Questão no Linux Mint 22 quanto a Gparted: o sistema instala o programa, mas não o está abrindo normalmente.
Ao clicar no ícone do Gparted pelo menu ou executar “gparted” no Terminal, há a solcitação da senha do admin/sudoer, mas o programa não abre.
Só abre sob o comando “sudo gparted”, com o fornecimento da mesma senha. Aí o programa carrega normalmente, aparecendo no terminal, a seguir o comando:
Usei o Linux Mint por todo 2022 e 2023 e uma das coisas que mais me incomodava é que ele pedia senha toda vez que ia montar outro HD. Talvez tenha a ver com isso.
O Mint monta os outros discos e partições sem solicitar senha. Eu me lembro de o Mint fazer essas solicitações na edição 19.x.
O Gparted abria normalmente nesta mesma máquina e no Mint de edições 21.x e também na 22 antes da reinstalação.
É um programa que, no Mint, sempre exigiu senha do admin/sudoer para ser aberto. Mas, agora, eu clico no ícone ou tento ao acionamento via “gparted” no Terminal, abre-se o campo para inserção da senha, mas em seguinda nada acontece, o programa não entra.