RC - release candidate - são versões de software em estágio avançado de desenvolvimento e que são candidatas à serem a versão final. ou basicamente um beta que tem chance de ser a versão final. Eu não recomendo usar kernel RC no dia-a-dia, eu só apliquei no meu caso para ver se fazia alguma diferença: não fez, mas me deu convicção de que o problema é de suporte ao chipset Cannon Point da Intel.
Lance é esperar para que mais gente reclame para que o suporte seja corrigido.
Legal, estou acompanhando o link que vc me passou do fórum do ubuntu, e vou atualizar o nome do notebook no link do forum no linux mint pra ver se galera responde = )
Boa notícia: tem muitos bugs relacionados a o mesmo tipo de problema de som no tracker de bugs da Canonical. Esse aqui, por exemplo, envolve até um notebook da Samsung. Achei alguns bem parecidos com a situação do HDMI também.
(se puder marcar o “does this bug affect you?” ajuda para tornar mais relevante)
Encontrei o mesmo problema - nenhum som, som distorcido ou inconsistência na reprodução - relatado várias vezes em notebooks mais recentes.
Má notícia: tem muitos relatos de bugs, e alguns de meses já.
Meu palpite é que com compras de fim de ano agora vai aumentar o índice de relatos e isso tende a acelerar o processo de correção. Em uma das discussões, alguém indica que isso pode ser problema de drivers Realtek muito antigos e que eles não atualizam há anos. Enfim, o lance é ter paciência e ir acompanhando essas discussões.
Estive hoje na Fastshop e dei uma olhada neste notebook. Na verdade quase fechei o negócio hoje, mas decidi pelo menos esperar a Black Friday.
Resolvi dar uma pesquisada na compatibilidade com Linux (uso openSUSE) e me deparei com este post. Gostaria de pedir que vocês se possível atualizassem este post quando houver novidades com relação aos problemas citados.
Aproveito e pergunto:
Onde vocês compraram o de vocês?
Fora a saída HDMI e a saída do fone de ouvido, mais algum problema?
Obrigado pela resposta. Eu vou acompanhar e aguardar a resolução deste problema antes de fazer este investimento. A saída HDMI é bem importante para mim pois eu faço muitas talks em eventos.
Fico na torcida para que surja logo uma solução para vocês!
cara, linux mint eu nao curti ele para usar placas hibridas, e olha que minha placa é antiga viu, Geforce GT 740M! estou com o manjaro sem problemas, vc pode usar o manjaro ou o regataOS, caso queira o manjaro eu te ajudo a instalar o driver! Telegram: @jose_rafael
@danilosilva87 Cara, eu não sei como te ajudar, ao contrário, te peço uma ajuda. Tu encontrou a tecla de barra invertida ou barra em pé nesse notebook? Eu acabei de comprar um e nao encontro essa tecla! Como é possível? Muito obrigado!
Eu trampo com programação, então acabo usando muito o pipe (|) porém também não achei, mas nem fui atrás depois pq acabei voltando a instalação do windows, mas nem to usando ele pra desenvolver, estou usando o meu antigo.
Eu vou ver se acho alguma coisa e te aviso qlq coisa.
@joserafael blz ? eu instalei o windows de volta nele, mas eu vou comprar um outro hd e vou add nele e faço esse testes, qlq coisa te dou um salve no telegran, valeu mestre! = )
@richheavy, quando eu comprar um outro hd vou fazer esse teste tbm, valeu pela dica!
Estou precisando comprar um notebook e o S51 com i5 ta parecendo um ótimo negócio.
Mas tendo em vista esse problema fico com um pé atrás. Estou vindo do MacOS e pretendo instalar o Zorin OS no note como minha primeira experiência Linux no meu computador principal - tenho usado uma live do Zorin num laptop bem antigo aqui pra me familiarizar.
Gostaria de aproveitar e perguntar também se o leitor de digital e trackpad funcionam bem, pois vi que esses, junto com o “acordar” depois de fechar o note, são problemas comuns em laptops com Linux. A experiência de vocês é positiva?
primeiro liste seu hdmi com o comando aplay -L
agora teste uma saída hdmi, por exemplo card 1 device 7
então vamos ao teste da mesma com o comando aplay -D plughw:1,7 /usr/share/sounds/alsa/Front_Center.wav (ou outro caminho para um wav de sua preferência, veja que aqui testamos a saída hdmi escolhida que no caso é a card 1 e device 7 para ver se consegue reproduzir o arquivo wav)
se caso deu certo, vc ouviu o wav ou se não ouviu porém não deu nenhum erro e quer agora configurar essa saída hdmi no pulseaudio como padrão vai fazer o seguinte agora:
abra o arquivo /etc/pulse/default.pa (como root)
localize o seguinte: load-module module-alsa-sink e coloque na frente dele caso não tenha o seguinte device=hw:1,7 então vai ficar assim:
load-module module-alsa-sink device=hw:1,7
se a linha estiver comentada assim #load-module module-alsa-sink device=hw:1,7 (remova o #)
salve e reinicie o pulseaudio com o comando: pulseaudio -K ou reinicie o linux e veja se funciona o hdmi (escolha ele ali nas configurações de som perto do relógio do sistema) e se não funcionar vai mudando lá no arquivo /etc/pulse/default.pa por outros cards e devices e reiniciando o pulseaudio ou o sistema e escolhendo o hdmi nas configurações de som ali perto do relógio até que consiga pegar o hdmi correto que funcione
boa sorte