Atire a primeira pedra quem nunca precisou formatar um pendrive, um SSD, ou equivalente, no nosso querido isfenicídio? E tem uma ferramenta simples que faz miséria pela interface gráfica. Nada complicado ou que requisite conhecimentos aprofundados.
O gparted é exatamente assim:
Fonte: gparted
Um editor de partições gratuito, para gerenciar graficamente suas partições de disco, permitindo a você aumentar ou diminuir suas unidades de disco, liberar espaço para novos SO’s e criar partições para compartilhar dados entre sistemas distintos.
O GParted pode ser usado em arquiteturas x86 e x86-64 no Linux, Windows ou Mac OS X, ou inicializando a partir de uma mídia com o GParted Live.
Com ele você pode manipular uma infinidade de sistemas de arquivos, como Manipule sistemas de arquivos como: btrfs, ex-FAT, ext2, ext3, ext4, FAT16, FAT 32, hfs, hfs, swap, lvm2, nilfs2, NTFS, reiserfs, reiser4, UDF, ufs, xfs… além de gerenciar partições RAID, além de criptografar partições para maior segurança.
Então, que tal instalar e começar a usar o gparted. Nunca se sabe quando se vai precisar e um pendrive formatado na última hora, para uma necessidade urgente, salva o dia de muitas pessoas.
Fonte: links no texto