Ícone do aplicativo não fica na bandeja do POPOS

Olá pessoal, recentemente resolvi instalar o POP OS no meu PC de trabalho, mas verifiquei um pequeno problema com o aplicativo do PJE Office (o qual utilizo para poder assinar digitalmente documentos em processos). No Linux Mint, o ícone dele abre corretamente na bandeja do sistema, mas no POP OS ele fica desse jeito estranho. Onde deveria estar o ícone, na bandeja, fica apenas um quadrado preto, que não abre nenhum menu se clico com o botão direito ou esquerdo do mouse, já a imagem do ícone fica do outro lado, toda borrada, abaixo do “Workspaces”, e também não abre nenhum menu quando clico nela. Alguém sabe me ajudar a resolver isso?

1 curtida

Alguns pontos a se considerar:
1- Você está usando uma versão de testes, que é o Pop!_OS 21.10;

2- A Cosmic ainda é imatura (comparando com o Gnome, usado no Pop!_OS 20.04 e o Cinnamon/XFCE/Mate do Mint);

3- A api que faz o fetch do ícones de terceiros no Pop!_OS (Cosmic) pode estar se perdendo e não conseguindo fazer o processo direito;

4- Você pode tentar contornar o “problema” instalando o menulibre, apagando o ataho criado de forma automática pelo .deb e fazendo você mesmo.

• Instalação: sudo apt-get install menulibre

2 curtidas

Entendi, obrigado pelos esclarecimentos. Creio que o menulibre não vai ajudar muito, porque o arquivo não é um .deb, é um executável .sh que necessito usar do terminal, e ele não criou um atalho no menu de aplicativos. Em vez disso, eu criei um comando personalizado no terminal para ativar ele sempre que eu precisar.

Vc pode criar um arquivo desktop em .local/share/applications

No arquivo chama o executável

Podendo colocar nome, ícones e etc…

1 curtida

Mas você pode criar um atalho de .sh usando o menulibre também. Apenas falei em .deb pois é o que aparecia no site da desenvolvedora para Linux.

1 curtida