Um novo sistema *BSD vem aí, tendo um objetivo ambicioso de ser um SO focado na simplicidade, elegância e usabilidade. O helloSystem baseia-se no FreeBSD.
Utiliza o OpenZFS como seu sistema de arquivos padrão e um gerenciador de arquivos baseado no PCManFM. Tem sua interface em Qt com layout inspirado no MacOS.
Para mais informações, acesse o post do OMG! Ubuntu!:
Pra quem não sabe inglês, segue a matéria do Sempre Update:
Vale lembrar que ainda está no começo de seu desenvolvimento, mas se quiser baixá-lo, acesse o Github do projeto.
O problema é que os *BSDs são um nicho bem mais específico que o universo linux. Se já é difícil manter uma distro linux por algum tempo, imagina uma distro *BSD com número de usuários e contribuição (desenvolvimento/financeiro) bem limitado
Esse sistema helloSystem tem algo que eu acho que o Linux deveria ter (até hoje não sei porque ninguém implementa isso no Linux), é o tratamento gráfico das mensagens de erros.
Dentre os *BSDs, esse helloSystem foi o que fiquei mais interessado até o momento. Espero que dê tudo certo (e que não acabe como o FuryBSD que nem pude testar antes de seu fim)
Eu o conheci recentemente e achei incrível, o problema é que a maioria desses BSDs user-friendly tem vida curta, vamos torcer que vingue, pois ainda está em desenvolvimento.
Lembrando que o pacote não está listando as dependências, então recomendo a instalação somente para usuários avançados (aqueles que saberão instalar manualmente as depednências.
Compilei também o gerenciador de arquivos Filer-qt:
Infelizmente não sei tratar as dependências, por isso os pacotes não a listam. Caso alguma dependência esteja faltando, o programa não vai executar e vai dizer no terminal qual é a dependência faltante e você deve tentar instalar através do APT.
Ele envia dados sobre o hardware para ajudar os desenvolvedores a priorizarem os hardwares mais usados, assim como faz o Ubuntu e outras distros linux, certo?