Rapaz, que tópico maravilhoso!
Tenho que agradecer imensamente por você ter compartilhado isso. Imagino o trabalho que deu — e o sofrimento da sua máquina com tantas reinicializações
. Essas dicas não são nada fáceis de encontrar, e tê-las assim, mastigadinhas, é uma bênção pra nós.
Voltei a usar o Debian, uma paixão que não acaba. Depois de passear pelo Void Linux e pelo Alpine, eu me sentia um pouco incomodado com o boot do Debian. Mas, aplicando suas dicas, percebo que a situação melhorou bastante.
Eu tinha um certo preconceito com o systemd, mas vejo agora que era pura ignorância da minha parte. Tirando um tempo para estudar, dá pra extrair muito suco dessa fruta.
Outra dica que somei com essa foi de ativar linux-cpupower no debian, essa tambem tenho que dar minha gratidao ao @anon48453804
Gostaria de apenas acrecentar um ponto no Oitavo passo: Habilitando cliente NTP nativo do systemd, caso achem interessante de utilizar os servidore do NPT.br.
systemd-timesyncd
Ficou assim meu timesyncd.conf:
NTP=a.st1.ntp.br b.st1.ntp.br c.st1.ntp.br d.st1.ntp.br
Mais uma vez muito obrigado! Estou usando Debian 13 com Xfce e consegui um ótimo desempenho. Só acredito que não ficou melhor porque preciso do virt-manager e o Docker.
Antes - não foi o pior caso pois foi antes de eu ter visto esse topico. Aqui Já havia removido CUPS, SANE e desabilidato o NetworkManager-wait-online.service.
Startup finished in 6.129s (firmware) + 471ms (loader) + 3.179s (kernel) + 8.968s (userspace) = 18.749s
graphical.target reached after 8.968s in userspace.
Depois - como está agora:
Startup finished in 6.131s (firmware) + 447ms (loader) + 3.111s (kernel) + 5.120s (userspace) = 14.811s
graphical.target reached after 5.045s in userspace.
Abrass! ![]()