[Guia] Maximizando a performance dos seus jogos no Linux

Existem duas formas de maximizar a performance dos seus jogos no Linux, a primeira é colocar o sistema no modo performance, a segunda é certificar-se que a função unredirect fullscreen windows está ativada no seu DE.

Por padrão o controlador de frequência de CPU do kernel roda no modo ondemand, isso reduz o clock do processador afim de economizar energia, a diferença no consumo de energia em desktops é insignificante, sendo mais perceptível em notebooks. Jogos beneficiam-se de velocidades elevadas no clock do processador, tanto que o overclock é uma prática comum para extrair maior performance nos jogos, o problema reside no fato do modo ondemand não aumentar o clock do processador quando um jogo é lançado, causando assim stuttering e queda de FPS.

Existem algumas maneiras diferentes de se alterar o controlador de frequência, que variam de acordo com a distro utilizada, vou listar o procedimento para as distros mais populares.

Frequência de CPU

• Ubuntu e derivados

No Ubuntu basta parar e desabilitar o serviço ondemand.

sudo systemctl stop ondemand.service
sudo systemctl disable ondemand.service
  • Fedora

No Fedora é necessário instalar o pacote kernel-tools e ativar o serviço correspondente.

sudo dnf install kernel-tools

sudo systemctl enable cpupower.service
sudo systemctl start cpupower.service
  • Arch Linux e Debian

No Arch Linux é necessário instalar o pacote cpupower.

sudo pacman -S cpupower

No Debian o pacote é chamado linux-cpupower.

sudo apt install linux-cpupower

Após instalar o pacote é necessário criar manualmente um unit para o Systemd (possivelmente funciona para outras distros que utilizem o Systemd).

Crie um unit para o Systemd chamado cpupower.service.

sudo nano /etc/systemd/system/cpupower.service

Copie o conteúdo abaixo e cole no terminal com as teclas CTRL + SHIFT + V.

[Unit]
Description=Performance CPU Governor

[Service]
Type=oneshot
ExecStart=/usr/bin/cpupower -c all frequency-set -g performance

[Install]
WantedBy=multi-user.target

Para salvar pressione CTRL + X, digite s e pressione a tecla Enter.

Agora é necessário inciar e habilitar o serviço.

sudo systemctl start cpupower.service
sudo systemctl enable cpupower.service

Unredirect fullscreen windows

A função unredirect fullscreen windows basicamente permite que um jogo, ou aplicativo em tela cheia, renderize seus gráficos diretamente na GPU, evitando o compositor do sistema. Jogar com o compositor ativado reduz a performance dos jogos e causa input lag.

Plasma, Gnome e Unity tem esta função ativada por padrão, no Cinnamon é necessário ativá-la manualmente nas configurações do sistema, no XFCE é necessário desabilitar o compositor completamente. O Compton também suporta esta função, desde que a seguinte linha esteja presente no arquivo de configuração.

unredir-if-possible = true;

11 curtidas

Obrigada por sempre estar ajudando os novatos

1 curtida

Compton do i3wm já vem padrão essa opção, bom saber.

mais fácil e recomendável usar o gamemod da feral

4 curtidas
  • A aplicação precisa ser lançada manualmente.
  • Não funciona com todos os jogos, ou requer configuração manual para os jogos não suportados.
  • Não faz nada em relação ao unredirect fullscreen windows.
  • Não está disponível para todas as distros.

pontos 1,2 e 4 não é verdade

Então prove que o que eu disse está incorreto, é muito fácil discordar sem oferecer embaçamento algum. Você deveria criar algo construtivo ao invés de desmerecer o post dos outros, a única coisa que eu vejo você criar no fórum é discórdia.

1 curtida

Eu não tenho certeza se instalar as dependencias, compilar, ativar e configurar o GameMode é realmente mais fácil ¯_(ツ)_/¯

1 curtida

é sim…até mais fácil que ficar habilitando/desabilitando serviços quando for usar ou não… ja testei no ubuntu,fedora,opensuse,solus nem preciso citar archlinux…

Interessante as 2 opções. @fastos2016 poderia criar um tutorial/guia pra gente (se já não tem). Temos 2 opções legais e usa aquela quem quer IMO. É por isso que o software livre é interessante :stuck_out_tongue:

2 curtidas

Atualizei o procedimento para o Arch Linux e Debian, havia me esquecido que era necessário instalar um pacote.

Obrigado pelo Post @anon48453804.
Só não encontrei a parte do Unredirect fullscreen windows que vc citou.
Poderia ajudar dando o caminho em que se encontra?
OBS: Uso LM19.1 Cinnamon.

Desde já agradeço.

Creio que esteja nas configurações do sistema na sessão geral, não lembro como está escrito, não usei muito o Cinnamon.

Não achei com esse nome, mas achei algo lá e marquei, vamos ver se vai.
Segue a imagem abaixo:
captura

1 curtida

É esta opção mesmo, ela deveria vir ativada por padrão como no Gnome e no Plasma, não sei porque os desenvolvedores do Cinnamon insistem em deixá-la desativada.

1 curtida

Show, obrigado pela ajuda, então o pessoal que por acaso tenha a mesma dúvida que eu é só olhar a imagem.
Obrigado, agora vou pro GTV V de leve aqui, vê se já ajuda. rs

1 curtida