Haverá futuro para as máquinas de 32 bits (i386) depois de 2038?

Aproveitando o gancho da obsolescência programada antes que o tópico morra. Estou com um PC de testes para poder testar módulos DDR4 antes de passá-los para frente. O PC quando se instala uma certa quantidade de memória, faz que o BIOS reconheça um certo valor, mas o sistema outro.

A princípio tentei instalar o Debian 12 com o Gnome. Tanto o Monitor de Sistemas do Gnome como o comando free -h reporta apenas a memória que o sistema reconhece, não quando o BIOS detectou. Não sei o comando equivalente no Linux que reporta a quantidade que a máquina enxerga instalado.

Infelizmente tive que apelar para o Janelas. Neste quesito, o sistema proprietário se sobressai ao detectar a memória detectada e utlizável, mostrando assim: RAM 8,00 GB (utilizável 3,99 GB) por exemplo.

Atualzei para a última versão do Janelas versão 10 22H2 e de repente começaram a surgir propagandas da última versão do sistema (Que para variar exige um processador Intel de 8 geração ou um AMD Ryzen de 2 geração). O PC de testes não é antigo asssim, é um i3 de nona geração, mas já aparece como Discontinued (EOL) no site da Intel.

Como o PC é apenas para fazer testes de hardware e depois passá-lo para frente, nem vou dar ao trabalho para colocar o Janelas 11 nele embora teoricamente ele tem os requisitos para fazer isso. Peço desculpas à comunidade do pinguim, mas preciso aprender mais alguns comandos no Linux para obter as informações que preciso. Estou em fase de transição. Foram anos usando o sistema de Redmond como principal.

De repente o sistema aparece um pop up com o link para o site da MS sugerindo a troca do computador (!!!):

Abaixo trechos do artigo e em parênteses minhas considerações

À medida que o PC envelhece, o estado de funcionamento e o desempenho podem diminuir. Se notar algum dos seguintes sinais, poderá ser altura de considerar mudar para um novo PC.

• O ventilador do PC é executado com frequência ou causa muito ruído (Não basta limpar ou trocar para uma nova?)
  • A bateria não dura tanto quanto costumava (Não basta trocar a bateria?)
  • Encontra frequentemente erros do PC, por exemplo, ecrãs azuis ou pretos (Remover os drivers problemáticos ou mesmo Instalar uma distro Linux não seria uma alternativa?)
  • Demora muito tempo a iniciar ou encerrar o PC (Trocar de um HD mecânico para SSD SATA, já não resolveria a questão?)
  • A execução de tarefas comuns demora mais tempo do que antes para o PC. Por exemplo, pode demorar mais tempo a abrir aplicações ou a executar várias aplicações ao mesmo tempo (Remover bloatwares e passar um programa que remove malwares e programas que abram não resolveria o problema?)
  • O PC tem pouco espaço de armazenamento (Não basta trocar o disco para um maior?)
  • No Gestor de Tarefas, vê consistentemente uma utilização elevada da CPU, Memória ou Disco (Não basta fazer upgrade no componente atualizado?)