Hd criptografado nao monta

Esses aqui são prováveis superblocos;
32768, 98304, 163840, 229376, 294912, 819200, 884736, 1605632, 2654208,
4096000, 7962624, 11239424, 20480000, 23887872, 71663616, 78675968,
102400000, 214990848

Rode esse comando:
sudo e2fsck -pf -b SUPERBLOCO /dev/mapper/DISPOSITIVO.
Sendo BLOCO um destes números. Tenta todos eles e vê se funciona.

root@kaak-desktop:/home/kaak# sudo e2fsck -pf -b 32768 /dev/mapper/luks-9c631fe2-3060-49a5-964e-9a83c2727f41
Erro lendo bloco 91258880 (Erro de entrada/saída).

TOK: INCONSISTÊNCIA INESPERADA; EXECUTE O fsck MANUALMENTE.
(ou seja, sem as opções -a ou -p)

Utiliza só a opção -f

root@kaak-desktop:/home/kaak# sudo e2fsck -f -b 98304 /dev/mapper/luks-9c631fe2-3060-49a5-964e-9a83c2727f41
e2fsck 1.46.5 (30-Dec-2021)
Erro lendo bloco 91258880 (Erro de entrada/saída). Ignorar erro? sim
Forçar reescrita? sim
super-bloco tem um diário inválido (inode 8).
Limpar? sim
*** journal has been deleted ***

Bandeira has_journal de super-bloco limpa, mas está presente um diário.
Limpar?

Continua esse processo até finalizar.

Se quiser responder sim em tudo você roda o comando com a opção -y. Mas vou avisando que alguns arquivos podem ficar corrompidos. Se conseguir montar de novo, recomendo fazer uma cópia dos arquivos. Pode ser que o HD esteja com problema.

TOK: ***** O SISTEMA DE ARQUIVOS FOI MODIFICADO *****

TOK: ********** ATENÇÃO: O sistema de arquivos ainda tem erros **********

TOK: 43372/45785088 ficheiros (8.2% não-contíguos), 151952892/183139072 blocos
FUNCIONOUUUUUU!!!. Muito Obrigado mesmo.Pensei q estava na roça, vou passar tudo para outro hd.
ele fala que sistema de arquivos contem erros. Precisaria fazer tudo de novo pra eliminar isso? Tem como fazer scan disk para ver onde tem e quantos bad blocks tem, como no windows?

1 curtida

Meu, muito obrigado tbm pela ajuda. consegui recuperar, vou colocar 2 hds para ter mais segurança. Noa vou colocar ssd pois ja tive problemas um mes apos ter comprado da Kingston. Vai hd normal mesmo.
Obrigado por tudo e parabens pelas dicas

2 curtidas

Se o problema do superblock foi resolvido, rode o e2fsck -p -f.
Anota os endereços dos superblocks num papel, eu trocaria o FS. Alguns arquivos perdidos podem ser armazenados em “lost+found”.

Sim. Pode pode usar refazer comando com a opção -y para responder sim para tudo.
Você pode marcar os badblocks (se houver) com o comando
badblocks -o badblocks.txt DISPOSITIVO
Depois reformate com mkfs.ext4 -l badblocks.txt DISPOSITIVO
Antes de fazer isso, backup dos arquivos importantes.

Onde que vc viu badblock? o badblock impede o dispositivo de ser lido, isso n aconteceu.
Ele escreveu badblock mas é pq ele acha que badblock e superblock a mesma coisa.
@kaak Badblock é danos físicos no setores do dispositivo de armazenamento, superblock é um espaço que o EXT usa para armazenar alguma coisa dele mesmo. Um tem nada a ver com o outro.

Acho que o gnome disk tem opção de formatar marcado badblocks também. Alguma verificação profunda ou algo do tipo.

Erro lendo bloco 91258880 (Erro de entrada/saída).
Esse erro poderia ser um badblock.

Para procurar badblock é o programa badblocks, mas primeiro se ele estiver em SSD isso é inútil em SSD porque o SSD permite a leitura e trava o dispositivo como somente leitura e não permite escrita e não tem nada a ser feito pq o firmware do SSD faz esse travamento.

Talvez, se for SSD viro lixo. Eu não armazeno nada em HD com badblock.

@kaak memórias do tipo flash é mais segura que HD, ninguém mais quer usar HD, ele so existe para quem é pobre e não tem condição de comprar o que é melhor. Como vc vai armazenar coisas importantes, compre memória flash.

Meu HD é normal. ssd ja tive problemas ,Kingston e Corsair, não senti muita firmeza não.
As NVM ainda não usei

Daora cara, fico feliz em saber que tudo deu certo. Tive má experiência com Kingston A400. Apesar de ser boa marca, minhas memórias são Kingston, eu não recomendo esse modelo. Tive má experiência com a SanDisk também. Atualmente eu uso SSDs da Crucial, tenho 2 na minha máquina principal, 1 em um notebook e 1 como externo no meu xbox, funcionam lindamente nunca me deram um problema, então recomendo bastante o Crucial BX500. (Lembre de adquirir em lojas de confiança para evitar falsificações).

1 curtida

Se o HD não estiver sendo lido, ou seja vc não ter acesso, é badblock.

Rode: sudo smartctl -a /dev/sdb
Esse comando vai mostrar como está a saúde do disco. Cole aqui a partir de onde começa a linha ID# ATTRIBUTE_NAME FLAG ...

kaak@kaak-desktop:~$ sudo smartctl -a /dev/sdb1
[sudo] senha para kaak:
sudo: smartctl: comando não encontrado