ATENÇÃO
A CARTA NÃO REPRESENTA O PROJETO GNOME, MAS SIM DESENVOLVEDORES INDEPENDENTES.
Basicamente uma tentativa de “concientizar” distros que modificam o tema padrão do GNOME, criando novos problemas para os desenvolvedores.
“Se você gosta de mexer em seu próprio sistema, tudo bem para nós. No entanto, se você alterar coisas como tema e ícones, deve estar ciente de que está em território não suportado. Quaisquer problemas que você encontrar devem ser relatados ao desenvolvedor do tema, não ao desenvolvedor do aplicativo.”
“Se você é de uma distribuição que muda a temas e estilo e os ícones do sistema, reconsidere esta decisão. Alterar aplicativos de terceiros sem qualquer controle de qualidade é imprudente e seria inaceitável em qualquer outra plataforma. Suas ações estão prejudicando muito os desenvolvedores de aplicativos e prejudicam todo o ecossistema além de sua distribuição.”
Matéria do ombubuntu:
Carta aberta dos devs:
Minha opinião:
Apesar de entender o lado dos desenvolvedores, isso não passa de uma tentativa de conscientizar distribuições que modificam porcamente o GNOME, gerando problemas e “queimando o filme” do GNOME como projeto.
Sou da opinião que se uma distro quer modificar, que pelo menos tenha uma equipe de designer, pra não fazer “caca”…ou então modifique e não chame de GNOME…Mas estamos falando de software libre! só depende da consciência de cada um mesmo…rsrs