Informações sobre a Radeon RX 6600 XT

Boa noite galera, se liga no Peppermint.

Alguém poderia me fornecer alguns detalhes da 6600XT ?
Ela é realmente boa em performance em games e sistemas ?

Peço desculpas o mal jeito, a placa real se parece muito com uma VHS igual a minha 6500XT da gigabyte.

Um processador 5600x é compatível com ela ?

É uma boa GPU, deve dar para jogar tudo em 1080p 60FPS no alto sem Ray Tracing. O XT é o mesmo que o TI da Nvidia, ou seja, é um aprimoramento da 6600, que é uma GPU de entrada.

Mas, assim, hoje não vale a pena no custo benefício, por exemplo, a RX 7600 tem um desempenho superior e está mais barata.

2 curtidas

Se estiver fazendo esse upgrade para jogar lançamentos e pensando em comprar 7600, indicaria poupar por mais um tempo para pegar a 7600XT de 16GB, já que 8GB está ficando apertado.

Um pouco mais em cima nesse mesmo tópico eu compartilho minha experiência com a 7600 (não-XT) e, resumidamente, não consigo jogar nada que não conseguiria jogar com uma 6600XT ou 5700XT.

Aproveitando o gancho, se não já tiver comprado a placa mãe, sugiro pegar uma com o chipset B550 (e não um anterior como o B450, ou o de entrada da mesma geração A520) para ter acesso às capacidades de PCI-e 4.0.

Não importa tanto para uma placa de entrada como a {6,7}600, mas será relevante para upgrade no futuro.

4 curtidas

Pô, seu relato veio em boa hora, eu tava de olho nessa 7600 de 8GB, considerando jogar em 1080p 60FPS, e então quer dizer que tá “faltando” VRAM? :face_with_diagonal_mouth:

Realmente os jogos estão muito mais exigentes, pensei que 8GB daria conta, e ela tá num preço OK :face_exhaling:

Com certeza, lindamente, ainda mais considerando o clock a mais que ele entrega, mas, bem pontuado, tem que ter um placa-mãe do mesmo nível que o aguente.

1 curtida

Se a 7600 estiver mais barata que a 6600XT e sabe pelos relatos/benchmarks que ela vai lhe atender, vá em frente. Não quis dizer de forma alguma que é uma placa ruim, tenho o mesmo usecase seu (jogos 1080p60 sem RT) e ela me atende muito bem. Há também fatores fora o desempenho gráfico que a 7600 é mais interessante – vai ter mais tempo de suporte (especialmente no Windows), tem mais codecs em hardware, há hardware dedicado para brincar com IA, etc.

O que eu quis ressaltar, e que é o motivo do meu leve arrependimento, é que a longevidade para lançamentos provavelmente vai ser a mesma de uma placa bem mais barata. Inclusive, como estamos no Linux e a Valve nos agraciou ray-tracing via software para todas placas AMD com Vulkan, a RX5700XT consegue rodar o último Indiana Jones a 1080p30 médio (e 1080p60 nas partes mais leves). Vale lembrar que esse jogo exige ray-tracing e não rodaria no Windows.

3 curtidas

E quais fontes reais que ela suporta tranquilamente ?
A minha é uma Corsair 650m que uso desde a minha antiga 9800GT que no momento está saboreando a 6500XT com bastante folga

1 curtida

Segundo o TechPowerUp, a potência de fonte recomendada para a 6600XT é de 450W; logo, deve caber com folga.

Minha fonte também é de 650W (da série MSI MAG) e está aguentando a minha RX 7600 (que também suga 160W) de boas.

2 curtidas

Bom dia rapaz.
Eu acho que vou seguir a sua recomendação porque não né..
Aqui no Rio a 7600XT tá uns 1800 peppermints, uns 200 pmos mais caro que a 6600XT
Com certeza também terei que substitui a minha fonte embora que a minha 6500XT ainda não está no território dela ainda e que ela não está no seu desempenho máximo pois minha MB só tem PCIex 2.0
7600XT e 6500XT ambas PCIex 4.0
Isso vai ser interessante.

Eu já escolhi minha MB da Asus com PCIex 4.0 para essas belezinhas

Não necessariamente. 8GB de vram ainda atende muito bem para 1080p. Porém se vc pensa a longo prazo, melhor pegar 16GB (Só por garantia).

1 curtida

Vale lembrar que as placas de vídeo atuais ainda possuem aquele recurso oculto chamado “Turbocache” que agora presente na AMD.
O exemplo tá na minha 6500XT que é de 4GB de vram mas no manual diz que ela precisa de pelo menos 16GB de ram para ter um bom funcionamento sem “Stuttering” em sistema e aplicações 3D e jogos ou eu estou enganado sobre o “TC” ?

O que importa é a interface de conexão, se a interface conectar vai funfar, agora se uma placa vai entregar todo o seu poder no processador é que eu creio que vc está perguntando.
Nesse caso vai na dica acima.

1 curtida

Você sempre me surpreende, já tem resposta pra tudo.
No dia em que você fizer e publicar uma distro linux sua, eu quero ser o primeiro a testar.

O que vc vai ganhar independente se o processador consegue fazer a placa entregar todo o seu poder.
Mesmo que a placa não entregue todo o seu poder, e vc instalar uma placa atual, vc vai ter as seguintes vantagens.
Ultima versão de APIs gráficas, Vulkan, vkd3d(WINE), dxvk(WINE).
Tecnologias gráficas modernas.
Poder usar inteligência artificial.
Poder minerar bitcoin.
Programas escritos em OpenCL ou CUDA.

O que vc não vai tirar muito beneficio se a CPU não consegue empurrar a placa de vídeo.
Jogos que puxa muito da CPU(todos).
Programas que puxa muita CPU(inteligência artificial se beneficia independente da CPU, mineração de bitcoin tmb).

1 curtida

A RX 6600 XT ainda é uma excelente placa de vídeo de entrada. Dá para jogar basicamente tudo em 1080p, desde que sabendo ajustar a qualidade nos títulos mais pesados. Ela é bem mais poderosa que a RX 6500 XT e não sofre das limitações severas de barramento desta.

Precisa, contudo, tomar cuidado com o valor. Ela está para sair de linha e tem ficado com preço elevado. Além disso, a arquitetura RDNA2 não tem núcleos de aceleração de IA e não poderá receber o FSR4 (que deve eventualmente chegar oficialmente para as placas RDNA3 - RX 7000).

O Ryzen 5 5600X a suportaria com muita folga (ele poderia empurrar mesmo placas bem mais potentes). Contudo, geralmente é mais negócio comprar o Ryzen 5 5600, que é basicamente a mesma coisa e custa menos. Evite, porém, o Ryzen 5 5600G e o Ryzen 5 5600GT, que têm o cache limitado e não suportam PCI-E 4.0.

Não necessariamente. A AMD tem “escorregado” com o uso desse termo. A RX 7600 XT, por exemplo, é uma RX 7600 com mais VRAM e clock mais alto (utilizando chips de melhor binning). Não há qualquer aprimoramento real na arquitetura ou no processamento.

O mesmo se aplica aos processadores: alguns modelos “XT” não trazem nada de novo, apenas um mísero overclock de fábrica. A AMD tem usado esse termo como estratégia de marketing, infelizmente.

No mais, acaba que todas essas placas (RX 6600, RX 6600 XT, RX 7600, RX 7600 XT, etc.) ainda se encaixam no segmento de entrada. Muitas vezes não temos esse entendimento no Brasil por conta do absurdo preço do hardware em relação ao nosso poder de compra, mas a realidade é que nenhum desses produtos chega sequer ao patamar de intermediário lá fora. Não estou dizendo que são placas ruins ou insuficientes, mas apenas reforçando isso porque é importante compreendermos a realidade do mercado nacional.

Mesmo a RX 7600 XT não passa de uma placa de entrada com muita VRAM. E eu falo isso mesmo tendo uma, rs. :sweat_smile:

Eu diria que intermediária seria uma RX 7700 XT, por exemplo.

A RX 7600 XT tem andado com o preço inflacionado. Além disso, a RX 9060 XT já foi confirmada no Computex e será lançada muito em breve, sendo bastante superior.

Essas placas de entrada estão vindo com limitações no barramento. Por exemplo, ao invés de usarem a totalidade das trilhas do slot PCI-Express (x16), utilizam muitas vezes x8, e com apenas 128 bits.

Mesmo placas como a RX 7600 já podem sofrer com o PCI-Express 3.0. O que melhora a situação é a presença do recurso Resizable BAR / Smart Access Memory nas plataformas mais atuais. Com ele ativo, aí sim a diferença é pequena:

A RX 7600 é uma das poucas placas que, atualmente, não estão com o preço tão inflado. Ainda faz sentido comprar, apesar do lançamento iminente da RX 9060 XT.

Sobre a VRAM, mesmo para 1080p já ocorrem algumas limitações. O último Indiana Jones foi um grande exemplo disso:

Ainda é possível e continuará sendo possível jogar em 1080p com placas de 8GB por muito tempo. Contudo, cada vez mais será necessário reduzir a qualidade das texturas, por exemplo (o que impacta bastante na qualidade gráfica).

Para 1440p em jogos mais novos, 8GB já se tornou bastante inviável. Mesmo a nova RTX 5060 Ti de 8GB consegue apanhar violentamente de uma “simples” Intel Arc B580 em diversos cenários (sendo que a B580 é de segmento bem inferior, mas tem 12GB de VRAM):

Vale destacar, ainda, que os algoritmos de compressão de VRAM da Nvidia ainda são superiores aos da AMD. Ou seja, placas da AMD tendem a sofrer mais quando estão limitadas pela VRAM (embora não exista milagre e as placas da Nvidia também sofram impacto, como o vídeo acima demonstra).

Pode manter a sua fonte tranquilamente, continuará suportando com folga. Continua sendo uma boa fonte.

Lembre-se de nunca usar estabilizador ou “no-break” com estabilizador integrado.

No mais, o termo fonte “real” não é correto. O que existem são fontes que prestam (e que, portanto, entregam a potência rotulada) e fontes que não prestam.

Toda fonte deveria entregar a potência rotulada, mas lamentavelmente ainda há muito lixo no mercado nacional (como modelos da OnePower, WiseCase, BRX, TGT, etc.).

Você tem certeza que é a RX 7600 XT? Se for, está “de graça” por R$ 1.800,00. A placa que geralmente pode ser encontrada perto dessa faixa de valor é a RX 7600, e não a RX 7600 XT.

Na minha RX 7600 XT eu paguei R$ 2.050,00, em uma ótima promoção em abril do ano passado (quando os preços estavam mais baixos).

A fonte você pode manter. Quanto à RX 6500 XT, ela de fato deve estar sofrendo uma enorme limitação aí na versão 2.0, já que usa apenas x4 do slot PCI-Express. É um chip de laptop adaptado para desktop e por isso há essa limitação.

Hoje em dia, 16GB de RAM é o mínimo para jogar tranquilo (ainda mais em sistemas com limitação na VRAM, pois ocorrerá swap para a RAM). Isso não tem relação com turbo cache, mas sim com as exigências dos próprios jogos.

4 curtidas

Isso ainda existe ???
Pensei que já tinha sido erradicado do mundo em 2010 kkk

Já ouviu falar num site chamado “boadica” ?
Aqui no Rio sempre compramos peças de informática com ele.
Ele foi o primeiro site muito antes da promoinfo.
Só que esse site tem um porém, se o dolar aumentar/diminuir por dia, no dia seguinte os preços mudam. Não é um site de compras online, somente te dá os preços dos lojistas e endereços.

Peço desculpas pelo borrão preto pois aí tem os nomes das lojas e seus telefones e formas de pagamentos.

Reparou bem os preços ??
É tentador não ?

Crysis Remastered, RE4 Remake, Lollipop Chainsaw RePop.
Esses jogos rodaram bem na 6500XT não em 1080p mas sim em 720p no High por causa da limitação de meu monitor por ser 1366x768 e com o V-sync ligado.
Mas.. tem um jogo DEMO que testei que ela sentiu a queda de FPS, talvez nem seja ela mas sim o meu processador no jogo “Echoes Of The Living”

Mas isso será resolvido em breve.

Infelizmente sim. É uma batalha sem fim contra o maldito estabilizador. :frowning:

Os preços nesses prints que você enviou não estão bons.

Sabendo regular a qualidade e aplicando algum upscaling quando necessário, mesmo a RX 6500 XT roda qualquer jogo em 1080p. O fato de uma placa ser de entrada não significa que entregará experiência ruim. :slight_smile:

1 curtida

Eu sei bem disso.
Apesar que antes de eu adquirir a 6500XT eu já tinha pesquisado mais uma placa de vídeo que era o meu sonho, a Nvidia GTX 1660 Super da “Colorful” mas o preço tava além do que eu podia comprar. e então decidi pegar a 6500XT

Então, entre a 6600/7600XT são placas que você não precisará se preocupar com requisitos de jogos atuais por um bom tempo já que a 7600XT é uma placa prodígio da 7900XTX