Cheguei a um ponto que não sei mais o que fazer. Esse computador veio com Windows 10 instalado com sua própria licença mas eu também tenho uma licença do Windows 7 Professional que a Microsoft permite usar para ativar o Windows 10. O problema é ter um instalador funcionando
Esse computador está em modo UEFI apenas e pretendo manter dessa forma. O último técnico que instalou o Windows nesse computador depois que o SSD foi instalado, parecia não saber gravar o instalador do Windows em UEFI e, por isso, estava em Legacy. Acontece que eu tenho o opensuse Tumbleweed já instalado com o bootloader GRUB normalmente.
Eu sei que, por se tratar de UEFI, eu não vou perder o bootloader do Tumbleweed quando eu instalar o Windows porque basta selecionar uma partição e ambos bootloaders vão existir, apenas precisando selecionar a partição no UEFI para determinar se vou usar o Windows ou o Tumbleweed naquele momento. Eu já fiz isso anteriormente e esse ponto não está em questão aqui.
O que está em questão, é que o instalador do Windows 20H2 contém um ou mais arquivos que passa dos limites de tamanho definidos pelo sistema de arquivos FAT32 usado em dispositivos inicializáveis em UEFI, inutilizando as principais ferramentas disponíveis para a gravação de uma ISO do instalador em um pendrive, como o Rufus.
Outras ferramentas compatíveis com UEFI, como YUMI e Ventoy, apresentam problemas próprios da ferramenta ao invés do sistema de arquivos. Por exemplo, o YUMI não extrai a imagem do instalador e o Ventoy falha na inicialização com erro 0xc000014c por não encontrar o arquivo ou diretório \EFI\Microsoft\Boot\BCD, algo estranho demais por se tratar de uma imagem oficial ainda lacrada, sem ter sido extraída nem nada. Eu reportei esse erro para a equipe do Ventoy mas eles deram soluções bizarras demais e que não funcionaram, como tentar iniciar pela porta USB 2.0 do laptop, sendo que ele nem tem uma e usando um cabo adaptador para esse formato também não deu diferença.
Então o problema é o seguinte. Eu preciso gravar o instalador oficial do Windows 20H2 em um pendrive, pronto parte ser usado em UEFI para que eu possa continuar o processo de instalação em Dual Boot
E por favor não façam sugestões preguiçosas do tipo “Instala em Legacy logo e resolva o problema” porque esse não é o ponto. Eu quero fazer em UEFI
Vou te ajudar rlx!
Pegue um pendrive, abra o gparted vá na opção criar tabela de partição e selecione gpt. Depois crie uma partição para o pendrive em fat32 com tamanho de 1Gb (1024MB), em nome da partição deixe UEFI_Boot. Agr crie uma segunda partição com o espaço que sobrou no formato NTFS e coloque no nome Win10. Aplique no gparted para criar as partições.
Agr pegue a ISO do Windows 10 que vc baixou e monte ela no seu gerenciador de arquivos.
Copie todas as pastas menos a “sources” para o pendrive. Dps no pendrive crie uma pasta com o nome sources. Agr volte na ISO montada e dentro da pasta sources localize o arquivo boot.wim e copie somente ele para a pasta sources que vc criou no pendrive. Agr copie toda a pasta sources para a partição em NTFS. Após concluir a cópia clique para remover o pendrive e aguarde o sistema avisar que pode remover com segurança. E pronto! Seu pendrive para instalar o Windows em UEFI está pronto.
1 curtida
Fiz o que disse mas ele não apareceu como inicializável em UEFI
Acho que esqueci de informar algumas coisas.
Correção: Copie todas as pastas menos a sources para a partição Fat32 do pendrive. Dps copie o arquivo boot.wim (que está dentro da pasta sources da ISO) para a pasta sources (crie ela na partição fat32) no pendrive. Agr pegue toda a pasta sources da ISO e copie para a partição NTFS do pendrive.
Foi isso mesmo que eu fiz.
Estranho então. Sempre formato os computadores com Windows 10 usando esse método para criar o pendrive. Por via das duvidas verifique se seu pendrive está realmente em GPT pela ferramenta Discos e me manda um print do conte udo das duas partições do pendrive.
Verificado. Está em GPT, segundo o Gparted
E aqui está a organização dos items nas partições
Discos também diz que é GPT
As duas partições são primarias?
Uma coisa q achei estranha no seu print foi q aki so mostra a partição Win10
As duas são primárias. A outra partição foi ocultada por ter a flag boot mas ela foi montada pelo Disks normalmente.
Fdisk confirmando:
Entendi. Rapaz pois veja aí na sua bios porq o procedimento foi feito corretamente. Já formatei vários computadores assim.
A bios está configurada para aceitar dispositivos UEFI apenas, então dispositivos Legacy não são exibidos na lista. Prova disso é como o YUMI e Ventoy são reconhecidos em seus modos UEFI. Secure Boot desativado para a inicialização, naturalmente.
uma outra opção q posso te dar é crie uma maquina virtual do Windows 7 e use o rufus para criar o pendrive por ele.
Isso não é necessário pois tenho outro pendrive com o HBCD PE gravado nele e foi por onde tentei gravar o instalador usando o Rufus, dando aquele resultado que citei no início do tópico. Rufus não grava esse instalador em FAT32 por causa do arquivo que passa do limite de tamanho para esse sistema de arquivos e a gravação em NTFS também não acontece, com o Rufus retornando a standby logo após o botão de iniciar é pressionado.
Rufus grava sim. Antes de usar o rufus já deixe o pendrive em NTFS. To falando isso porq já criei pendrive da versão 20H2 pra formatar um Note aki em casa. Fiz atraves de uma VM do Windows 7 e usando o Rufus.
Eu realmente to desconfiando q o problema seja configuração na tua BIOS.
Acabei de tentar gravar pelo Rufus. Ele ignorou a tabela de partições existente e criou uma nova, GPT, mas não criou uma partição NTFS, encerrando por aí. Como eu havia dito anteriormente, uma falha na ferramenta
Não é a BIOS porque eu não alterei as configurações desde a última vez que instalei o Windows. Acontece que aquele pendrive com instalador não tinha a versão 20H2 e mesmo que tivesse, não consigo encontrar. Por isso a necessidade de gravar um novo
Duvido q seja falha na ferramenta. VC pode tentar como ultima alternativa criar a ISO do Windows 10 pela propria ferramenta da microsoft.
Entre nesse site: https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10ISO pela vm com Windows e crie. Agr se der erro me desculpe mas algo de errado na sua bios tem.
Rapaz, aqui não tem Bicho Ignorante Operando o Sistema não, heh XD
Como eu pude testar com duas outras ferramentas que tem o modo UEFI funcionando nesse computador, o YUMI, Ventoy e o próprio Tumbleweed que também está em modo UEFI, então só posso concluir que o problema está na forma que esse instalador é gravado.
É isso q to falando. vc acha q todas essas ferramentas estão com problemas? Tente resetar as configs da sua bios pra ver se detecta.
To realmente falando q o problema não está nas ferramentas. Ou vc está errando na hora de criar ou sua bios q está com alguma configuração q está atrapalhando a detecção. Faça o teste pela ferramenta da Microsoft então pra comprovar se é sua bios ou n.
Pode ser tmb o pendrive. Vale um teste usando outro pendrive. Enfim isso é o máximo q posso fazer pra ajudar.
O problema apresentado por essas ferramentas, me permita lembrá-lo, foi sempre diferente:
- YUMI falhou em extrair a ISO mas o bootloader em EFI funciona;
- Rufus falhou em gravar a ISO após criar a tabela de partições;
- Ventoy é inicializado em UEFI mas o instalador em si dá erro ao tentar carregar o arquivo necessário para iniciar o instalador;
- Seu método de gravar o instalador não foi reconhecido pela BIOS, um passo que YUMI e Ventoy foram sucedidos, então o problema foi sua solução não funcionar.
No entanto, o Rufus fez algo diferente. Ele criou não uma mas duas partições. Uma formatada em FAT32 de 524KB contendo o bootloader apontado para a partição em NTFS. Então resolvi continuar de onde parou manualmente. Após extrair o instalador por completo para a partição NTFS, o dispositivo foi reconhecido pela BIOS mas o bootloader apresentou um erro código 3 Unsupported. Significa que o arquivo foi reconhecido mas não é suportado, por algum motivo. Talvez seja porque o Rufus incluído nesse BootCD não seja compatível com essa versão do instalador? Talvez. Mas mostra como também não funciona como deveria. Eu vou ver se o gravador do Windows funciona mas como esse não tem opção de usar uma imagem já baixada, vai levar algumas horas para gravar. Isso se não der algum erro no caminho. Retorno assim que tiver alguma resposta