Todos os problemas relatados nesse tópico a respeito do notebook com Linux persistem. Na minha opinião, é um péssimo investimento para quem quer rodar qualquer distro: fiz testes com Ubuntu, Kubuntu, Fedora, Manjaro e até o Mint (aquepontochegamos.jpg).
Os pontos positivos do notebook são o design e a construção de qualidade: é muito bem montado, sólido e tem um acabamento sóbrio, teclado confortável, hardware muito bom e tem um design que eu considero de bom gosto. Mas o teclado sem pipe e barra invertida (sério cara, eles lançam a parada para um público profissional e somem com essas teclas que 100% dos programadores, como é meu caso, usam) e a quase total incompatibilidade com Linux tornam esse laptop uma proposta muito ruim.
Eu não compraria, mas se você acabou comprando (eu comprei no lançamento e nunca imaginaria esse nível de incompatibilidade), reclame e poste análises na página da Samsung. Pelo menos você impede outros desavisados de cometer a mesma besteira.
Alguém perguntou aí sobre interfaces para armazenamento. São três: uma NVMe x4 (que vem com um SATA de 256 GB), uma baia NVMe x2 (que não roda SATA e vem vazia) e uma baia SATA de 2,5".
Meu plano agora é torcer pra que o dólar despenque (HAHAHAHAHA) para poder importar um XPS 15.