Clamav não escaneia, abrindo páginas com sorteio

Do nada começou a abrir pagina dizendo que ganhei premio e etc quando eu clicava pra abrir sites em nova aba, tipo pesquisava algo no google e mandava abrir a materia de tal site em nova aba, e aparecia isso:

Vi gente dizendo que era virus e então me aconselharam usar o Clamav, mas quando eu rodo o comando ele diz isso:

Por quê o clamav não funciona? Instalei até a interface grafica pela loja e também diz que nao escaneou nada, não entendo pq isso tudo está acontecendo. Unica coisa que baixei de diferente foi o wps via snap.

Por favor alguém me ajuda, isso das páginas está acontecendo por causa de virus?? Não estou entendendo nada, socorro!

edit: Vi num site dizendo que pode ser alguma extensão, removi todas e só deixei o ublock e o tradutor do google, aparentemente nao acontece mais isso mas mesmo assim quero saber sobre o clamav.

1 Curtida

Você tem que atualizar a base do clamav

Na verdade ele está funcionando

Não, isso é redirecionamento de páginas, só um bom bloqueador de anúncios resolve, não é da “jurisdição” de um antivírus

Mas antes isso não acontecia, eu uso o ublock. Foi do nada que começou, poderia ser alguma extensão? Isso acontecia com qualquer site que eu fosse abrir em nova aba, acontecia até com esse forum, por isso estou confusa.

Atualize a base do clamav, do jeito que está ele escaneia, mas não tem base de dados.

Como faço isso? Estou um pouco nervosa sobre isso, não entendo pq isso das páginas começou a acontecer do nada. Tenho medo de estar com virus

No terminal: # freshclam

rodei o comando e deu isso:
ERROR: Can’t open /var/log/clamav/freshclam.log in append mode (check permissions!).
ERROR: Problem with internal logger (UpdateLogFile = /var/log/clamav/freshclam.log).
ERROR: initialize: libfreshclam init failed.
ERROR: Initialization error!

Tem que ser como root

E aproveite para escanear todo o /, não apenas o /home

esta dando isso:
[sudo] senha para steph:
Sun Sep 20 19:37:51 2020 -> ClamAV update process started at Sun Sep 20 19:37:51 2020
Sun Sep 20 19:37:51 2020 -> daily database available for download (remote version: 25933)
Sun Sep 20 19:38:21 2020 -> ^Download failed (28) Sun Sep 20 19:38:21 2020 -> ^ Message: Timeout was reached
Sun Sep 20 19:38:21 2020 -> ^getcvd: Can’t download daily.cvd from https://database.clamav.net/daily.cvd
Sun Sep 20 19:38:21 2020 -> Trying again in 5 secs…
Sun Sep 20 19:38:26 2020 -> daily database available for download (remote version: 25933)
Sun Sep 20 19:38:56 2020 -> ^Download failed (28) Sun Sep 20 19:38:56 2020 -> ^ Message: Timeout was reached
Sun Sep 20 19:38:56 2020 -> ^getcvd: Can’t download daily.cvd from https://database.cla

Estranho, está dando problema de conexão.

Com isso eu não posso ajudar…

Tudo bem, mas você sabe sobre o pq do negocio de sorteio acontecer?

Pode ser extensão, DNS, etc.

Para instalar o clamav e atualizar:
apt install clamav clamav-daemon
freshclam

Qual a saída do comando ufw status?

(como root)

No firefox:
Vá no menu --> Help --> Restart with add-ons disabled e teste se ainda redireciona p/ páginas estranhas.

Posso desinstalar o clamav e instalar como vc disse? Como faço pra desinstalar ele? Instalei por esse tutorial, mas pulei a parte de construir sei la oq, pq nao sei oq é isso e nem como fazer. How To Find Viruses Via The Command-line On Linux

Sim, apt purge clamav* && apt autoremove

Diz que nao encontra clamav*, fiz com e sem sudo e dá a mesma coisa. Não sei se isso muda algo mas uso o zsh e não o bash

Se não encontra é porque não está instalado…

Vixi, nesse caso não sei.

Mas como não está instalado se aparece todos aqueles resultados q falei antes? Estou muito confusa