Hd criptografado nao monta

É um comando gerenciar partições criptografas. Instale o gnome disks para fazer o gerenciamento via interface gráfica. Rode esse comando no terminal.
sudo apt install gnome-disks

root@kaak-desktop:/home/kaak# sudo apt install gnome-disks
Lendo listas de pacotes… Pronto
Construindo árvore de dependências… Pronto
Lendo informação de estado… Pronto
E: Impossível encontrar o pacote gnome-disks

Erro meu.
sudo apt install gnome-disk-utility
Com ele você consegue reparar a partição criptografada.

root@kaak-desktop:/home/kaak# sudo apt install gnome-disk-utility
Lendo listas de pacotes… Pronto
Construindo árvore de dependências… Pronto
Lendo informação de estado… Pronto
gnome-disk-utility já é a versão mais recente (42.0-1ubuntu1).
gnome-disk-utility configurado para instalar manualmente.
0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 18 não atualizados.

Você já tem ele instalado. Procure por disco no menu de aplicativos da sua distro. Dentro dele procure pela partição sdb1. Dentro dela deve está a partição descriptografada. Manda print tipo isso.

Tenta montar a partição TOK clicando no play embaixo dela. Se não conseguir, clicar na engrenagem e tenta reparar ela.

kaak@kaak-desktop:~$ sudo cryptsetup luksOpen /dev/sdb1
Command requires device and mapped name as arguments.

O q é isso? sou iniciante em Linux.

Desculpa não tive tempo de especificar. É um comando para descriptografar o disco Luks. Não sou muito versado na criptografia, e acho que o @aldrinpscastro já tem te ajudado bastante. Porém, se não tiver sucesso pelo Gnome Disks, esse erro que retornou para você está pedindo o nome do dispositivo que, pelo que li no seu post, é TOK. Então, se eu não estiver equivocado, você pode tentar a seguinte linha de comando:

sudo cryptsetup luksOpen /dev/sdb1 TOK

onde em “/dev/sdb1” deve-se estar o caminho do dispositivo, seguido de espaço e o nome dado ao dispositivo, no caso “TOK”

Ao colocar sudo cryptsetup luksOpen /dev/sdb1 TOK ele aparece kaak@kaak-desktop , coloco e2sfck aparece isso:

Dai pra frente não sei como proceder.Novato é complicado!

Apareceu novamente a mensagem do site para esperar 3 minutos…Dificil conversar assim.

Fique tranquilo que é assim que aprendemos, a cada perrengue adquirimos novos conhecimentos hahaha. Bom, será que deu certo a descriptografia? Eu nunca usei o e2sfck, então não faço ideia de como te orientar. Talvez vc consiga encontrar algum tutorial sobre o e2sfck.

Na ciência de dados nós seguimos a regra dos 3 backups: 2 backups locais e 1 backup externo ao prédio. Isso serve para mitigar possíveis perdas de dados valiosos. Se existem dados que você não pode se dar ao luxo de perder neste hd, recomendo que você, quando obtiver acesso aos dados, trabalhe com ao menos dois discos diferentes, para que assim você não comprometa suas operações financeiras caso um dos dispositivos apresente erro.

@kaak conseguiu montar a a partição pelo gnome disks?

Ola, Nao . na imagem é qdo coloco verificar sistema de arquivos
Captura de tela de 2023-11-28 09-15-29

É, vou ter que fazer isso mesmo, espero! agradeço pela ajuda e vou continuar tentando

Parece que o superbloco principal corrompeu.
Rode esse comando
sudo dumpe2fs /dev/mapper/DISPOSITIVO | grep -i superblock
sendo DISPOSITIVO aquele listado no comando ls -l /dev/mapper
Esse comando vai listar os backups dele. Poste a saída aqui.

qual é o dispositivo , é o azul?

O que está escrito luks. Esse Dev é sua partição descriptografada.

Você repetiu o comando. Só deixe o segundo dump2fs pra frente.
Exemplo em imagem

kaak@kaak-desktop:~$ sudo dumpe2fs /dev/mapper/luks-9c631fe2-3060-49a5-964e-9a83c2727f41 | grep -i superblock
dumpe2fs 1.46.5 (30-Dec-2021)
dumpe2fs: Erro de entrada/saída ao ler super-bloco de diário

Esse comando seria usado para listar superblocos que seria utilizado no camando e2fsck para reparar. Teremos que chutar um superbloco para ver se funciona. Esses superblocos são padronizados, então acho que não vai ser tão difícil achar um.