery System
Boot0001* EFI Network 0 for IPv6 (B8-88-E3-84-F3-EF)
Boot0002* EFI Network 0 for IPv4 (B8-88-E3-84-F3-EF)
Boot0003* Windows Boot Manager
Boot0004* EFI USB Device (SanDisk)
Boot0005* ubuntu
Boot2001* EFI USB Device
Entào remova a opção que você quer. Neste exemplo, Ubuntué a entrada 5. o seguinte pode ser chamado para excluir a entrada 5 e removê-la da ordem do boot.
(CUIDADO: Antes de executar o seguinte comando, certifique-se de inserir o número correto da entrada de inicialização)
sudo efibootmgr -b 5 -B
qual o processo que vc está fazendo na reinstalação do grub com a imagem do arch?
coloque todo o caminho…
Infelizmente não funcionou. Pra falar a verdade não instalo o os-proeber pois não uso dual boot. Porém pra fins de teste já havia tentado instala-lo e mesmo assim nada.
Sim, instalei via UEFI.
Não faço dual boot então não tenho outra entrada na bios. Fiz formatação completa do HD pra fins de teste.
O processo que sigo e este:: Boot pela iso Arch ==> Particionamento: dev/sda1 300mb (uefi system) & dev/sda2 240 GB Formatação: dev/sda1 - mkfs.fat -F32 & dev/sda2 - mkfs.ext4 Montagem: /dev/sda2 em /mnt & /dev/sda1 em /mnt/boot/efi Pacstrap /mnt base genfstab -U -p /mnt >> /mnt/etc/fstab arch-chroot /mnt
***Nesse ponto não faço configuração de teclado nem de idioma nem criação de usuário. Farei no ambiente do sistema. Contudo uma curiosidade. Já a partir deste ponto não consigo usar comandos com o nano. Apesar de poder instala-lo me pergunto se algo mais importante não visível aos meus olhos não foi baixado ou instalado.
Continuando…
Instalo: wpa_supplicant dialog networkmanager network-manager-applet mtools wireless_tools dosfstools dialog Instalo: grub-efi-x86_64 efibootmgr Rodo: grub-install --target=x86_64-efi --efi-directory=/boot/efi --bootloader-id=arch_grub --recheck Rodo: grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg
**Reinicio o sistema ** E tenho o erro da imagem acima.
Galera situação resolvida.
Conforme a postagem compartilhada pelo amigo Grimpop, houveram mudanças no “base” do Arch.
A solução foi, assim que logado como chroot instalar também o kernel que não esta mais disponível em “base”
pacman -Syu linux-lts (ou outro kernel de sua preferência)
grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg
reboot