As 2 primeiras partições são usadas pelo Win7
A terceira, não tenho a menor ideia, provavelmente usada pelo Linux
A partição 4, estendida não sei de quem
A partição 5, o sistema de arquivos do Ubuntu propriamente dita
e entre a 2 e 3º partição há um espaço livre de 47 GB que gostaria de anexar a partição 5
Mas… Como fazer?? Não encontrei nada a respeito e não estou conseguindo entender como fazer sem perder tudo…
Agradeço de coração, a quem puder me dar uma luz…
Abraços e obrigado!!!
Então … vou me preparar, primeiro psicologicamente, p/ zerar e começar tudo novamente… desta vez sem improviso… Win7 e Ubuntu, cada um o pedaço que merece…
Cara, dificil, eu imagino que não tenha como pegar essa partição 3 para a partição 5, até porque parece que ela tá criptografa.
Aconselho voce a fazer um backup do q está no linux, entrar no Windows , desfazer essas partições 4 e 5, e inteirar todas no windows e refazer o boot do windows que se voce so fez o grub é simples , so retirar o boot do linux.
Reinstale o linux ao lado do windows normalmente, ele vai criar e rearranjar as partições do jeito certo no modo automatico so vc mostrar quantos Gb quer para o sistema.
Nesse caso, estarei estendendo a partição de 32 GB para 48 GB. Mas tem outra partição de 48 GB entre a que quero aumentar e o espaço livre. Com isso, vá para a partição que está “bloqueando o caminho” e vá em “Redimensionar/Mover”
E como estou movendo uma partição que contém um dos sistemas do Dualboot desse SSD, apareceu um aviso de que isso pode causar uma falha na inicialização do sistema.
Não é que a porção FAT não é enxergada pelo Linux, mas sim que ela está totalmente integrada ao sistema. Como assim?
O Linux tem uma “pasta raiz”, que é o /, e todas as partições que estão relacionadas a esse / são vistas como uma coisa só. E essa partição FAT de 538 MB ela é criada para guardar o Boot do Linux, que normalmente fica no /boot ou no /boot/EFI.
Apesar da pasta /home estar numa partição diferente (dá pra ver pelo tamanho das partições), ela está totalmente integrada no /. O Linux enxerga essas partições que partem do / como uma coisa só.
Testei aqui, e ao menos a partição exFAT, você consegue mover ela. E é exatamente isso que o OP precisaria fazer: Mover a partição FAT para o lado esquerdo no espaço livre.
Talvez, o que ele tenha que primeiro estender a partição estendida, para aí sim estender a partição do Ubuntu, pois a partição do Ubuntu está dentro da partição estendida.
Pessoal, obrigado por mais uma grande aula.
Estão vendo? Aos poucos vou aprendendo a lidar com estratégia num SO que até então é um grande mistério…rsrsrsrsrs… Vou rever, reler e estudar essa proposta do @rapoelho, que me pareceu bem interessante e aplicar, não sem antes fazer um bom bkp, e logo menos posto o resultado. A todos um GRANDEEE abraço…e Boa Semana…