O @eddiecsilva e o @Capezotte já forneceram excelentes dicas.
Para complementar, se for usar Linux, eu recomendaria priorizar placas de vídeo da AMD, já que os drivers são totalmente open source e estão incluídos no kernel. Placas da Nvidia podem dar problemas no Linux, especialmente após atualizações de kernel, devido aos drivers proprietários (embora os drivers parcialmente open source estejam melhorando essa questão).
Eu tive muitos, mas muitos problemas com a Nvidia no Linux. Só recomendaria Nvidia caso você use algum recurso específico para trabalhar que dependa exclusivamente da tecnologia CUDA ou tenha desempenho muito superior com ela. Se não for o caso, compre sempre AMD.
No mais, considerando o orçamento e a questão da VRAM que os colegas já comentaram, eu diria para dar uma olhada na RX 6750 XT (12GB VRAM, GPU bem potente) ou RX 7600 XT (16GB VRAM, mas GPU mais fraca que a da RX 6750 XT, só compensa se custar menos que esta última).
O preço justo para a RX 6750 XT gira em torno de R$ 2.250,00 ou menos (e o ideal é evitar o modelo de referência, que tende a ser meio quente). Para a RX 7600 XT, R$ 2.100,00 ou menos. Acompanhando promoções você consegue pegar. Recomendo evitar a marca Gigabyte, que tem tido problemas crônicos no circuito de iluminação.
Um dos jogos que gerou polêmica recentemente com relação ao uso de VRAM foi o Indiana Jones (Indiana Jones and the Great Circle proves Nvidia wrong about 8GB GPUs | Digital Trends). Esse jogo tem ray tracing como requisito obrigatório e, embora as placas de vídeo da Nvidia geralmente desempenhem melhor em ray tracing, ficaram muito abaixo das placas da AMD que possuíam mais de 8GB de VRAM. Observe que mesmo a RTX 4060 Ti (8GB VRAM) sequer conseguiu atingir metade do desempenho da concorrente RX 6700 XT (12GB VRAM) mesmo em 1080p:
Outros problemas que podem ocorrer quando a VRAM estoura são a falta de texturas ou a perda de qualidade delas. Isso ocorre em jogos como o último Halo, que tendem a usar algoritmos para reduzir a qualidade das texturas em placas de 8GB para manter nível de desempenho suficiente (e isso ocorre mesmo em 1080p).
Ainda são poucos os exemplos de jogos que têm dificuldades com 8GB de VRAM, mas se quiser uma placa que dure bastante tempo, pode ser interessante investir em modelos com pelo menos 12GB. A Intel lançou recentemente a Arc B580, que pode se tornar uma ótima pedida (Intel Arc B580: A nice generational improvement - Intel Arc B580 review: The new $249 GPU champion has arrived - Page 8 | Tom's Hardware).
Lembre-se de verificar se o computador que receberá a placa possui uma fonte de alimentação suficiente e de boa qualidade. E ative o recurso de Resizable BAR (ReBAR) / Smart Access Memory (S.A.M.) na BIOS.