Devido a ascenção eminente do Wayland e o x11 começando a entrar em desuso comecei a migrar para o wayland em tempo integral. Há alguns anos me adaptei aos twm e desde então não me interessei mais em usar os ambientes de desktop como gnome, kde, xfce embora eu ainda tenho o kde plasma instalado no computador “da família”.
Em relação aos outros twm o hyprland ainda é bem novo, mas seus recursos são bem completos. Animações suaves sem comprometer o desempenho, escrito em C++, blur e sombras nativos, o dispachante hyprctl, o arquivo de configuração é recarregado em tempo real e muito mais.
Primeiramente testei em um desktop (Phenom II x4 + RX550) e usei tanto no arch como no fedora. Depois instalei em um notebook ideapad 3 (Ryzen7 5700u). No desktop não tive nenhum problema, o sistema funcionou normalmente, já no notebook tive problemas com o encerramento do próprio Hyprland pelo que percebi tem um bug em qualquer comando que encerra o Hyprland como reboot, poweroff, hyprctl dispatch exit. O bug me deixava em uma tela preta quando executava comandos de energia, mas não acontecia sempre. Para contornar esse problema enquanto não sai uma nova atualização para o Arch linux recorri ao tty mesmo. Desinstalei o sddm e antes de desligar ou reiniciar o sistema eu primeiro fecho o Hyprland. Primeiro testei killall Hyprland
mas as vezes retornava um erro, agora uso o comando loginctl kill-session $XDG_SESSION_ID
e agora está funcionando normalmente sem erros.
os pacotes que uso pra o hyprland no são:
hyprland
hyprpaper
xdg-desktop-portal-hyprland
xdg-desktop-portal-wlr
waybar
wofi
pulseaudio
qt6-wayland
polkit-kde-agent
grim
slurp
cliphist
wl-clipboard
ttf-font-awesome
dunst
Como estou logando pelo tty, basta eu digitar Hyprland
+ enter. O Sistema prova que é leve na sua inicialização:
Dentre esses pacotes gostaria de mencionar a waybar que têm uma integração incrível com o hyprland. Já que no hyprland conseguimos configurar o local exato de cada aplicativo separadamente, eu crio algumas interfaces gráficas em python e faço elas abrirem em seus respectivos botões da waybar o que dá um efeito bem legal, além disso pode-se configurar um unicode para cada aplicativo do sistema, facilitando a visualização nos espaços de trabalho.
Exemplo de um aplicativo integrado com a waybar:
sobre os unicodes dos espaços de trabalho:
Enfim, estou gostando bastente do workflow do hyprland, da customização, das animações e dos outros recursos também. Espero que a comunidade linux ajude os criadores do projeto a aperfeiçoá-lo ainda mais.
Artigos úteis: Hyprland Wiki e Arch Wiki - Hyprland
Minhas configurações: https://github.com/SobDex/hyprland-Materia-dark
Edit: Sobre o problema de logout a wiki do Hyprland aconselha a usar o AUR sddm-git como gerenciador de login caso não queira logar pelo tty como eu. Outro sddm testado com sucesso foi o sddm-sway do fedora 39.