helloSystem, um *BSD que quer ser como o MacOS

Um novo sistema *BSD vem aí, tendo um objetivo ambicioso de ser um SO focado na simplicidade, elegância e usabilidade. O helloSystem baseia-se no FreeBSD.

Utiliza o OpenZFS como seu sistema de arquivos padrão e um gerenciador de arquivos baseado no PCManFM. Tem sua interface em Qt com layout inspirado no MacOS.


Para mais informações, acesse o post do OMG! Ubuntu!:

Pra quem não sabe inglês, segue a matéria do Sempre Update:

Vale lembrar que ainda está no começo de seu desenvolvimento, mas se quiser baixá-lo, acesse o Github do projeto.


E aí, o que vocês acham, será que vai pra frente? :thinking: :v:

14 curtidas

Não sei não, vários (vários mesmo) projetos com o foco parecido foram descontinuados/mudaram de base.

Exemplos: FuryBSD, PCBSD&TrueOS, Debian GNU/kFreeBSD, etc.

Lista completa: List of BSD operating systems - Wikipedia

3 curtidas

O problema é que os *BSDs são um nicho bem mais específico que o universo linux. Se já é difícil manter uma distro linux por algum tempo, imagina uma distro *BSD com número de usuários e contribuição (desenvolvimento/financeiro) bem limitado :thinking: :v:

1 curtida

Alguns aplicativos dessa distro podem ser instalados no Linux
Dock: GitHub - helloSystem/Dock: Application dock
Global menu: GitHub - helloSystem/Menu: Global menu bar written in Qt
O gerenciador de arquivos é fork do Pcman-fm: GitHub - helloSystem/Filer: A file manager that can also render the desktop

1 curtida

Esse sistema helloSystem tem algo que eu acho que o Linux deveria ter (até hoje não sei porque ninguém implementa isso no Linux), é o tratamento gráfico das mensagens de erros.

3 curtidas

Huuum! mais um *BSD para a minha lista de futuros testes.

Espero que não tenha o mesmo fim do PCBSD.

2 curtidas

Dentre os *BSDs, esse helloSystem foi o que fiquei mais interessado até o momento. Espero que dê tudo certo (e que não acabe como o FuryBSD que nem pude testar antes de seu fim) :v:

2 curtidas

Eu o conheci recentemente e achei incrível, o problema é que a maioria desses BSDs user-friendly tem vida curta, vamos torcer que vingue, pois ainda está em desenvolvimento.

2 curtidas

FuryBSD (do qual ele é derivado) já passou por alguma mudança de foco?

@Rodrigo_Zimmermann Mas, ele tem um diferencial, ele não quer apenas replicar o visual de um Mac, mas, implementar no BSD tais funcionalidades:

1 curtida

Compilei a dock, que é um fork do Cyber-dock da distribuição Linux CyberOS, e disponibilizo o pacote .DEB no link: http://my.opendesktop.org/s/knGbkWebYHm4Fbp

Lembrando que o pacote não está listando as dependências, então recomendo a instalação somente para usuários avançados (aqueles que saberão instalar manualmente as depednências.

Compilei também o gerenciador de arquivos Filer-qt:

Infelizmente não sei tratar as dependências, por isso os pacotes não a listam. Caso alguma dependência esteja faltando, o programa não vai executar e vai dizer no terminal qual é a dependência faltante e você deve tentar instalar através do APT.

1 curtida

Até onde sei, o FuryBSD foi descontinuado. Saca só:

https://www.furybsd.org/

1 curtida

Meu Deus, mas, já? Fazem menos de 6 meses que testei. Esses projetos não vão para frente mesmo.

2 curtidas

Eu acharia interessante se o pessoal do GhostBSD (outro *BSD com foco “user-friendly”) se unissem a esse novo projeto.

3 curtidas

Seria bom realmente.

2 curtidas

Também, unir esforços em um *BSD só, talvez assim possam ir mais longe e fugir do trágico destino das distros *BSD user friendly :thinking:

1 curtida

Achei legal a iniciativa. Tomara que vingue.

2 curtidas

Baixando aqui pra testá-lo, melhor não adiar :joy: (vai que acontece o mesmo que aconteceu com o FuryBSD).

2 curtidas

Não se esqueça de adicionar seu hardware ao banco de dados Hello por: hw-probe/INSTALL.BSD.md at master · linuxhw/hw-probe · GitHub

4 curtidas

Ele envia dados sobre o hardware para ajudar os desenvolvedores a priorizarem os hardwares mais usados, assim como faz o Ubuntu e outras distros linux, certo? :thinking:

Essa ISO beta é live?

1 curtida