Clamav não escaneia, abrindo páginas com sorteio

O único problema aí, é que seu ClamAV não está atualizando o banco de dados dele.

Eu acredito que o servidor do ClamAV está fora do ar. O negócio é aguardar algumas horas (ou dias).

Digo isto porque em um de seus screenshots, diz: “Can’t download daily.cvd from https://database.clamav.net/daily.cvd

Experimente acessar, clicando neste link: https://database.clamav.net/daily.cvd

Apareceu pra eu salvar o arquivo, se eu salvar ele faço o que com ele?

Boa pergunta haha.

Vou dar uma sugestão (posso estar errado).

Experimente copiar este arquivo baixado “daily.cvd” para dentro do diretório “clamav”, com o seguinte comando:

sudo cp /home/$USER/Downloads/daily.cvd /var/lib/clamav

Feito isto, experimente escanear pelo ClamAV, e se não funcionar, experimente reiniciar a sessão (ou sistema operacional) para garantir que o ClamAV seja reiniciado, e tente escanear novamente.

1 curtida

Se por ventura não funcionar, e você queira apagar o arquivo que copiou para o diretório do ClamAV, execute:

sudo rm /var/lib/clamav/daily.cvd

Deu certo, resultado final foi esse, oq significa?

----------- SCAN SUMMARY -----------
Known viruses: 4346354
Engine version: 0.102.4
Scanned directories: 1432
Scanned files: 27600
Infected files: 0
Total errors: 1
Data scanned: 1880.13 MB
Data read: 1262.56 MB (ratio 1.49:1)
Time: 619.394 sec (10 m 19 s)

Não cheguei a ler o tópico todo, só a primeira parte

Vc já tentou limpar o cache de inicialização do firefox

Abra o firefox, digite no campo de endereço

about:support

Na parte superior no canto direito

Irá ter reinicializar com extensões desativadas e terá abaixo

Limpar o cache de inicialização

Tente limpar e veja se o problema persiste…

Vírus conhecidos no banco de dados: 4346354
Diretórios escaneados: 1432
Arquivos escaneados: 27600
Arquivos infectados: 0
Total de erros: 1 (Desconsidere isto, deve ser erro bobo que todo sistema tem)
Dados escaneados: 1880.13 MB
Dados lidos: 1262.56 MB
Tempo: 10 minutos

Seu sistema está OK.

Não se esqueça de marcar o comentário do gu_1 como “solução”, visto que o assunto principal do tópico é Firefox :point_down:t2:

Marcando como solução, irá ajudar futuros membros que passarem pelo mesmo problema.

Ai graças a Deus, tava morrendo já. Acabei de ver que alguém marcou meu post em um post de uma pessoa que passou por algo similar ao que eu passei sobre as páginas, porem o navegador da pessoa é o chrome, que coisa estranha. Espero que tenha sido problema daquela extensão mesmo, levei um grande susto com aquele sorteio. Você chegou a testar a extensão? O que não entendo é que tenho ela desde ontem, já q foi feito formatação né, e só hoje isso aconteceu. Estou muito confusa, espero que não volte mais a acontecer.

O post da outra pessoa: Malware no Linux? - #17 by Rodrigo_Chile

3 curtidas

Eu não testei, acabei deixando seu pedido passar em branco aquela hora, só vi agora.

Eu vou preferir não testar :joy:, uso apenas Chrome e algumas extensões que já costumo usar durante anos, e faço muitas movimentações bancárias, então sou bem precavido com qualquer coisa.

Mas quanto ao seu caso, pode ficar despreocupada, seu sistema está seguro.

Ah não se você lida com banco então nem teste nada mesmo, não quero causar problemas pra ninguém. Será algum tipo de ataque? Mas não faz sentido, to muito confusa.

Estive off por um tempo, que bom que resolveu :+1:t2:

Agradeço muito por sua atenção e ajuda também! Você viu que aconteceu um caso semelhante aqui no fórum? Muito estranho isso tudo.

1 curtida

Dá uma olhada também nesse tópico que eu fiz um tempo atrás:

2 curtidas

Quero agradecer por toda a ajuda de vocês @ewertonurias e @anon69309558 que foram os mais envolvidos desde o inicio, e claro as outras pessoas tmb foram de grande ajuda, estou muito feliz de ter achado uma comunidade tão legal e prestativa, vai fazer 2 semanas que uso linux então todo o dia é sempre um aprendizado novo, e fico feliz de poder ter um lugar pra recorrer. Muito obrigada por tudo!

ps: desculpem as minhas perguntas bestas, com o linux sou um bebê aprendendo a andar kkkk :blush:

3 curtidas

Ninguém aqui chegou já sabendo, todo mundo teve de aprender. E é muito legal ver novos usuários e usuárias usando Linux, aprendendo e aproveitando melhor seus equipamentos. Minha esposa estava sem laptop, torrei 150 contos, comprei um netbook usado de 2010, meti um Mint 19.3 de 32 bits e agora ela usa Whatsapp Web, escreve os textos dela, faz reunião online. Outro dia fiz um webapp do Netflix, dá pra assistir de boas… o que seria um equipamento inútil tornou-se algo valioso!

2 curtidas

Isso é maravilhoso, que bom que ela está conseguindo usar aproveitar bem! Meu note é um acer aspire 4720Z, pesquisa aí pra você ver o quão antigo ele é hahah, ele estava com o win7 professional mas bah o mint deu um novo ar pra ele, estou bem satisfeita com esse sistema, estou me adaptando muito fácil,fico maravilhada com cada nova descoberta sobre ele. Estou usando o mint 19.3 xfce, até gostaria de tentar a interface cinnamon mas acho que ele não aguenta, mas pelo que vi não tem grande diferença. Mint é meu novo amorzinho kkkk

4 curtidas

Vi aqui, ele atura no máximo 2 Gb de RAM. Cinnamon nem pensar, idem Gnome. Aí sobram mesmo o XFCE (que dá pra deixar bem bonitinho, e o do Mint é até que bem cuidado, bastou trocar as fontes que melhorou 100%) ou o MATE, que no caso do 19.3 ainda está baseado no Ubuntu 18.04 e não tem bugs na interface quando em português. Eu gosto muito do MATE e é bem leve. Mas se vc se acostumou com ele, fica assim por enquanto. Como ele é 64 bits, vc vai ter outras opções de distros pra brincar depois. Eu comecei com Mint Cinnamon, dps fui pro Ubuntu MATE e daí Gnome. Foi quando descobri o Manjaro, que não tem essa de versão, é o que se chama rolling release (de atualização contínua). Sugiro que dps vc dê uma chance a ele quando estiver mais inteirada de como as coisas funcionam no Linux. Usa um sistema diferente de empacotamento (pacman ao invés do apt) por ser baseado no Arch Linux. Mas é tranquilo de usar, bonito e funcional. Eu mudei e me apaixonei, mesmo brincando de testar distros loucamente em máquina virtual. Mas chega disso, o povo vai puxar minha orelha pq esse não é o assunto do tópico… hehehehehe

2 curtidas

Bem que imaginei que não daria mesmo, mas o xfce tá me atendendo super bem. Consegui deixar ele lindão! Mudei icons, tema geral e de wm, mudei mouse, mudei até o bash kkkkkk (eu sou a louca da personalização, linux realizou meu sonho de viver mudando tudo a qualquer hora kkkk). Uma coisa que achei incrível é que ele conseguiu reconhecer bem os drivers, sem eu precisar procurar nada na internet, fiquei chocada! Ele não conseguiu conectar no wifi de primeira (imagina meu desespero achando q nunca mais ia poder usar o note) mas ele mesmo já explicava pedindo pra eu conectar o pendrive e ai sim ele reconheceu tudo, fiquei bem surpresa e claro aliviada de saber que consegui fazer certo a formatação, já que foi a primeira vez que fiz isso na vida. Já formatei ele muitas vezes depois, pq no susto de eu ter feito algo errado eu penso logo em formatar kkkkk, esse problema das páginas mesmo é um exemplo, tinha acontecido anteontem tmb e eu fiquei com medo de ser vírus e formatei kkkkkkkkk hoje aconteceu de novo por isso fiz o post pois já estava quase surtando de tão nervosa que fiquei haha. Espero do fundo do coração que não volte a acontecer, que tenha sido culpa de extensão mesmo.

2 curtidas

Aqui abriu a mesma página em algum momento que eu não lembro, só fechei e segui…

2 curtidas