helloSystem, um *BSD que quer ser como o MacOS

Ainda não pude testar, mas acredito que sim :thinking:

1 curtida

Baixei a imagem e tem “Live” no rótulo, apesar de não ter essa informação em nenhum outro lugar que eu encontrei. Irei testar amanhã ou depois.

1 curtida

Vou aproveitar o domingo pra brincar com esse sistema
Depois posto uma mini análise aqui :v:

Alguém conseguiu iniciar essa ISO? No QEMU, com as mesmas configurações que iniciam o MidnightBSD, o Hello me joga imediatamente para o Rescue. O único erro que vejo no boot é “Can’t find fwohci.”, que parece ser um módulo relacionado a Firewire.

1 curtida

acho que não, o criador só está usando BSD porque lá não tem systemd, wayland, flatpak… e todas “coisas da Red Hat” que o Simon (Probono no twitter/dev do appimage) não gosta. É pura birra!

Agora, o sistema não tem nem um sistema de atualização ainda! Ótimo para ficar desatualizado e vulnerável! e ele nem parece se preocupar com isso…assim como fez com appimage…

Em fim, projeto que começou por birra e querendo copiar o MacOS das antigas…acho engraçadinho…rs

Wow, BSD raiz com AppDir :v

É complicado, talvez aos moldes do Linux sim, mas em larga escala não, ele tá muito no início ainda não da pra saber o que vai acontecer

Vale lembrar que uma leitura rápida mostra que a motivação por usar BSD não tem absolutamente NADA a ver com o SystemD, Flatpak ou whatever do Linux (até porque dá pra se livrar de toda a tralha usando um Devuan da vida), mas sim por causa de violações de privacidade da Apple, por causa da mesma fazer parte de PRISM e por não usar criptografia p2p e por causa da GPL não sei porque mas tenho impressão que os fãs da RHEL pensam que o universo gira em torno dela

Engraçado que tipo, na primeira linha da docs trata exatamente disso:

hello is currently being developed. It is not yet available for general use

Em outras palavras, não é pra usar, é pra testar, eles estão buscando compatibilidade de hardware o helloSystem, também serve pra facilitar e muito essa questão de saber em qual hardware BSDs no geral vão rodar

4 curtidas

Precisa instalar o suporte a OVMF no geral é o pacote edk2-ovmf, instala no host

1 curtida

No virtualbox não precisa do suporte a OVMF, certo? :thinking:

1 curtida

É realmente necessário no mínimo 4GB de RAM para utilizá-lo? Se for, será impossível eu conseguir rodar esse sistema :man_facepalming: :joy:

1 curtida

Considerando que réplica o visual de um Mac é bem possível.

Eu testei aqui sem precisar instalar mas não lembro se puxou dependência ou se veio por padrão

Pior que não, menos de 4 GB ele não dá boot, mas com 4 GB funcionou bem fluido incluindo várias abas no chromium

1 curtida

Puts, aí ferrou :confused:

Tentei rodar ele com o Boxes mas travou a máquina toda. Tive que dar reset, primeira vez que tenho que fazer isso nesta máquina.
Pena, estava curioso…

Deu a mesma coisa no meu Qemu. Diferença, a máquina virtual toda travava, até para começar a instalar o Falkon, mas o host continuava de boa, indicado que o que estava sendo exaurido eram os recursos da VM.

É algo que não acontece com nenhum distro Linux que eu já testei no modo live em VM (a maioria pelo menos o básico funcionava com 1/2GB de RAM). Aliás, outros BSDs já rodaram mais suavemente aqui (inclusive o GhostBSD).

1 curtida

O blog Unix Universe (que em breve será Linux Universe) fez uma análise do helloSystem :v:

2 curtidas

E então? Alguma novidade? Já pode ser usado em produção?

1 curtida

Esse link está offline.

O site iria mudar de nome e domínio, de Unix Universe para Linux Universe. Acredito que esteja em transição :thinking:

1 curtida

Até a última vez que vi, estava em versão de teste :thinking:

O Marcos do TerminalRoot fez uma análise do helloSystem!

5 curtidas