Gparted só abre pelo terminal e com "sudo"

Questão no Linux Mint 22 quanto a Gparted: o sistema instala o programa, mas não o está abrindo normalmente.

Ao clicar no ícone do Gparted pelo menu ou executar “gparted” no Terminal, há a solcitação da senha do admin/sudoer, mas o programa não abre.

Só abre sob o comando “sudo gparted”, com o fornecimento da mesma senha. Aí o programa carrega normalmente, aparecendo no terminal, a seguir o comando:

GParted 1.5.0
configuration --enable-libparted-dmraid --enable-online-resize
libparted 3.6

Pesquisa pelo Google revelou eventual ocorrência do problema em edições anteriores do Mint e em edições do Ubuntu.

sempre usei só com sudo

Não tenho o hábito de usar sudo.

Como mencionado, deve ser algum questão “específica” do Mint e alguma edição do Ubuntu. Nunca tive esse problema.

Tenta pkexec gparted e vê se aparece uma tela pedindo senha

1 curtida

Usei o Linux Mint por todo 2022 e 2023 e uma das coisas que mais me incomodava é que ele pedia senha toda vez que ia montar outro HD. Talvez tenha a ver com isso.

1 curtida

O Mint monta os outros discos e partições sem solicitar senha. Eu me lembro de o Mint fazer essas solicitações na edição 19.x.

O Gparted abria normalmente nesta mesma máquina e no Mint de edições 21.x e também na 22 antes da reinstalação.

É um programa que, no Mint, sempre exigiu senha do admin/sudoer para ser aberto. Mas, agora, eu clico no ícone ou tento ao acionamento via “gparted” no Terminal, abre-se o campo para inserção da senha, mas em seguinda nada acontece, o programa não entra.

Só entra agora mediante “sudo gparted”.

Faz o que nosso amigo @Natanael.755 disse e ve se funciona.