Hello.... Partições

Ubuntu 24.04.02
Lenovo ThinkPad LTS410 4,0Gib SSD240GB Gnome 46

Absolutamente iniciante , mas, numa uma hora destas aprendo…

As 2 primeiras partições são usadas pelo Win7
A terceira, não tenho a menor ideia, provavelmente usada pelo Linux
A partição 4, estendida não sei de quem
A partição 5, o sistema de arquivos do Ubuntu propriamente dita
e entre a 2 e 3º partição há um espaço livre de 47 GB que gostaria de anexar a partição 5
Mas… Como fazer?? Não encontrei nada a respeito e não estou conseguindo entender como fazer sem perder tudo…

Agradeço de coração, a quem puder me dar uma luz…
Abraços e obrigado!!!

Não tem como

Você só pode anexar na partiçao 2

1 curtida

Então … vou me preparar, primeiro psicologicamente, p/ zerar e começar tudo novamente… desta vez sem improviso… Win7 e Ubuntu, cada um o pedaço que merece… :person_bowing:

Não sei se conseguirá
Mas tente aumentar na fat, a partição da direita.

Mas acho que é só da esquerda

Windows 7 não é recomendado mais usar.

Acabou o suporte de segurança

A porção FAT não é enxergada pelo Linux

Acho até que dá p/ “inventar” algum gato, mas daria muito trabalho e não vai justificar o tempo gasto…

Vou ficar com a opção de zerar tudo e colocar um SSD de 512 (espaço disponível nunca é demais), que é a melhor das opções…

Grande abraço!!! Tenha um ótimo final de semana…

No caso você vai passando pouco a pouco.

Mas não sei se pode para direita.

Coloque como resolvido

1 curtida

Cara, dificil, eu imagino que não tenha como pegar essa partição 3 para a partição 5, até porque parece que ela tá criptografa.

Aconselho voce a fazer um backup do q está no linux, entrar no Windows , desfazer essas partições 4 e 5, e inteirar todas no windows e refazer o boot do windows que se voce so fez o grub é simples , so retirar o boot do linux.

Reinstale o linux ao lado do windows normalmente, ele vai criar e rearranjar as partições do jeito certo no modo automatico so vc mostrar quantos Gb quer para o sistema.

Aqui alguém ja mostrou o jeito simples pra retirar o grub do boot Link de como remover o grub do boot do windows - Dio Plus

1 curtida

Eu sei que você é um iniciante, mas o jeito seria usar um particionador de disco para fazer essa mudança.

Pois o particionador permite você fazer essas alterações, mas você teria que ter um Pendrive com Linux para poder fazer isso com mais segurança.

E atenção: Mesmo assim, faça Backup dos seus arquivos.

E nesse caso, estarei usando o GParted. Ele tem essa interface aqui.

E você seleciona o disco que você quer particionar, aqui em cima.

Nesse caso, estarei particionando o meu SSD Externo.

Nesse caso, estarei estendendo a partição de 32 GB para 48 GB. Mas tem outra partição de 48 GB entre a que quero aumentar e o espaço livre. Com isso, vá para a partição que está “bloqueando o caminho” e vá em “Redimensionar/Mover”

Irá aparecer uma janela assim, você pega a partição e move ela até o final

E clique em “Redimensionar/Mover”.

E como estou movendo uma partição que contém um dos sistemas do Dualboot desse SSD, apareceu um aviso de que isso pode causar uma falha na inicialização do sistema.

Se você quiser prosseguir, é só dar um “Ok”. E com isso, esse será o leiaute das partições do disco:

E para aumentar a partição, vá na partição desejada, e vá em “Redimensionar/Mover”

E tal como na hora em que movemos a outra partição, irá aparecer essa janela aqui.

Nesse caso, é só redimensionar a partição para o tamanho máximo. E clicar em “Redimensionar/Mover”

Com isso, as Partições estarão assim:

Mas essas alterações não estão aplicadas ainda. Para aplicar, tem que clicar nesse botão.

Vai aparecer esse aviso aqui, informando que pode causar perda de dados. Se você estiver seguro de que quer prosseguir, clique em “Aplicar”.

E se você clicou em “Aplicar”, as operações terão início. E pode ser que demore um pouco para essas operações serem concluídas.

Não é que a porção FAT não é enxergada pelo Linux, mas sim que ela está totalmente integrada ao sistema. Como assim?

O Linux tem uma “pasta raiz”, que é o /, e todas as partições que estão relacionadas a esse / são vistas como uma coisa só. E essa partição FAT de 538 MB ela é criada para guardar o Boot do Linux, que normalmente fica no /boot ou no /boot/EFI.

Um exemplo de como isso é integrado, é aqui:

Apesar da pasta /home estar numa partição diferente (dá pra ver pelo tamanho das partições), ela está totalmente integrada no /. O Linux enxerga essas partições que partem do / como uma coisa só.

1 curtida

O problema que ele estava querendo aumentar uma partição sem estar no lado da outra.

Não tem como.

Não sei se a proxima partição pode pegar o espaço da outra.

Se não me engano é só a anterior

1 curtida

Nesse caso, ele teria que mover a partição FAT de 538 MB para a Esquerda, dentro desse espaço livre para aí esse espaço estar acessível.

2 curtidas

Mas acho que fat não pega o espaço livre.

Só partição 2

Eu até passei este processo para ele, mas acho que seria complicado, pois ele teria que passar e depois tirar e por ai vai

1 curtida

Testei aqui, e ao menos a partição exFAT, você consegue mover ela. E é exatamente isso que o OP precisaria fazer: Mover a partição FAT para o lado esquerdo no espaço livre.

Não redimensionar ela. Apenas mover. Como tenho essa partição FAT em meu SSD, posso testar isso.

1 curtida

Bom, consegui diminuir uma das partições para simular isso e mover a partição FAT para a direita. O que é uma simulação da situação do OP.

O que ele precisaria é pegar essa partição FAT…

… mover ela para a esquerda, para liberar o espaço livre…

… e pegar a partição onde está o Ubuntu…

… e redimensionar ela para o espaço total.

O que arrumaria o leiaute das partições do disco dele.

Talvez, o que ele tenha que primeiro estender a partição estendida, para aí sim estender a partição do Ubuntu, pois a partição do Ubuntu está dentro da partição estendida.

2 curtidas

Pessoal, obrigado por mais uma grande aula.
Estão vendo? Aos poucos vou aprendendo a lidar com estratégia num SO que até então é um grande mistério…rsrsrsrsrs… Vou rever, reler e estudar essa proposta do @rapoelho, que me pareceu bem interessante e aplicar, não sem antes fazer um bom bkp, e logo menos posto o resultado. A todos um GRANDEEE abraço…e Boa Semana…

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.