$ systemd-analyze --user critical-chain
The time when unit became active or started is printed after the “#” character.
The time the unit took to start is printed after the “+” character.
vc pode mascarar as seguintes units
o plymounth-wait as vezes atrasa a inicalização, principalmente se tiver um ssd.
plymouth-quit-wait.service
e desativar as units NetworkManager-wait-online.service avahi-daemon.service e avahi-daemon.socket - pode ser feito no manual, não vejo necessidade desta unit irqbalance.service - pelo menos aqui, não vejo ganho de tempo com este serviço rsyslog.service e syslog.service vc pode usar o jounalctl
Muito obrigado @swatquest, vou fazer isso tudo amanhã cedo .
Agradeço gradiosamente pela sua atenção e generosidade!
Vou te responder assim que eu fizer as mudanças necessárias.
Instalei o kde do debian em um notebook dell, de 55 segundos foi para 12 segundos no total com um ssd.
só que o Décimo passo: Otimizando o agendador do kernel pela udev
para quem tem nvme
mude o arquivo
/etc/udev/rules.d/60-scheduler.rules
para
# set scheduler for NVMe
ACTION=="add|change", KERNEL=="nvme[0-9]n[0-9]", ATTR{queue/scheduler}="none"
# set scheduler for SSD and eMMC
ACTION=="add|change", KERNEL=="sd[a-z]|mmcblk[0-9]*", ATTR{queue/rotational}=="0", ATTR{queue/scheduler}="mq-deadline"
# set scheduler for rotating disks
ACTION=="add|change", KERNEL=="sd[a-z]", ATTR{queue/rotational}=="1", ATTR{queue/scheduler}="bfq"
Assim não terá erro.
Depois tento trocar na primeira mensagem deste tópico
Só para deixar mensagens importantes no boot, o resto é oculto.
systemd.gpt_auto=no
systemd.gpt auto=no não é uma opção direta de configuração, mas sim uma forma de indicar que o systemd-gpt-auto-generator (um componente do systemd) deve ser desabilitado em um sistema UEFI. O systemd-gpt-auto-generator é responsável por montar automaticamente partições como /, /home, /boot, etc., usando as informações da partição GPT e a especificação de partições descobríveis. Desabilitá-lo impede essa automação, exigindo configurações manuais no fstab ou na linha de comando do kernel para montar as partições.
Se está tudo configurado no /etc/fstab, pode desativar isso com
systemd.gpt_auto=no
fbcon=nodefer
fbcon=nodefer é uma opção de inicialização (kernel parameter) usada em sistemas Arch Linux para impedir que o console do framebuffer (fbcon) seja “adiado” durante o processo de boot. Isso significa que, ao invés de aguardar que o ambiente gráfico principal esteja pronto para exibir informações, a saída do framebuffer é mostrada imediatamente, o que pode ser útil para depurar ou para ter acesso a um console básico durante a inicialização do sistema
Útil para desabilitar o logo da placa durante a inicialização do sistema
Tenho que agradecer imensamente por você ter compartilhado isso. Imagino o trabalho que deu — e o sofrimento da sua máquina com tantas reinicializações . Essas dicas não são nada fáceis de encontrar, e tê-las assim, mastigadinhas, é uma bênção pra nós.
Voltei a usar o Debian, uma paixão que não acaba. Depois de passear pelo Void Linux e pelo Alpine, eu me sentia um pouco incomodado com o boot do Debian. Mas, aplicando suas dicas, percebo que a situação melhorou bastante.
Eu tinha um certo preconceito com o systemd, mas vejo agora que era pura ignorância da minha parte. Tirando um tempo para estudar, dá pra extrair muito suco dessa fruta.
Outra dica que somei com essa foi de ativar linux-cpupower no debian, essa tambem tenho que dar minha gratidao ao @anon48453804
Gostaria de apenas acrecentar um ponto no Oitavo passo: Habilitando cliente NTP nativo do systemd, caso achem interessante de utilizar os servidore do NPT.br.
Mais uma vez muito obrigado! Estou usando Debian 13 com Xfce e consegui um ótimo desempenho. Só acredito que não ficou melhor porque preciso do virt-manager e o Docker.
Antes - não foi o pior caso pois foi antes de eu ter visto esse topico. Aqui Já havia removido CUPS, SANE e desabilidato o NetworkManager-wait-online.service.
Startup finished in 6.129s (firmware) + 471ms (loader) + 3.179s (kernel) + 8.968s (userspace) = 18.749s
graphical.target reached after 8.968s in userspace.
Depois - como está agora:
Startup finished in 6.131s (firmware) + 447ms (loader) + 3.111s (kernel) + 5.120s (userspace) = 14.811s
graphical.target reached after 5.045s in userspace.
Olhando a pasta do /etc/systemd/system observei que ficam muito links quebrados, fiz uma pesquisa e parece ser seguro remover.
”Links quebrados no diretório /etc/systemd/system geralmente são resquícios de pacotes que foram desinstalados incorretamente ou que mudaram a localização de seus arquivos de serviço. A exclusão manual desses links é segura, pois eles não são necessários para o funcionamento do sistema.”
Achei essa solução aqui para deixar a pasta limpinha:
# Listar links quebrados
find /etc/systemd/system -xtype l
# Remover links quebrados
sudo find /etc/systemd/system -xtype l -delete
Inspirado por esse post, me despertou aprofundar no assunto, e hoje gostaria de compartilhar com vocês um repositório que venho montando como material de estudo e referência prática para uso em desktop pessoal com Debian 13, testado a partir de uma instalação limpa.
Antes de tudo, deixo aqui meu agradecimento à comunidade do Diolinux, em especial ao @swatquest , @cfgnunes , @Henrique_Sardinha , @frc_kde , @eddiecsilva e @anon48453804 que me proporcionaram grande parte do conhecimento aplicado veio de discussões, artigos, comentários e trocas de experiência que acontecem aqui no fórum. Esse projeto é, de certa forma, um reflexo desse aprendizado coletivo.
Debian 13 – Script de Pós-Instalação e Otimizações
A ideia do repositório não é entregar uma solução pronta ou “milagrosa”, mas sim reunir configurações bem documentadas, mantendo o máximo possível do padrão do Debian, aplicando apenas ajustes amplamente recomendados nas documentações oficiais e fontes confiáveis.
O que você vai encontrar por lá:
Configurações voltadas para desktop pessoal
Ajustes pensados para desempenho, estabilidade e bom uso de energia
Comentários explicativos para facilitar o entendimento
Estrutura pensada para servir como base de estudo e adaptação
Parabéns mn, dei uma olhada rápida, ficou bem massa msm, esses dias eu dei uma sumida do fórum, é q (spoiler), eu tô trabalhando num criador de projetos fish shell, FIPS (Fish Init Project System), e num gerenciador de pacotes de desenvolvimento fish, FSPM (Fish Shell Package Manager), e preparando o terreno pra um projeto maior chamado Fish with Go, um projeto q permitira integrar as 2 linguagens, o Fish, e o Go, e um unico projeto, otimizando ao maximo e focando no uso de, por enquanto, pequenos servidores, homelabs, etc…
Top demais! Bom que vi que estava colocando algumas coisas redundantes. Tem coisas que precisam fazer no Void Linux e no Alpine, mas que no Debian já vem configurado por padrão.