Início no Linux

Olá, eu estou querendo começar a utilizar linux, para utilizar o meu notebook de forma eficiente.

Costumo usar pacote adobe e office, além de DAWS (para produção musical) e outros programas para edição de foto e editores de vídeo. Uso, também, para ver filmes, jogar alguns poucos jogos e, principalmente, estudar.

Faço técnico em informática, estudei sistemas operacionais principalmente usando o mint, porém achei ele mt básico para mim, eu gostaria de um OS que combina bem estilo, design, funcionalidade e qualidade.

Vi sobre Ubuntu e o Zorin OS, porém eu não sei qual seria melhor para mim.

Se puderem me ajudar, eu agradeceria.

2 curtidas

Olá! A base do Zorin é o Ubuntu (assim como é do Mint padrão), então você poderá escolher qual interface mais te agrada que, por baixo do capô, vai continuar usando o mesmo “motor”. (Não que isso seja ruim, afinal aquilo que funcionar no Ubuntu - e é muita coisa - também deverá funcionar sem grandes dificuldades nos outros citados).
Quanto aos softwares que você citou no início (suíte adobe e ms office), aí você poderá ter dificuldades, visto que eles não funcionam por padrão no Linux, há compatibilidade para os formatos que eles produzem e editam mas você precisará utilizar algum programa similar, rodar a versão web ou tentar rodar via wine e afins (Wine é uma camada de compatibilidade que permite rodar softwares feitos para Windows no Linux). Alguns programas funcionam muito bem com o Wine, outros nem tanto.
Eu tenho o Office da Microsoft rodando aqui por meio do crossover (para ter compatibilidade com os documentos do meu serviço) mas a experiência é no máximo razoável, usar programas nativos é muito melhor.
Mudar de Windows para Linux é meio como ir do Android para IOS, você pode fazer tudo mas nem sempre com os mesmos apps.
Eu gosto de sistemas com KDE, eles têm alto poder de customização, talvez você goste. Uso aqui o KDE Neon (que também é baseado no Ubuntu).
Abç.

2 curtidas

Seguinte, vou responder por partes, mas já aviso que não vai ser muito legal.
Entre mint, ubuntu e zorin literalmente não importa, todos são baseados no ubuntu e fazem a mesma coisa, de jeitos levemente diferentes. Eu diria na vdd pra ficar longe do ubuntu puro simplesmente pelo foco do time não ser o desktop.
Recomendação de GOSTO PESSOAL: Fedora(tanto kde quanto gnome são otimos)
Sobre adobe, dificilmente vai rodar bem, na maioria dos casos o ideal é substituir, premier e after efects por davincci resolve, photoshop pelo krita ou gimp.
O photoshop cs6 até roda rasoavelmente bem no linux, mas alem de ser uma versão antiga, tem diversas incompatibilidades chatas.

Sobre dawn, produção musical, fl studio é o unico que funciona mais ou menos, instalando pelo bottles, e muito boa sorte caso use o pirata!

Outros dawns, esquece, também não existe nem um dawn open source pronto pra uso avançado, aos moldes do blender ou gimp.

Office tem diversas opções obvio, eu pessoalmente acho o libre office muito melhor que os outros.

Sinceramente pro seu caso de uso eu diria pra ficar no windows, talvez fazer um dual boot.
Se quer muito ficar no linux, sempre da pra fazer uma vm e usar os apps exclusivos de windows assim.

3 curtidas

Muito obrigado.

Eu gostei muito da interface do Ubuntu, vi que o Zorin tem uma interface similar ao Ubuntu, e vi também um vídeo do Diolinux sobre o Zorin OS 17 que ele seria a opção ótima para quem está migrando.

sobre o Ms Office, já uso bastante o google docs, então acredito que não sinta muita falta.

Para não mudar muito a comodidade do Windows eu teria que instalar algo além do OS?
Apps que melhorem a minha experiencia no Linux, compreende?

Muito obrigado.

Algo que está me levando ao uso do Linux é o meu TCC, que seria bom eu utilizar o linux por ser mais leve, porém futuramente planejo comprar um notebook específico para desenvolvimento, onde um eu uso para o dia a dia (provavelmente windows) e o outro com linux para desenvolver.

Cara, a interface do ubuntu é apenas gnome, o fedora padrão já é gnome, e basta instalar a extenção de dock pra ficar exatamente igual, Zorin tb usa gnome, então da pra facilmente deixar igual ubuntu tb.

Agora outros apps pra facilitar a vida na migração acredito que apenas o Bottles pra abrir/instalar apps e jogos windows já é o suficiente.
Lembrar de sempre instalar tudo pela loja de apps

Se tu tem placa de video NVIDIA lembra de trocar na tela de login pra XORG, se for amd ou intel pra wayland.

alguns outros apps que eu uso diariamente:
QbitTorrent - baixar torrents
virtmaneger - criar maquinas virtuais altamente customizadas
gnome boxes - criar maquinas virtuais de forma muito simples, 3 clicks e ta tudo instalado
No terminal (isso é mais pra parte de server/dev):
Fish shell e oh my fish
micro
neovim chad

De resto são apps pessoais, que são exatamente os mesmos no linux e no windows

1 curtida

Alguém não recomendou o Ubuntu, e até remasterizações dele (Mint, ZorinOS, PopOS), pois o foco não é o desktop. Eu desconheço alguma distribuição Linux que tenha foco no desktop.
Porém, o Ubuntu (seus sabores e as remasterizações) é a distribuição mais popular no desktop, e por isso a maioria dos aplicativos que existem para Linux estão disponíveis para o Ubuntu.
Além disso, o Ubuntu LTS entrega atualizações por cinco anos, podendo estender para dez anos de atualizações. Isso permite que você possa ficar com ele por muito tempo e no mesmo hardware.

Com relação a aplicações DAW, temos algumas soluções de software livre, mas também temos soluções pagas. Temos Ardour, Bitwig Studio, Renoise, Reaper, LMMS, Audacity, Waveform, Zrythm, Non DAW, Qtractor, PreSonus Studio One. Veja mais informações em:

Com relação a edição de vídeo, existem muitos aplicativos profissionais para Linux, porém a maioria deles está disponível apenas para as grandes produtoras de cinema. Para uso desktop não há muitas opções, porém algumas quebram um bom galho como o Kdenlive e o Davinci Resolve, Blender, Lightworks, Shotcut, HitFilm Express.

Para edição de imagens, Gimp e Krita são excelentes. Mas há outras opções como o Corel Aftershot, Darktable, Clip Studio Paint, RawTherapee, Photopea, MyPaint, digiKam.

Vai devagar ai nas recomendações, senão vai assustar o cara. :rofl:

Como diz no tópico inicial, ele esta começando agora no Linux.

Não recomendo:

• virtmanager
  • neovim chad (NVChad)
  • fish e oh-my-fish
  • micro

São ferramentas que requerem um estudo que geralmente um iniciante não tem.

Voltando ao tópico inicial:

Aplicativos Adobe não funcionam no Linux, a menos que você queira usar uma versão de uns 10 anos atrás.

Para edição de imagem, infelizmente não tem nenhum software a altura do photoshop. Para vídeo tem o DaVinci Resolve que também tem para Windows.

Sobre o Office, você disse em outro post que esta utilizando o Google Docs, fiz o mesmo e foi a melhor coisa que eu fiz, agora posso migrar para qualquer sistema ou máquina.

Sobre ver filme: tem alguns player que também tem disponível para o Windows como o VLC. Se você assina o Amazon Prime Vídeo, até alguns meses atrás estava com limitação a exibição de conteúdo apenas SD para a plataforma Linux. (A própria empresa impõe esta limitação, não sei o motivo).

Sobre jogos: tem compatibilidade com a maioria dos jogos mais atuais, se você joga algum fps que necessitam de anticheat, melhor pesquisar antes.

Sobre as suas escolhas, tanto o Ubuntu como o Zorin OS são uma boa escolha, tem outras opções além destas, porém isso depende muito de gosto pessoal, mas se você escolher uma das duas, não estará mal servido.

1 curtida

Sobre ver filme: tem alguns player que também tem disponível para o Windows como o VLC. Se você assina o Amazon Prime Vídeo, até alguns meses atrás estava com limitação a exibição de conteúdo apenas SD para a plataforma Linux. (A própria empresa impõe esta limitação, não sei o motivo).

Tem o Stremio, nunca vi alguém testando a versão para Linux, mas no Windows ele funciona legal até.

Sobre jogos: tem compatibilidade com a maioria dos jogos mais atuais, se você joga algum fps que necessitam de anticheat, melhor pesquisar antes.

Procurei um pouco e vi que não teria problemas em relação a isso, até pq passo mais tempo codando do que jogando kkkkk

Sobre as suas escolhas, tanto o Ubuntu como o Zorin OS são uma boa escolha, tem outras opções além destas, porém isso depende muito de gosto pessoal, mas se você escolher uma das duas, não estará mal servido.

pois é, eu vejo uma boa funcionalidade em ambos, porém eu acabo ficando em dúvida de qual é melhor, qual tem mais possibilidades/versatilidade.

Vai devagar ai nas recomendações, senão vai assustar o cara. :rofl:

Admito que me assuntou um pouco os nomes kkkkk
mas eu realmente tenho essa dúvida sobre apps que seriam úteis para mim, desde um gerenciador de arquivos até um simples app de torrent

Para torrent, o melhor ao meu ver é o qbittorrent que ele citou, uso ele no Windows também, e é o mais perto do que o utorrent foi um dia antes de encher de propaganda e afins.

Sobre gerenciador de arquivos, dependendo da interface gráfica que você usar, vem um padrão, mas você pode instalar quantos você quiser, alguns tem mais ou menos funcionalidades, com alguns extras, mas basicamente todos tem o mesmo objetivo.

Alguns Ex:
Thunar (nativo do XFCE)
Nautilus (nativo do Gnome)
Dolphin (nativo do KDE)
Nemo (nativo do Cinnamon)

Tem para Linux, não uso ele, então não posso opinar sobre ser bom ou não.

1 curtida

Quando eu comecei no linux também ficava procurando essa combinação de estilo, beleza, funcionalidade. Acho que é natural pra quem tá começando. Mas fica minha dica: escolha a que mais te agrada (o pessoal acima te deu boas sugestões) e fique nela por um tempo, explorando as funcionalidades que já tem no sistema.

Porque é um buraco sem fim esse negócio de explorar customizações e funcionalidades. Você vai passar mais tempo procrastinando com isso, do que realmente sendo produtivo ou estudando.

Eu gosto muito da interface Gnome no Ubuntu. Acho ela bem bonita, polida, simples e funcional. No começo eu testava várias extensões, até perceber que não precisava nem de um terço de tudo isso. Mas o lado bom é que tem várias possibilidades para você instalar caso seja necessário. Outra coisa que gosto no gnome é estilo de funcionamento da interface. Ele funciona muito bem com teclas de atalhos, que acho mais prático.

Enfim, testa aí algumas interfaces, escolha uma e explore ela ao máximo.

1 curtida

Tem que explorar primeiro mesmo, pra ver qual o melhor se adapta as suas necessidades e gostos.

Bom dia,

testei o Zorin OS 17 atráves de um pendrive bootável, gostei muito, algo bem mais clean doq o Win11 — para mim —, só me incomodei com o teclado, mas isso eu conseguiria configurar tranquilo.

Agora estou baixando o ubuntu 22.04, irei testar.

não sei se faz alguma diferença eu usar um processador e placa gráfica da intel (acho que é assim que se fala, perdão caso errei).

Se você for um jogador não exigente(com um catalogo limitado de games) pode ser que você consiga jogar no GNU/Linux, mas se vc é gamer, que quer ficar cada dia em um game e exigente, ai é MS Windows mesmo.
Eu só jogava Dota, ai saiu Dota 2 para Linux, ali minha vida mudo. Mas esse pode não ser seu caso.

Ola, nessa terça feira acabei trocando o Windows 11 pelo Zorin Os. Mas hoje to nessa busca de soluções e começos nessa distro linux, mas uma delas é em relação a compatibilidade do Wine e Bottles pelos programas de Windows.
Antes os programas que acabei baixando no Windows era de arte e design
-Clip Studio Paint,
Adobe Photoshop
Illustrator
After Effects
Zbrush. Eu queria saber em quais versões desses programas são compatíveis com Wine e Bottles para eu baixar e usar. Eu sei que existem umas alternativas para Linux, mas eu quero usar os que listei acima de alguma forma e usar para as áreas que pretendo trabalhar. Alguem tem dicas?

Olá, seja bem-vindo. A não ser que você realmente precise desses programas, por causa de um recurso específico desses programas ou por demanda do seu trabalho, o ideal seria buscar por alternativas a esses programas.

O único desses que sei que alguém adaptou para Linux, é o Clip Studio Paint, que tem um pacote em Snap (acho que você consegue encontrar na loja do ZorinOS) chamado Clip Snap Paint. Porém, a última atualização dele foi lá em 2022.

Programas da Adobe estão bloqueados pela desenvolvedora no Wine.
Zbrush vc pode baixar no site a versão para Linux.

Boa tarde! Seja bem vindo ao forum.

Rapaz, vou ser direto: va de Ubuntu.

Ele eh o que vem mais pronto para o uso, e tirando o fato de usar snaps, o restante eh perfeitamente funcional. Nao tem erro ir de Ubuntu.

Eu nao recomendo mais o Mint por razoes pessoais. Entao nem vou falar dele.

O Zorin ao que tudo indica ainda parece recomendavel. Se preferir o estilo dele, pode usa-lo tambem. Vai atender bem, com certeza.

Tanto o Ubuntu quanto o Zorin irao te atender bem, provido que funcione direitinho na sua maquina. Particularmente, eu acho que o Ubuntu normal seja bom, mas o MATE eh bem funcional tambem, e polido. Mas, se quiser beleza, vai de Ubuntu normal que ele vem com uma interface chamada GNOME.

Compreensivel meu caro. Eu baixei nesse modo snap mas o meu problema era que quando desenhava com minha mesa digitalizadora, não tinha sensibilidade e variação como no Krita que faz normalmente.