"Arch Linux transformou o grupo “base” em metapacote “base”, retirando algumas dependências que antes seria instaladas por meio do grupo.
Esta mudança exige atenção do usuário para instalar pacotes que podem lhe ser essenciais, como o kernel (pacote “linux” ou outro escolhido), um editor de texto, ferramentas de conexão de rede (ex. dhcpcd), gerenciamento de RAID (mdadm) e outros.
Para quem já tem uma instalação a intervenção é mínima. Contudo, muitos tutoriais na internet ficarão desatualizados. Os interessados em instalar o Arch Linux devem ler diretamente a Arch Wiki em https://wiki.archlinux.org/index.php/Installation_guide_(Português) sob pena de ter uma instalação completamente não funcional.
Eu percebi isso na ultima vez que eu instalei o Arch, faz umas semanas, eu tive que entrar pelo modo live da iso pra poder usar o sistema normalmente (isso deu um trabalhinho já que eu n sabia desse detalhe)
Esses pacotes precisam ser instalados antes do comando “pacstrap /mnt base base-devel”?
Ou na hora que eu rodar o comando pacstrap /mnt base base-devel adiciono todos eles ao comando do pacstrap? Ainda estou super confuso sobre essa mudança no pacote base, na wiki fala pra instalar no pacstrap o base, linux e o linux-firmware.
Então pelo que entendi do seu post, esses pacotes precisam serem instalados, na ordem que vc postou após o comando pacstrap, já no arch-chroot /mnt informado da wiki?
O mkinitcpio e linux eu instalei antes de instalar o grub, você pode instalar neste momento sem ter nenhum problema.
Sobre o linux-firmware, eu instalei com o sistema rodando porque não sabia da sua falta, mas vc pode instalar na hora que for instalar os pacotes de wireless e networkmanager.
Siga a instalação normal como antes, só lembre destes detalhes, ou senão quiser se preocupar, siga que vc sera lembrado quando for executar o comando e dar a mensagem comando não encontrado.
Tranquilo, entendi mais sobre essa mudança do pacote base. Vendo agora uns vídeos no yt sobre essa mudança, teve um carinha que na hora do pacstrap, ele adicionou além do base/ base-devel, adicionou os pacotes que estavam no base antigo e que não estão mais no atual, no caso estes: sysfsutils usbutils e2fsprogs dosfstools mtools inetutils netctl dhcpcd device-mapper cryptsetup nano less lvm2
Tem alguns ai que não estavam no base antigo, mas a maior parte sim, o resto da instalação continua da mesma forma dos tutoriais antigos, seu tutorial funciona bem, da pra seguir ele sem problemas.
Um usuário do reddit fez um script que informa quais pacotes do base group não foram instalados no sistema.
#!/bin/bash
pacman -Sgq base | sort > /tmp/bgp # base group packages
pacman -Qgq base | sort > /tmp/bgi # base group installed packages
expac -S '%E' base | xargs -n1 | sort > /tmp/bmp # base metapkg packages
expac -Q '%E' base | xargs -n1 | sort > /tmp/bmi # base metapkg installed
echo "
List packages of current base group:
"
cat /tmp/bgp
echo "
List \"installed packages\" of current base group:
"
cat /tmp/bgi
echo "
List \"not installed packages\" of current base group:
"
comm -23 /tmp/bgp /tmp/bgi
echo "
List installed \"package - reason\" of current base metapackage:
"
expac -Q '%n - %w' $(< /tmp/bmi) | column -t
echo "
List packages installed as dependencies of \"base metapackage\" not part of \"base group\":
"
comm -23 /tmp/bmp /tmp/bgp
echo "
List packages installed as part of \"base group\", and explicitly installed:
(ie: Consider for necessity, removal and/or adding to new installations.)
"
expac -Q '%n - %w' $(< /tmp/bgi) | grep explicit | column -t
@Pio, fiz a instalação na vm usando seu tuto e as novas infos sobre o base da archwiki, funcionou de boas, rodando sem problemas. Ainda não entendi por qual motivo o pessoal do arch removeu esses pacotes do base anterior, estava causando incompatibilidades?
Única coisa que ainda não consegui configurar direito foi a gnome software, ela não está funcionando corretamente, o que é preciso fazer pra ela ficar funcional no arch?