Após o lançamento do DXVK 2.0, a Valve atualizou alguns de seus principais games para suportá-lo.
Originalmente, os portes para Half-Life 2, Portal, Portal 2 e Left 4 Dead 2, utilizavam TOGL para converter a renderização de Direct3D para OpenGL. Entretanto, a Valve passou a dar suporte nativo para Vulkan ao motor gráfico Source 2, faltando apenas aplicá-lo em jogos mais antigos. Agora, com o DXVK 2.0, os jogos poderão performar ainda melhor, graças às novas tecnologias implementadas.
Para você utilizar o DXVK 2.0, é necessário que tenha algum driver compatível com Vulkan 1.3. As versões recomendadas são:
Com o recente lançamento do DXVK 2.0, a camada de tradução Direct3D 9/10/11 para Vulkan, ele trouxe DXVK-Native para versões nativas do Linux e, portanto, a Valve atualizou Half-Life 2, Portal, Portal 2, Left 4 Dead 2.
Então o que isso quer dizer? Bem, as portas Linux originais usavam TOGL para converter o sistema de renderização Direct3D original do Windows para OpenGL. Então a Valve começou a atualizar cada um deles para DXVK no ano passado para dar a eles um melhor desempenho no desktop Linux e no Steam Deck. Com o DXVK 2.0, eles estão prontos para aproveitar todas as melhorias extras de desempenho encontradas lá.
Por que a necessidade de tradução entre APIs gráficas? Isso foi antes do Source 2, que acabou ganhando suporte nativo ao Vulkan, então essas portas mais antigas não o tinham disponível. O Portal 2 também observou na atualização que também “corrigiu alguns erros de entrada do controlador”. Agradável.
É ótimo ver a Valve apoiar seus títulos clássicos por tanto tempo.
Esperamos descobrir o que NEON PRIME realmente é da Valve em breve.