Bom dia. Hoje ao ligar meu computador , meu hd externo criptografado nao montou. Uso esse HD para Finanças. No Gparted ele aparece essa mensagem:
Filesystem volume name: TOK
Last mounted on: /media/kaak/TOK
Filesystem UUID: c6e52920-c3c4-4d90-888a-1e5ce2fb7bd0
Filesystem magic number: 0xEF53
Filesystem revision #: 1 (dynamic)
Filesystem features: has_journal ext_attr resize_inode dir_index filetype needs_recovery extent 64bit flex_bg sparse_super large_file huge_file dir_nlink extra_isize metadata_csum
Filesystem flags: signed_directory_hash
Default mount options: user_xattr acl
Filesystem state: clean with errors
Errors behavior: Continue
Filesystem OS type: Linux
Inode count: 45785088
Block count: 183139072
Reserved block count: 9156953
Overhead clusters: 3154924
Free blocks: 31186180
Free inodes: 45741716
First block: 0
Block size: 4096
Fragment size: 4096
Quando tento usar e2fsck aparece essa mensagem:
e2fsck: Mau número mágico em super-bloco tentando abrir /dev/sdb1
/dev/sdb1:
O super-bloco não pôde ser lido ou não descreve um sistema ext2/ext3/ext4
válido. Se o dispositivo é válido e realmente contém um sistema ext2/ext3/ext4
(e não swap, ufs ou outra coisa), então o super-bloco está corrompido e
pode tentar executar e2fsck com um super-bloco alternativo:
e2fsck -b 8193
ou
e2fsck -b 32768
/dev/sdb1 contém um sistema de ficheiros crypto_LUKS
Daqui para frente não sei como fazer.
Alguem, por favor pode me ajudar?
O e2fsck não conseguiu encontrar um superblock valido, mas os filesystems criam vários backup do superblock em vários setores diferente do armazenamento do filesystem ao qual foi criado durante a criação do mesmo e é justamente o que o e2fsck esta pedindo para vc fazer com e2fsck -b “numero_do_setor” para recuperar o filesystem com um destes superblocks de backup(que ele diz alternativo).
Como fazer isso? e ainda cryptografado, nunca estudei, bom estudo ai.
Eu tentaria os setores que ele diz para vc tentar, mas eu não sei se ele esta dizendo os setores reais ou se é apenas exemplos de como usar sem setores reais.
Se vc arrumar um programinha que encontra esses superblocks alternativos. Ou se vc tiver anotado esses superblocks alternativos quando o filesystem foi criado.
Para te ajudar mais, eu criei um FS em EXT4 em um arquivo de 1GB so para te mostrar a saída do mkfs e os números do setor de superblock que ele crio de backup foi:
O setores são esses selecionados… foi gerado 4 backup, se a partição fosse maior teria gerado mais.
Outra observação é que o Jornaling foi gerado no setor 8192.
Eu tmb não faço ideia, eu disse acima e repito, nunca estudei como recuperar superblock.
Mas se vc tiver anotado os setores quando crio o filesystem você pode definir os alternativos com e2fsck -b “setor”
Existe empresas especializadas em recuperação de dados tmb, como para vc é muito importante já que sua vida financeira depende disso.
Eu acredito que você terá que passar a senha da criptografia para a empresa uma vez que a criptografia deixa a partição toda codificada, impossível de ser lida sem a palavra passe.
Se você conseguir recuperar, cria um novo filesystem e anota os superblocks alternativos, usa tmb o BTRFS no lugar do EXT4 e plug 2 armazenamento na maquina, 1 deles para fazer backup atualizado, e um 3ª para backup a cada, sei lá, de 3 em 3 dias?
Obrigado, mas vou esperar mais um pouco, pra ver se tem mais alguma alternativa. Ja tinha pensado nisso de levar nessas empresas, seria ultima tentativa.
Acontece que o /dev/sdb1 não tem o sistema de arquivos ext2/ext3/ext4, mas sim um sistema de arquivos criptografado do tipo LUKS.
Primeiro vc precisa descriptografar a partição para um dispositivo virtual usando o comando cryptsetup luksOpen e mais alguns argumentos. Sugiro que veja um tutorial específico. Os dados descriptografados serão mapeados então em /dev/mapper/XXXX. Daí sim vc poderá usar o e2fsck para verificar erros no /dev/mapper/XXXX.
É possível que ao tentar acessar os dados, o gerenciador de janelas já tenha feito esse passo de pedir a senha e mapear o dispositivo. Nesse caso vc precisa apenas verificar os erros no dispositivo mapeado.
Perceba que aqui estou assumindo que apenas uma partição foi criptografada (pois existe um ‘sdb1’), que é o caso mais simples e padrão. Há outros casos, onde pode haver uma LVM, ou onde o disco inteiro é criptografado. Acredito que não seja o caso, mas estou citando só deixar a galera esperta!