Placa de video boa para comprar?

Qual placa de video boa para comprar, tanto para windo e linux?

Nvidia ou qualquer outra.

Rode a maioria dos jogos sem problemas.

Depende do seu orçamento… Nvidia 4070 super

1 curtida

Não precisa ser uma placa de 4000 reais…

Mas uma placa boa.

Defina o orçamento e os programas que você utilizará.

1 curtida

Mais ou menos 2000 a 2500
Sobre uso seria para jogos. Não conheço muito coisa nessa área.

Se vc pesquisar bastante, da para pegar uma 4060.

1 curtida

Obrigado.

Vou pesquisar

Opa! Salve @swatquest, tudo bem contigo?

A resolução em que você pretende jogar é um dos fatores mais importantes para escolher a GPU mais adequada, o tipo de jogo também vai influenciar na escolha.

Por exemplo, uma RTX 3060/4060 provavelmente vão aguentar jogar em 1080p com definições altas de gráficos em muitos dos títulos modernos e ainda conseguir entregar uma boa taxa de FPS, com exceção de alguns lançamentos recentes que já foram pensados para exigir GPUs mais poderosas.

Se você vai jogar em resoluções maiores como WQHD ou UHD (4k), placas de entrada talvez não consigam entregar um bom desempenho em FPS, a menos que você abra mão da qualidade dos gráficos.

A mesma lógica vale pro lado da AMD, minhas sugestões:

• 3060ti ou 4060 / AMD 7600XT: para 1080p e no máximo WQHD, ajustando para ter uma boa experiência dependendo do jogo.
  • AMD 7700 XT e RTX séries 0070 ou 80: para foco em 4k 60 FPS com gráficos em definições maiores (essas aqui na fogem do orçamento).

Esse gráfico quem compartilhou comigo foi o @KairanD, ele é meu guru de hardware e sempre dá dicas muito boas.

Outro fator para considerar é a quanto de memória RAM, 8gb está começando a ficar apertado para lidar com lançamentos. Se couber no orçamento, pegar uma GPU com mais RAM vai ajudar a dar uma longevidade maior para o seu investimento.

:vulcan_salute:

5 curtidas

3060 encontrei de 12

Já o 4060 só de 8

Não é falando besteira mas gastar 2500 numa placa de vídeo visando jogos…
Com esse orçamento é mais propenso comprar um vídeo-game, é só colocar o jogo e malibuu tá aí o jogo rodando que é uma beleza sem se preocupar com ray tracing, resoluçôes e predefinições.
Lembrando que o PC faz 1001 coisas que o vídeo-game mas o mesmo em termo gráfico bate cara-a-cara.
Alguns afirmam que a RTX 4090 desempenha bem num processador Threadripper mas quem tem disposição num orçamento desses ?

1 curtida

Estou pensando ainda

Seria para videos também.

Mas o principal é para jogos… e não é nem para mim

Importante esse ponto, especialmente com ray tracing e outras brincadeiras de última geração.

Falo por experiência própria, tenho uma RX 7600 8GB e em alguns jogos tenho a sensação de que teria obtido um retorno melhor no investimento com uma RX 580 2048SP ou RX 5700XT “resto de mineração” (que, incidentalmente, têm 8GB também…) porque quando tento acionar um recurso “next-gen”, a VRAM me impede de o usufruir (travamentos que não ocorrem com a versão XT de 16GB ou o jogo fechando mesmo).

Em tempo: com o Spider-Man Remastered, observei que o comportamento quando a VRAM estoura no Linux é simplesmente deixar áreas em branco na tela, enquanto no Windows 11, com o mesmo hardware, é sair uma mensagem de erro e o jogo fechar sem mais nem menos. Ao menos aprecio a oportunidade de mexer nas configurações sem perder o progresso.

Tem o custo dessa conveniência. Jogos mais caros (e com desvalorização mais lenta quando deixam de ser lançamento), necessidade comprar novamente a biblioteca de jogos para quem está migrando do PC ou de outro console, retrocompatibilidade mais trabalhosa (quando existe), perder a capacidade de instalar mods, (não é meu caso, mas) pagar por online…

(Fora que nem consoles estão poupando o usuário de mexer com presets, vi no GoW Ragnarok, mesmo antes de sair a versão de PC).

Eu iria (e fui) na placa de vídeo.

2 curtidas

Dificilmente alguém com orçamento de entrada vai fazer uma escolha dessas, esse tipo de hardware é focado em entusiastas e profissionais. É bem fora do escopo do que está sendo discutido aqui.

Não sei se entendi ao certo, mas tem o fator “gosto” nessa história. Algumas pessoas preferem jogar no PC devido à flexibilidade, por mais que os consoles façam sentido como máquinas dedicadas.

Mas, como o @Capezotte disse consoles tem um preço de entrada 'menos caro", porque isso é compensado em serviços embutidos e no valor dos títulos que geralmente são mais altos.

2 curtidas

O @eddiecsilva e o @Capezotte já forneceram excelentes dicas.

Para complementar, se for usar Linux, eu recomendaria priorizar placas de vídeo da AMD, já que os drivers são totalmente open source e estão incluídos no kernel. Placas da Nvidia podem dar problemas no Linux, especialmente após atualizações de kernel, devido aos drivers proprietários (embora os drivers parcialmente open source estejam melhorando essa questão).

Eu tive muitos, mas muitos problemas com a Nvidia no Linux. Só recomendaria Nvidia caso você use algum recurso específico para trabalhar que dependa exclusivamente da tecnologia CUDA ou tenha desempenho muito superior com ela. Se não for o caso, compre sempre AMD.

No mais, considerando o orçamento e a questão da VRAM que os colegas já comentaram, eu diria para dar uma olhada na RX 6750 XT (12GB VRAM, GPU bem potente) ou RX 7600 XT (16GB VRAM, mas GPU mais fraca que a da RX 6750 XT, só compensa se custar menos que esta última).

O preço justo para a RX 6750 XT gira em torno de R$ 2.250,00 ou menos (e o ideal é evitar o modelo de referência, que tende a ser meio quente). Para a RX 7600 XT, R$ 2.100,00 ou menos. Acompanhando promoções você consegue pegar. Recomendo evitar a marca Gigabyte, que tem tido problemas crônicos no circuito de iluminação.

Um dos jogos que gerou polêmica recentemente com relação ao uso de VRAM foi o Indiana Jones (Indiana Jones and the Great Circle proves Nvidia wrong about 8GB GPUs | Digital Trends). Esse jogo tem ray tracing como requisito obrigatório e, embora as placas de vídeo da Nvidia geralmente desempenhem melhor em ray tracing, ficaram muito abaixo das placas da AMD que possuíam mais de 8GB de VRAM. Observe que mesmo a RTX 4060 Ti (8GB VRAM) sequer conseguiu atingir metade do desempenho da concorrente RX 6700 XT (12GB VRAM) mesmo em 1080p:

Outros problemas que podem ocorrer quando a VRAM estoura são a falta de texturas ou a perda de qualidade delas. Isso ocorre em jogos como o último Halo, que tendem a usar algoritmos para reduzir a qualidade das texturas em placas de 8GB para manter nível de desempenho suficiente (e isso ocorre mesmo em 1080p).

Ainda são poucos os exemplos de jogos que têm dificuldades com 8GB de VRAM, mas se quiser uma placa que dure bastante tempo, pode ser interessante investir em modelos com pelo menos 12GB. A Intel lançou recentemente a Arc B580, que pode se tornar uma ótima pedida (Intel Arc B580: A nice generational improvement - Intel Arc B580 review: The new $249 GPU champion has arrived - Page 8 | Tom's Hardware).

Lembre-se de verificar se o computador que receberá a placa possui uma fonte de alimentação suficiente e de boa qualidade. E ative o recurso de Resizable BAR (ReBAR) / Smart Access Memory (S.A.M.) na BIOS.

5 curtidas

Obrigado pessoal

Aqui tenho os dois sistemas, Windows e Linux.

• 3060ti ou 4060 / AMD 7600XT: para 1080p e no máximo WQHD, ajustando para ter uma boa experiência dependendo do jogo.
  • AMD 7700 XT e RTX séries 0070 ou 80: para foco em 4k 60 FPS com gráficos em definições maiores (essas aqui na fogem do orçamento).

Comparando com 4070 super. Qual seria da amd?

@eddiecsilva

Pelo que vi, amd é melhor no custo beneficio, mas em questão de tecnologia é inferior

1 curtida

Provavelmente seria uma 7800XT.

Para jogar, principalmente se você não for um gamer/benchmarker hardcore acho que não vai sentir tanta diferença. Mas, para quem trabalha usando as GPUs, dificilmente dá para usar a AMD como primeira escolha.

:+1:

Ok.

Vou analisar o custo.

12 gb está bom?

12Gb já deve dar algum fôlego, sugiro consultar alguns benchmarks porque além da quanto de memória, tem outras coisas como bits e as especificações da memória que podem afetar o desempenho.

Jovem @KairanD é o homem para dar dicas mais precisas.

1 curtida