Algo mais que costumo fazer: criar um usuário extra limitado (usuário comum, não administrador) para rodar alguns programas que não precisam de sudo e dos quais não tenho certeza de que estão “limpos”.
Nesta conta uso programas de Windows via wine/Lutris, jogos da Steam e de outras fontes. Não sei se estou sendo paranoico, mas não é só porque há clientes nativos para Linux significa que seus jogos serão 100% confiáveis. O próprio itch .io recomenda ativar o sandbox do seu cliente para prevenir qualquer problema que um suposto jogo malicioso possa causar em seu computador.
O GUFW é o GUI (interface gráfica) pro UFW, são o mesmo.
Se o Mint 19.x está com as atualizações (principalmente de segurança) em dia, está OK. Não é necessário atualizar pro 20.
Entendi, obgd. As atualizações de segurança aparecem no gerenciador de atualizações? Verifiquei ele e ele diz que meu sistema está atualizado, depois da formatação de ontem ele tinha um monte de coisa pra atualizar dai atualizei tudo o que pedia.
Se você tem flatpaks ou snaps instalados, pode mandar atualizar pelo terminal flatpak update snap refresh
E se quer ter certeza que não passou nada batido no Gerenciador de Atualizações, basta escrever no terminal sudo apt update && sudo apt upgrade -y
Snaps e apt pedem senha, flatpaks não, mas é tranquilo…
Para saber se tem essas coisas instaladas, basta digital no terminal flatpak list e snap list
E pra ter um “retrato” do teu sistema, digita neofetch no terminal (isso caso vc não saiba disso já… rs)